Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

 

LEONARDO BOFF

 Nasceu no dia l4/12/1938, em Concórdia Santa Catarina, neto de imigrantes italianos, vindos para o Rio Grande do Sul no final do século XIX. Fez seus estudos primário e secundário em Santa Catarina (Concórdia), no Paraná (Rio Negro) e S.Paulo (Agudos). Cursou filosofia em Curitiba e teologia em Petrópolis, RJ. Entrou na Ordem Franciscana, em l959.

  Doutorou-se em teologia e filosofia pela Universidade de Munique, na Alemanha em l970.
Durante 22 anos foi professor de teologia sistemática e ecumênica em Petrópolis, junto aos Franciscanos. Foi um dos criadores da Teologia da Libertação. Professor de teologia e espiritualidade em vários centros de estudo no Brasil e no exterior. Professor visitante nas universidades de Lisboa (Portugal), Salamanca (Espanha), Harvard (EUA), Basel (Suiça) e Heidelberg (Alemanha).
 

 É doutor honoris causa em política pela Universidade de Turin e em teologia pela Universidade de Lund (Suiça). Ganhou vários outros prêmios no Brasil e no exterior sempre vinculados aos direitos humanos e à causa dos oprimidos.

 De l970-l985, chefiou o editorial da Editora Vozes. Coordena a publicação de Teologia e Libertação e a edição das obras completas de C.G.Jung. Foi redator da Revista Eclesiástica Brasileira de l970-1984, da Revista de Cultura Vozes de l984-1992, da Revista Internacional Concilium, edição brasileira de l070-1995 e de Fé e Política desde l986.

Em l984 em razão de suas teses, ligadas à Teologia da Libertação, apresentadas no livro Igreja: carisma e poder foi submetido a um processo pela ex-Inquisição em Roma. Em 1985 foi condenado a um ano de "silêncio obsequioso" e deposto de todas as suas funções. Dada a pressão mundial sobre o Vaticano, retornou a elas em l986. Em l992 sendo de novo pressionado com novo "silêncio obsequioso" pelas autoridades de Roma, renunciou suas atividades de padre. Continuou como teólogo da libertação, escritor e assessor das comunidades eclesiais de base e de movimentos sociais. Atualmente, a partir de l993, é professor de Ética, Filosofia da Religião e Ecologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

 É autor de mais de 60 livros nas áreas de teologia, espiritualidade, filosofia, antropologia e mística. Muitos traduzidos nos idiomas modernos.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar