Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

Militantes Brasileiros dos Direitos Humanos
Arimatéia Dantas

Dia do Orgasmo gera polêmica em Esperantina (PI)
"Fome Zero, orgasmo dez"

ALESSANDRA KORMANN
da Agência Folha, em Esperantina (PI)

"Fome Zero, orgasmo dez", diz o advogado e ex-vereador Arimatéia Dantas (PT), 41, criador do Dia do Orgasmo, celebrado hoje em Esperantina (PI), aproveitando o gancho de que o principal programa social do governo federal começou no Piauí.

Os piauienses estão divididos: alguns defendem a idéia, outros acham que isso não traz uma imagem positiva para o Estado.

O governador Wellington Dias (PT) fica em cima do muro, mas diz: "Temos que ter orgasmo todos os dias para suportar as adversidades da vida".
Já o prefeito de Esperantina, José Ivaldo Franco (PSDB), é contra. "Isso não é prioridade. Existem mil coisas mais sérias a fazer para melhorar a vida da população", diz.

O ex-vereador discorda: "O orgasmo liberta e leva as pessoas para um lado mais solidário, o que pode entrar em conflito com o sistema", afirma.

Para ele, o orgasmo tem um papel revolucionário. "Orgasmo: Endurecer sem Perder a Ternura", são os dizeres de uma das faixas que Dantas colocou na cidade, parafraseando Che Guevara.

Há dois anos, o prefeito vetou o projeto, aprovado por unanimidade na Câmara, que procurava instituir oficialmente a data no calendário da cidade. Com a repercussão do caso, os vereadores ficaram constrangidos e não derrubaram o veto do prefeito.

No entanto, desde então o Dia do Orgasmo começou a ser comemorado informalmente na cidade no dia 9 de maio. A idéia surgiu durante experiências práticas de Dantas, que percebeu que suas namoradas demoravam muito para atingir o orgasmo e ele não conseguia esperar por elas.

O evento está ganhando fôlego e repercussão internacional. Dantas já deu entrevistas para a imprensa de outros países, como Portugal, Cuba, Rússia e Reino Unido.

A urna eletrônica do orgasmo, um e-mail (orgasmomulher@ig.com.br) criado no ano passado para coletar opiniões, desabafos e sugestões, recebeu mensagens do mundo todo. "Há casos de mulheres casadas há mais de 15 anos que nunca tiveram um orgasmo", diz o ex-vereador.

Visualizando o potencial turístico do evento, uma agência de turismo do Piauí cedeu gratuitamente um ônibus para levar pessoas de Teresina para a pequena cidade de Esperantina, que tem 34 mil habitantes.

"Minha intenção é organizar um pacote para lá no ano que vem", diz Luiz Rodrigues Queiroz, da Embarque Turismo.

A Agência Folha acompanhou o percurso de cerca de 180 km da chamada "caravana do orgasmo". Sete pessoas _a maioria de movimentos feministas, fizeram a viagem, além da reportagem.

"Mais pessoas iriam vir, mas desistiram na última hora porque não conseguiram se programar. Acho que o orgasmo não é prioridade na vida delas", diz a jornalista e atriz Glória Sandes, 55, que participa do Fórum de Mulheres Piauienses.

Para a psicanalista Dulce Silva, 56, pesquisadora do Núcleo de Estudos das Relações de Gênero da UFPI, o assunto ainda provoca muita resistência e é encarado com deboche.

"Mas mesmo quem debocha está trazendo o assunto para discussão, o que é positivo", diz ela, uma das palestrantes da noite.

"O povo meio que horroriza quando se fala a respeito, mas todo mundo gosta", diz o músico Ostiga Júnior, 27, que levou a namorada, a veterinária Aline Macedo, 23, para acompanhá-lo. "Claro, no Dia do Orgasmo eu tenho que estar com a minha mulher."

Folha de São Paulo, 09/05/2003

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar