Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique
Foto: Alessandro Amaral

Gostosas Caravanas semeando Direitos e Desejos Humanos no RN
Roberto Monte*
Aluízio Matias **

A cidade de São Miguel do Gostoso localiza-se a 110 quilômetros de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, onde você chega lá em menos de uma hora e meia de carro.

No ano dos 60 anos de Declaração Universal da ONU, é lá que acontece uma experiência de entregar uma Declaração para cada um de seus 8.810 habitantes, chamando Gostoso de Cidade Universal dos Direitos Humanos.

Como é que aconteceu essa fórmula? Há cerca de um ano, o Padre Fabio Santos torna-se o pároco local e começa todo um trabalho de conscientização com os habitantes locais, jovens, terceira idade, lideranças políticas, sindicais e comunitárias.

Surge uma parceria/cumplicidade entre Gostoso e o Movimento Estadual de Direitos Humanos, que a partir de uma palavra de ordem “Direitos Humanos para todos os Potiguares”, chega na cidade de forma festiva, através de uma Caravana de Direitos Humanos, que aconteceu nos dias 17 e 18 de junho.

Logo no início da manhã, na entrada da cidade, que tem um pórtico na forma de uma jangada, fizemos um amplo cortejo, onde, da juventude a terceira idade, caminhamos pelas ruas de São Miguel do Gostoso com uma faixa chamando Gostoso, Cidade Universal dos Direitos Humanos.

Parece ser ousadia demais,mas no conceito do Glocal, nunca a questão local foi tão enfatizada nessa questão.

Dali fomos até o Centro de Múltiplo Uso, onde a nossa exposição sobre a Declaração Universal lá estava, 30 banners com fotografias, com a presença de lideranças locais, movimentos populares e sindicais, partidos políticos, prefeitura e secretarias municipais, além de presença de convidados como Geraldo Wanderley(Ouvidor de Polícia), Aluízio Matias(Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos), Delegada Rossana Roberta, além de presença de Ana Amélia, do Canal Futura.

Fizemos a entrega de 02 Kit-Bibliotecas, para a Biblioteca Municipal e outra ao Espaço Tear. Que danado é esse kit? A relação de cerca de 60 livros sobre Direitos Humanos e CD-ROMs produzidos pela Rede Estadual de Direitos Humanos e DHnet, com a Declaração Universal, Constituição Brasileira, além dos programas nacional e estadual de Direitos humanos.

Na parte da tarde, tivemos uma reunião muito boa com lideranças locais, onde discutimos que no mês de agosto o Centro de Direitos Humanos e Memória Popular fará um Curso de Agentes da Cidadania, cujo desdobramento será o feitio de uma Carta-Compromisso dos candidatos a prefeito e a vereador(a) , comprometendo-se a criar um Conselho Municipal de Direitos Humanos em São Miguel do Gostoso.

Outras questões surgiram, como um possível documentário do Canal Futura, para tornar essa coisa local em nacional, Caravanas de Direitos Humanos nos distritos de Gostoso, levando de mão em mão uma Declaração da ONU. Teve também o compromisso da visita da Ouvidoria de Defesa Social Intinerante e também a participação da Coordenadoria de Defesa da Mulher em futuras atividades na cidade.

Outra coisa bem legal, o Espaço Tear e lideranças locais vão fazer diversas oficinas com estudantes locais, com poesia, pintura e textos com a temática da Declaração e uma idéia super-legal, que é transformar 30 muros da cidade em painéis com os artigos da Declaração.

Uma possibilidade muito interessante vai ser um intercâmbio com o Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos de Pernambuco, que através de companheira Graça Graúna, virá em Gostoso participar de uma Vigília Poética, interagindo com poetas locais e da nossa capital, fazendo um grande recital de poesia que a beira-mar, vai varar a noite e vamos abraçar o dia.

Após a discussão da tarde, na parte da noite tivemos uma Via Sacra dos Direitos Humanos, onde com velas na mão, percorremos as ruas de São Miguel do Gostoso em procissão, com paradas na Igreja católica, câmara municipal, prefeitura, sindicato dos trabalhadores rurais, onde lideranças locais leram os 30 artigos de Declaração.

E nesse embalo, após percorrermos as ruas de Gostoso, chegamos ao Ginásio Municipal, onde tivemos um show que ia de Pastoril a Boi-de-Reis.

Fiquem ligados, pois muitas atividades acorrerão em Gostoso e com um detalhe, a DHnet está armando um fuzuê digital muito incrível, que vai ser a transmissão online dos agitos que faremos em agosto.

Ir as comunidades, passeatas nas ruas e uma nova Via Sacra, trazendo não só a população da cidade, mas também de cidades circunvizinhas.

Além de Gostoso, vamos distribuir Kit-Bibliotecas com as cidades vizinhas e já convidamos Perly Cipriano e a Equipe da Secretaria Especial dos Direitos Humanos para dar uma passadinha lá.

São Miguel do Gostoso nunca mais será a mesma, pois até agora era conhecida como a segunda Pipa do Rio Grande do Norte e a partir de agora, com esses agitos de Direitos Humanos, Educação em Direitos Humanos, terá bebido doses maciças de cidadania, o que ajudará em muito problemas que está chegando muito rapidamente naquelas plagas, como especulação imobiliária, drogas, sexo turismo e por aí vai.

Estaremos de volta em Agosto, fazendo o nosso Curso de Agentes da Cidadania e continuar o trabalho com a turma do Tear, Padre Fábio Santos e dos companheiros e companheiras dessa cidade tão legal. bis


*Roberto Monteé Coordenador do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular e da DHnet, além de coordenar o Comitê Estadual de Direitos Humanos do RN

**Aluízio Matias é presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, membro do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular e coordenador do Escritório RN do ACNUR – Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados.

^ Subir

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar