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Artigo Vigésimo Terceiro

Cada um tem direito ao trabalho e a escolher livremente sua profissão; a receber o salário que lhe permita viver, a ele e sua família. Se um homem e uma mulher fazem o mesmo trabalho, devem receber salário igual. Todas as pessoas que trabalham têm direito a agrupar-se para explicar e reclamar pelo que não anda bem em seu trabalho e obter aquilo que necessitem.

 

Textos Bíblicos

É Dom de Deus que possam o homem comer, beber e desfrutar o bem de todo o seu trabalho. (Ec 3,13).
Porque digno é o trabalhador de seu salário. (Lc 10,7)

A existência, em vastas regiões, do fenômeno da marginalização tende a crescer na medida em que as grandes decisões são tomadas em função dos interesses de classa ou grupos e não em função dos interesses de todo o povo. A marginalização manifesta-se através de situações que favorecem aos beneficiários privilegiados do despojamento, da paciência e da miséria dos outros. Ser marginalizado é ser mantido fora, à margem; é receber um salário injusto, é ser privado de instrução, de atendimento médico, de crédito; é passar fome, é habitar em barracos sórdidos, é ser privado da terra por estruturas agrárias inadequadas e injustas. Ser marginalizado é sobretudo, não poder libertar- se destas situações. Ser marginalizado é não poder participar livremente do processo de criatividade que forja a cultura original de um povo. Ser marginalizado é não dispor de representatividade eficaz, para chegar aos centros decisórios as próprias necessidades e aspirações; é ser contemplado, não como sujeito de direitos, mas como objeto de favores outorgados na medida necessária à redução das reivindicações; é ser manipulado pela propaganda. Ser marginalizado é não ter possibilidade de participar. É ser privado do reconhecimento da dignidade que Deus conferiu ao homem. A correção destes males, que não são novos, é tarefa não só dos poderes públicos, como de todas as instituições que possam contribuir para a educação do povo. (CNBB, ExigÊncias Cristãs de uma Ordem Política, 1977).

No individualismo e no coletivismo, tanto quanto em programas de crescimento econômico e progresso social, encontramos os riscos de humanismo parciais. Urge que se promova o humanismo pleno. A plena dimensão humana só se encontra nas novas relações criadas poe Deus em Jesus Cristo. (Credo Social da Igreja Metodista, 1971).

Dt 24,6; 24,14-15 - SI 128,2 - Pv 12,14 - Jr 22,13 - Mt 10,10 - I Co 3,8 - CI 4,1 - I Tm 5,18 - Tg 5,4

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