Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique


A tolerância religiosa, os direitos humanos e o século XX

Henry I. Sobel

Rabino e presidente da Congregação Israelita de São Paulo

 

O final do Século XX vem assistindo a um fenômeno cuja velocidade e consequência ainda não podem ser calculadas: a globa­lização. Neste primeiro momento, já se percebem desdobramentos para terrenos fora do econômico: as comunicações, em sua capaci­dade de conectar instantaneamente os pontos diferentes do planeta, tornaram as distâncias irrelevantes. Computador, Internet, TV a Cabo, organizações virtuais são nomes e hábitos já incorporados ao pa­drão de vicia atual.

Um mundo globalizado, pretensamente sem fronteiras, ten­de a fortalecer a impressão de que estaríamos no limiar de uma civilização realmente ecumênica. Por que, então, ao mesmo tempo, com Ritos étnicos tão particulares estão presentes? Por que a violência no Timor 1 .este? Por que as guerras na Iugoslávia, no Zaire, na Argélia? Por que as agressões no Oriente Médio? Por que tantas manifestações de fundamentalismo religioso?

Porque a globalização não é uma panacéia. Porque a globali­zação não promove a verdadeira aproximação. A globalização faci­lita o diálogo, mas não o substitui.

Formulemos a nós mesmos uma simples pergunta: o que é que aprendemos durante os últimos cem anos? Não se pode deixar de perceber que nosso século começou e está terminando com o mesmo conflito nos Bálcâs. Os tiros disparados em Sarajevo, em 1914, ainda lá ressoam nos dias de hoje. “Faxina étnica” tornou-se um eu­femismo para extermínios racistas de toda espécie. O fato é que o século XX se caracterizou pelo brutal assassinato de dezenas de mi­lhões de pessoas, vítimas de uma ou outra filosofia — bolchevista, nazista, fascista, comunista. O Holocausto marcou o apogeu da bestialidade, com o massacre de seis milhões de judeus europeus. A eliminação de povos inteiros por meio da industrialização da morte é o sinal distintivo deste século. Duas guerras mundiais e inúmeros conflitos locais em todos os continentes são o triste ponto de parti­da para uma reflexão religiosa sobre o significado do milênio que ora chega-se fim.

A intolerância predomina no mundo de hoje. O fanatismo se propaga nas mais diversas esferas. O fanatismo sempre age em nome de algum grande ideal.

É por isso que às vezes torna-se difícil diferenciá-lo do autên­tico idealismo. À primeira vista, idealistas e fanáticos têm muito em comum: a devoção a uma causa “sagrada”, a crença inabalável na justiça dessa causa, a disposição de fazer qualquer sacrifício por ela. Quando, porém, o idealista se permite usar quaisquer meios para atingir seu objetivo — por mais violentos e imorais que sejam —, seu idealismo descamba para o fanatismo.

Paradoxalmente, o fanatismo e o preconceito prosperam tam­bém em países livres. Os Estados Unidos têm seu Ku Klux Klan, Israel tem seus radicais ultra-ortodoxos. A única diferença é que nos regimes totalitários, o preconceito é oficial, patrocinado pelo Esta­do. Nos regimes livres, o preconceito emana do povo, ou de algu­mas parcelas do povo. Na ex-União Soviética e em todo o Leste Europeu, o ultranacionalismo preencheu rapidamente o vazio dei­xado pelo colapso da ideologia comunista. A revolução democráti­ca veio acompanhada de uma onda de xenofobia que se espalhou por toda a Europa, manifestando-se sob a forma de perseguições contra todas as minorias. O desemprego e a deterioração das condi­ções econômicas levou à busca de bodes expiatórios. A recém-ad­quirida liberdade de expressão trouxe consigo a liberdade de pro­longar o ódio e o preconceito.

Na verdade, isto já era de se esperar. A própria abertura da democracia oferece oportunidades ao demagogo, ao radical, ao ra­cista, ao neonazista. Assim como as minorias têm o direito de se expressar numa sociedade democrática, aqueles que se opõem a es­sas minorias sentem-se no direito de hostilizá-las publicamente.

O preconceito contra o estrangeiro, a xenofobia, é um velho cúmplice da Humanidade. A admirável Grécia já exibia o mal. Aos olhos de Aristóteles, a “inferioridade natural” dos “bárbaros” (isto é, os não-gregos), justificava que eles fossem escravos dos gregos.

Na concorrência localiza-se a raiz mais primitiva do precon­ceito) e do racismo. Tem-se medo do outro porque ele é mais forte ou mais esperto, porque ele vai roubar sua caça, porque vai condená-­lo à humilhação ou à fome. Passa-se então a detestar esse outro que causa temor. O que acontece em tempos de crise econômica repro­duz o racismo primitivo. Quando a luta pela vida torna-se mais dura, o imigrante, o outro, aquele que tem uma religião diferente, uma cor de pele diferente, passa subitamente a ser visto como o predador, o ladrão, aquele que invade seu solo, rouba seu emprego e destrói sua cultura.

E claro que as nuanças do racismo mudam de pais para país. É preciso distinguir o racismo eminentemente econômico dos franceses, o racismo étnico dos sérvios, o racismo religioso dos muçulma­nos na Índia, o racismo infinitamente mais complexo que é o anti­semitismo. Contudo, em todos esses casos, é um mesmo vírus que está agindo: a rejeição do outro, a idéia de que o outro — embora inferior — é uma ameaça e deve ser eliminada

O judaísmo sempre reconheceu a existência de outras reli­giões e seu direito inerente de serem praticadas. As aspirações universais do judaísmo, aliadas à firme determinação de preservar suas próprias tradições impeliram o povo judeu a criar uma teoria segun­do a qual houvesse lugar no plano de Deus — e no mundo — para pessoas de outras convicções.

Além disso, o arraigado respeito pelo valor de cada indiví­duo, o espírito questionador e o apreço pela racionalidade das con­vicções fizeram da dissensão uma característica marcante do perfil judaico. Consequentemente, toda e qualquer corrente dentro do ju­daísmo tem direito aos seus próprios pontos de vista e costumes, embora tenha havido ultimamente, em Israel e em outros lugares, empenhos para suprimir essa liberdade de expressão.

O milenar histórico de perseguição e exílio fortaleceu nos judeus o apego à liberdade de consciência. Além do mais, a experi­ência judaica no mundo moderno demonstra que a situação dos ju­deus, tanto no plano individual, como no coletivo, melhora conside­ravelmente num ambiente de liberdade religiosa.

Assim sendo, estes três elementos — tradição, temperamento e História — unem-se para elevar a liberdade de religião ao topo da escala de valores judaicos, atribuindo-lhe a qualidade não de mera necessidade pragmática, e sim de idéia permanente e prioritária, tan­to para a comunidade judaica, como para toda a família humana. O judaísmo, a mais antiga religião do mundo ocidental, lembra à hu­manidade que a liberdade de consciência e mais do que o sopro de vida da religião, é o único alicerce seguro para uma sociedade duradouramente livre.

No mundo de hoje, raramente a população de um país per­tence toda a mesma Confissão religiosa, ou a uma só etnia e cultura. As migrações em massa e a movimentação ela população estão criando uma sociedade cultural e religiosamente plurifacerada. Nesse Contexto, o respeito pela consciência do outro assume nova urgência e apresenta novos desafios à sociedade.

Para combater efetivamente a intolerância, o racismo a violência, o fundamentalismo religioso, o preconceito, temos ele mudar mentalidades. Temos de promover, por meio de todos os processos educacionais disponíveis, a consciência da unidade da humanidade. Temos de tentar mostrar aos fanáticos que a sua percepção da verda­de não passa disso: uma percepção, a qual — por mais real e dolorosa que seja — não justifica o Ódio no presente. Temos de tentar mostrar-lhes que somos todos filhos de um mesmo Deus, embora o chamemos de nomes diferentes, e que o direito à filiação divina é atributo que não se rompe com atos de violência. Temos de tentar mostrar-lhes que só atingiremos nossos objetivos de desarmarmos o espírito e nos empenharmos pela fraternidade humana. O diálogo paciente e perseverante e o único meio de alcançarmos uma sociedade verda­deiramente pluralista, sem preconceito, com autêntica liberdade reli­giosa e plenos direitos para todas as minorias.

O erro mais trágico e persistente do pensamento humano e o conceito de que as idéias são mutuamente exclusivas. Foi este o enga­no fatal que, não apenas em nosso século, mas em todos os tempos, fez falhar o ideal da fraternidade universal. Em cada indivíduo, em cada povo, em cada cultura, existe algo que é relevante para os de­mais, por mais diferentes que sejam entre si. Enquanto cada grupo pretender ser dono exclusivo da verdade, enquanto perdurar esta estreiteza de visão, a paz mundial permanecerá um Sonho inatingível.

O ingrediente básico para a construção da paz em nossa so­ciedade é a humildade. Um pouquinho de humildade já é bastante para reconhecer que a verdade não é monopólio da nossa própria linha religiosa ou política. Temos de aprender a ser mais tolerantes uns para com 05 outros. Na verdade, tolerância não é suficiente. To­lerância implica uma falta de opção: é a obrigação de tolerar o mais fraco. O que se faz necessário não é tolerância, e sim um espírito de reverência, reverência pela diversidade, reverência pelas crenças alheias. E somente essa reverência, esse profundo respeito mútuo que po­dem conduzir-nos à paz.

Meus amigos, a paz não virá por obra e graça de um grande líder, nem mesmo por providência divina. A paz virá somente quan­do cada um de nós se conscientizar da sua responsabilidade indivi­dual perante a sociedade em que vive.

Temos de permanecer, todos nós, enraizados em nossas res­pectivas tradições, sem jamais violar aquilo que é sagrado para cada um de nós, mas ao mesmo tempo, temos de reconhecer a santidade do credo e das tradições alheias.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar