Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique




Os EUA aprontam o Plano Colômbia

O secretario norte-americano de Defesa para Operações Especiais já não esconde o envolvimento militar dos EUA na Colômbia. Ele desaguará numa guerra civil e num conflito internacional em breve, a menos que a opinião pública internacional reaja

Miguel Urbano Rodrigues*

Clinton chegará à Colômbia no dia 30 deste mês. Essa visita do presidente norte-americano tornou-se de repente tema de um grande show midiático.

O interesse dos analistas políticos tem fundamento. A intervenção direta dos EUA na guerra civil colombiana não é ainda publica, mas já começou. Segundo o comandante Ivan Rios, porta voz das Forças Armadas Revolucionarias da Colômbia (FARC-EP), dois mil assessores norte-americanos já se encontram na Colômbia, instalados em bases militares. Nas ultimas duas semanas o discurso do presidente Andrés Pastrana mudou de tom e conteúdo.

A visita a Bogotá do secretario norte-americano de Defesa para Operações Especiais, Bryan Sheridan, clarificou o panorama político-militar. Partidário da guerra total contra as FARC, ele fez, após um encontro com o alto comando do exercito colombiano e com o ministro da Defesa, Luís Fernando Ramirez, declarações à imprensa que contribuíram para um aumento da tensão. Contrariamente ao que o governo havia informado, Sheridan reconheceu que cerca de 83 boinas verdes americanos encontram-se em Larandia, no sul do pais, a somente 30 quilômetros da zona desmilitarizada, e respondeu afirmativamente quando lhe perguntaram se a sua missão era treinar os dois mil homens dos novos batalhões de tropas especiais. Confirmou igualmente que iria discutir com os militares colombianos a modernização do seu exército sob a supervisão norte-americana. A Colômbia está transformada numa semi-colônia.

Quase simultaneamente, na Base de Tolemaida, perto de Bogotá, o presidente Pastrana, depois de presidir às manobras das Forças de Intervenção Rápida -- um corpo de elite -- pronunciou um discurso de contornos agressivos. Embora reafirmando que deseja a paz, afirmou: "Estamos preparados para a guerra". O ministro Luís Ramirez foi muito mais

explícito ao afirmar que, graças à ajuda recebida dos EUA, o Exercito está agora preparado para levar a um desfecho vitorioso a luta contra os rebeldes.

Armamento sofisticado

Essa ajuda não é apenas a dos boinas verdes norte-americanos. Ao país já chegou a primeira remessa dos 75 helicópteros de combate de último modelo que receberá no âmbito do Plano Colômbia e um segundo avião Fantasma AC-47, considerado fundamental na luta noturna contra as FARC-EP.

A direita colombiana reagiu com euforia às declarações de Pastrana e Ramirez. As organizações para-militares, pelo seu lado, intensificaram as suas ações criminosas dirigidas contra supostos simpatizantes das guerrilhas, sobretudo camponeses. Segundo as

FARC, o total de pessoas assassinadas por esses bandos, em cumplicidade com o exercito, é já superior a três mil.

Pastrana, o pífio

A internacionalização crescente da guerra civil não contribuiu minimamente para a recuperação do prestigio do presidente Pastrana. O balanço do seu governo é desastroso. A maioria dos eleitores que votaram nele há dois anos tem hoje uma opinião muito negativa sobre o político e o administrador.

Uma sondagem recente, largamente divulgada, revela que 71% dos colombianos consideram mau o seu governo. A política econômica ultra-neoliberal é condenada por 82%, e 85% acham que a situação geral piorou desde que o atual presidente tomou posse. Mais de 60% condenam as novas reformas.

O presidente não cumpriu uma só das grandes promessas feitas durante a sua campanha. O povo não esqueceu que Pastrana prometeu criar rapidamente 300 mil postos de trabalho. Entretanto, as demissões aumentaram, milhares de empresas foram à falência e a taxa de desemprego, que era de 14%, atinge o nível recorde de 20,4%. A corrupção e a violência também aumentaram.

Washington esquece a História?

O dialogo que deveria levar à paz, sabotado pelos militares, permanece atolado num pântano. Enquanto reafirmava com insistência o seu desejo de paz, Pastrana negociava com os EUA o Plano Colômbia, tão ostensivamente intervencionista que a União Européia e o Japão se distanciaram do projeto. Sob o manto da luta contra o narcotráfico, o Plano, como se tornou transparente, abriu as portas à internacionalização da guerra.

Em Washington atribui-se a mais alta importância à Reunião de Cúpula de Cartagena de Índias. A Casa Branca e o Pentágono dão mostras de esquecer, mais uma vez as lições da História. A Colômbia não é a Bósnia, nem o Kosovo.

As ultimas noticias de Bogotá e as advertências e apelos das FARC parecem confirmar que a primeira etapa da intervenção direta norte-americana na pátria de Nariño já começou. A visita de Clinton no fim do mês poderá oficializar aquilo que seria o prólogo de uma tragédia de proporções continentais.

*O português Miguel Urbano Rodrigues é analista político internacional

Fórum Social Mundial 2001
Biblioteca das Alternativas

Publicado no Brasil em "Carta Maior": www.cartamaior.com.br

 
Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar