Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

   
PROPACE

Paz em Angola

Comunicado final e conclusões

Sob a presidência de Sua Eminência D. Alexandre do Nascimento, Arcebispo de Luanda, D. Aldo Cavalli, Núncio Apostólico, e D. Zacarias Kamwenho, Presidente da CEAST, acaba de se realizar, de 18 a 21 de Julho de 2000, o CONGRESSO PRO PACE, na Universidade Católica de Angola, Luanda. Nele participaram além dos Arcebispos e Bispos de Angola: o Ministro da Educação, o Ministro da Administração do Território, e o Ministro do Trabalho, Emprego e Segurança Social, como representantes do Governo; O Ministro da Justiça, a Ministra da Família, e a Vice-Ministra da Assistência e Reeinserção Social; Deputados, Embaixadores, Representantes de 22 Igrejas, entre as quais os Secretários Gerais do CICA, da AEA e da UIES; Representantes de todas as Dio-ceses de Angola, ONG’s, Representantes do Seminário de Teologia, distintos convidados do exterior, algumas dezenas de jornalistas e outras personalidades.

O Congresso decorreu com elevado nível, não só na qualidade dos seus participantes, senão também na profundidade com que os temas foram expostos e debatidos, mesmo nos trabalhos de grupo. Sob a responsabilidade da CEAST que o convocou, o Congresso formula as propostas-conclusões que se seguem:

1. Democracia. Considerando que a democracia é hoje uma garantia de estabilidade política, de estabilidade económica e, por isso mesmo de paz,

- este Congresso pede ao Governo e às Igrejas, a cada qual segundo a sua competência, que promovam programas de educação para a democracia, sobretudo nas escolas. E a todas as instituições, sobretudo partidárias, pede que cultivem o espírito democrático.

2. Tolerância. Considerando que a tolerância, por sua vez, é condição para viver em democracia, salvaguardar a dignidade humana e a harmonia social,
- este Congresso pede as famílias, escolas, Igrejas, mídia e competentes instituições estatais que eduquem os cidadãos para a prática da recta tolerância, a qual sabe respeitar e aceitar as pessoas nas suas diferenças, sem discriminação de espécie alguma, embora se lute contra toda a casta de mal, injustiça e desordem.

3. Ecumenismo. Considerando que às Igrejas cabe uma acção específica e insubstituível na verdadeira reconciliação dos corações e na paz entre os Angolanos,
- este Congresso pede a todas as Igrejas de Angola que, numa nova visão ecuménica, facilitem em todo o território nacional o seu diálogo e a sua colaboração mútua, mormente em iniciativas como as do COIEPA e do MOVIMENTO PRO PACE.

4. Não-violência. Considerando que a agressividade, transformada em violência mortal, invadiu a cultura e a vida dos Angolanos,
- este Congresso pede que se promovam programas de educação para a não violência, nas famílias, nas escolas, nos meios de informação e noutros espaços da sociedade. E para evitar o perigo de agressões contra a vida, pede outrossim o desarmamento dos civis, e que não haja partidos armados.

5. Mídia. Considerando que a mídia tanto pode ser instrumento de guerra como instrumento de paz para a Nação,
- este Congresso pede a todos os órgãos de informação que, em vez de estímulo à exclusão, ódio, vingança, violência e erotismo, transmitam, antes o espírito de perdão, tolerância, reconciliação, fraternidade, paz e culto dos valores morais.

6. Direitos Humanos. Considerando que o total respeito pelos Direitos do Homem constitui a única via para todos os cidadãos verem respeitados os seus direitos, inclusive o direito à segurança e à paz,
- este Congresso pede às autoridades competentes que o estudo dos Direitos do Homem faça parte do curriculum normal da educação escolar, e que as Convenções de Genebra sejam ensinadas, sobretudo aos militares, afim de que, em eventuais situações de guerra, as observem fielmente, sob pena de recurso à justiça.

7. Minas. Considerando que as minas, tanto anti-pessoais, como anti-carro, são uma arma traiçoeira, que, normalmente atinge as pessoas mais inocentes,
- este Congresso pede, veementemente, que cumpram os Acordos anti-minas, de forma que estes engenhos não sejam mais colocados no território angolano, para não vermos mais crianças, nem mamãs, nem outras pessoas inocentes, a ficarem sem membros ou sem vida.

8. Cessar-fogo e livre trânsito. Considerando, porém, que esta guerra sem fim, continua a destruir o País, a dizimar o povo, a aumentar o fosso do ódio, entre os Angolanos, dificultando cada vez mais a sua reconciliação, a fazer das nossas cidades e povoações campos de concentração donde o povo se não pode deslocar, ficando assim condenado à morte de fome e de doenças,
- este Congresso, em nome do mesmo povo vem suplicar que se efectue, com urgência, um cessar-fogo e respectivo livre trânsito, como primeiro passo para a paz. E que ao gesto de boa vontade de uma parte, corresponda com nobreza o da outra.

9. Diálogo e reconciliação. Considerando a necessidade de um diálogo permanente, seja directo ou indirecto, e considerando ainda que o fim da guerra não significa o princípio de uma verdadeira paz, mas que esta implica um trabalho de todos na reconciliação dos corações,
- este Congresso pede que no referido diálogo e no processo de reconciliação sejam admitidos, além das partes em causa, os mais representativos extratos da sociedade civil, tais como Igrejas, Partidos e outras instituições.

10. Vivência do Congresso. Por fim, este Congresso, pede às Dioceses, Paróquias e Associações que promovam reflexões e debates sobre a paz e divulguem todos os textos que a ela se referem.

Dado em Luanda, aos 21 Julho 2000
Zacarias Kamwenho
Arcebispo do Lubango
e Presidente da CEAST

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar