Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Sociedade Civil
 Midia
 Conselhos de Direitos
 Executivo
 Legislativo
 Judiciário
 Ministério Público
 Educação EDH
 Arte e Cultura
 Memória Histórica
 Central de Denúncias
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias

Margarida Genevois e a Rede DHnet são 
os ganhadores do Prêmio USP de 
Direitos Humanos
A terceira edição do prêmio contou com 60 inscritos em duas categorias. Dentre os critérios para a escolha dos premiados, estão duração e continuidade do trabalho, alcance social e possibilidade de multiplicação do modelo



A Comissão de Direitos Humanos da USP, com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária celebrou, na última terça-feira (10), os ganhadores do Prêmio USP de Direitos Humanos 2002. Na data, em que é comemorado o dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, foram premiados Margarida Genevois, na categoria individual, e a Rede DHnet, na categoria institucional.

O Prêmio surgiu em 2000 e, nessa terceira edição, houveram 60 inscritos nas duas categorias. "Procuramos premiar pessoas e instituições que colocam em prática os direitos humanos e seus valores embutidos: justiça social, paz, tolerância e solidariedade", diz Maria Luiza Marcílio, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e presidente da Comissão desde o seu início, em 1998.

Dentre os critérios avaliados para a escolha dos premiados, estão duração e continuidade do trabalho, alcance social e possibilidade de multiplicação do modelo. "A premiação é somente simbólica, com a entrega de um troféu e um diploma pelo reitor. No entanto, o prestígio da USP faz com que ele seja reconhecido e muito valorizado". A professora ressalta que não podem ser prem iados funcionários, professores ou alunos da Universidade.

A comissão julgadora, nomeada pelo reitor, é formada por professores da USP e um representante da comunidade externa. Esse ano, os escolhidos foram os professores Sérgio Adorno, da FFLCH e do Núcleo de Estudos da Violência (NEV), Eva Blay, da FFLCH e do Núcleo de Estudos da Mulher em Relações Sociais de Gênero (NEMGE), Fábio Bezerra de Brito, da Faculdade de Educação (FE) e Maria Estela Graziane, da Pontifícia Universidade Católica (PUC).

Os premiados
Margarida Genevois, vencedora do Prêmio 2002 na categoria individual, tem um trabalho voltado para a defesa dos direitos humanos principalmente na área infantil e de defesa dos direitos dos presos. Ela já presidiu a Comissão de Paz e Justiça de São Paulo e coordena a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos.

A segunda ganhadora, a Rede DHnet, foi criada em 1994 e tem sua sede em Natal, no Rio Grande do Norte. O site se dedica à difusão dos Direitos Humanos em nível nacional, prestando informações sobre leis e sobre a presença de instituições ligadas à proteção dos direitos do indivíduo. Um de seus projetos é a "Enciclopédia Digital de Direitos Humanos", que já se encontra em sua segunda versão, sob a forma de CD-ROM.

Em 2000, a primeira edição do Prêmio foi para a coordenadora da pastoral da criança Zilda Arns, na categoria individual, e à organização não-governamental gaúcha, Themis Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero, pela categoria institucional. Ano passado, os vencedores foram a diretora do Núcleo de Integração dos Deficientes Ana Rita de Paula e o Serviço Pastoral dos Migrantes, nas categorias individual e institucional, respectivamente.

Além de se responsabilizar pelo Prêmio anual, a Comissão dos Direitos Humanos alimenta sua biblioteca virtual, com uma média de 250 visitas diárias. "É um número significativo aqui no Brasil. Recebemos quase 80 mensagens por dia, de diversos países de língua portuguesa", comenta Maria Luiza. Ela lembra que o acervo também é muito consultado por brasileiros que vivem no exterior.

Segundo a professora, a Biblioteca Virtual de Direitos Humanos é importante não apenas para a divulgação dos Direitos Humanos mas como fonte de pesquisa. "A Comissão exerce um importante papel no campo do serviço à comunidade, que também é uma atribuição da USP. Temos a função ajudar para a formação de uma sociedade em que os direitos humanos estejam consolidados", conclui.

O evento aconteceu na sala do Conselho Universitário, no prédio da reitoria, localizada à Rua da Reitoria, 109, Cidade Universitária, São Paulo. 

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Linha do Tempo
MNDH
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
Curso de Agentes da Cidadania Direitos Humanos
Comitês de Educação em Direitos Humanos Estaduais
Rede Brasil de Direitos Humanos
Redes Estaduais de Direitos Humanos
Rede Estadual de Direitos Humanos Rio Grande do Norte
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Rede Lusófona de Direitos Humanos