Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique


DHnet – Rede Direitos Humanos e Cultura
Internet para difusão das informações sobre Direitos Humanos Direitos Humanos em Rede
Texto para o livro Dez Anos da Comissão de Direitos Humanos da USP Universidade de São Paulo

A DHnet – Rede Direitos Humanos e Cultura (http://www.dhnet.org.br) é um provedor digital de informações que possui o maior e mais completo acervo de dados e informações sobre Direitos Humanos em língua portuguesa. É produzido pelo CENARTE – Centro de Estudos, Pesquisa e Ação Cultural, entidade membro da Rede Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte (REDH-RN), na Região Nordeste do Brasil.

A DHnet tem como eixo central a promoção e a difusão de informações sobre Direitos Humanos e Cidadania, distribuídos nos macrotemas Direitos Humanos; Desejos Humanos; Educação para os Direitos Humanos; Cibercidadania; Memória Histórica; Central de Denúncias e Cultura.

Nascida com a implantação da Internet no Brasil, no dia 1º de maio de 1995, na forma de BBS (Bulletin Board System), a DHnet tornou-se três anos mais tarde uma grande central multimídia sobre Direitos Humanos e Cidadania que contém centenas de megabytes de vídeos, material em áudio, textos, fotos, desenhos e animações.

Em 2002, a DHnet foi agraciada com o Prêmio USP de Direitos Humanos. Em 2004, devido ao acúmulo de experiências, foi convidada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP/MJ) para produzir o maior portal sobre segurança do Brasil, acessível no endereço http://www.segurancacidada.org.br. Em 2005, lhe foi conferido o reconhecimento do Prêmio Cidadania Mundial da Fé Bah’ai.

Com um fluxo que oscila entre 600 e 1000 visitas por dia, a DHnet é hoje o maior provedor de informações existente em língua portuguesa e tem sido reformulada em base a uma lógica enciclopédica para se tornar a plataforma digital de Redes Glocais de Direitos Humanos, ou seja, espaços de articulação e troca de experiências, informações e know how e de realização de ações conjuntas ao redor dos eixos norteadores de educação, comunicação, arte e cultura e resgate da memória popular entre forças vivas da sociedade info-conectadas que pensam globalmente – isto é, estão plenamente inseridas nos sistemas e mecanismos internacionais de promoção e proteção dos direitos, participam ativamente das discussões globais e enfrentam as mesmas problemáticas – e agem localmente, levando e adaptando estas discussões, mecanismos e sistemas às micro-realidades de cada município e cada comunidade.

As Redes Glocais de Direitos Humanos atualmente suportadas pela DHnet são a Rede Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte (REDH-RN), a Rede Lusófona de Direitos Humanos, a Rede Cabo Verde de Direitos Humanos Online, a Rede Moçambique de Direitos Humanos Online, a Rete Potiguara di Solidarietà Internazionale / Rede Potiguara de Solidariedade Internacional (Itália), a Rede Inter-Estadual Ceará - Rio Grande do Norte – Paraíba – Pernambuco, a Rede de Operador@s de Direitos Humanos da América Latina e o Caribe (R@DHALC) e o Observatório do Turismo Sexual Infanto-Juvenil Italiano no Brasil (Ceará – Rio Grande do Norte – Pernambuco – Itália).

<< Voltar

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar