Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

Jornal de Natal – Informática – 06.11.1995 – pág. D-5

CDHMP

Oficina para quem quer navegar no BBS

Seis meses depois de ser inaugurado, o BBS Direitos Humanos e Cultura começa a consolidar sua infra-estrutura e ampliar seu espaço dentro do Centro de Direitos Huma­nos e Memória Popular (CDHMP), entidade que o projeto e que o opera. Con­tando hoje com cerca de 80 assinantes, a meta da CDHMP, segundo seu secre­tário-executivo Roberto Mon­te, e chegar ao final do ano com o dobro desse número.

Para tanto, o CDHMP ini­cia no próximo sábado uma oficina semanal sobre como navegar no BBS, destinado a dois públicos distintos: o difuso e o originário dos movimentos populares. As inscrições já podem ser efetuadas na sede da entidade (Edifício 21 de Março, telefone 221-5932).

A idéia, segundo Roberto Monte, é tornar o BBS uma espécie de elo entre os usuários de informática e a Intenet, rede á qual esta integrada via Altemex — sistema coordena­do pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (base). 

Através do BBS Direitos Humanos e Cultura, o usuário tem acesso a informações e dados sobre grandes temas – como Direitos Humanos, De­sejos Humanos, Cultura Po­pular, Educação Popular e Ecumenismo. Auxiliado por microcomputadores, via co­nexão telefônica, esses dados podem ser acessados por cen­tenas de usuários, facilitando assim o processo comunicati­vo e a troca ágil de informa­ções.

Dessa forma, por exemplo, o usuário pode captar na tela um manual de procedimentos que o ensinará a fazer um habeas-corpus ou qualquer outra medida jurídica ou sim­plesmente obter a lista de de­saparecidos políticos e o en­dereço das delegacias de mulheres.

Campanha de filiação

O Centro de Direitos Hu­manos e Memória Popular (CDHMP), que opera o BBS Direitos Humanos e Cultura, vai realizar uma intensa cam­panha de filiação. O objetivo não é apenas aumentar o nú­mero de seus usuários, mas também tomar esse sistema mais conhecido na socieda­de. Para tanto, fará um tra­balho de divulgação através de cartazes, folders e bole­tins informativos e realizará oficinas de capacitação para uso do sistema BBS.

A oficina capacitará o usu­ário do BBS a manejar o sistema, desde os primeiros passos ate a utilização plena de seus recursos gráficos e de conteúdos temáticos. A equipe do CDHMIP que par­ticipa dessa empreitada é for­mada por Roberto Monte, Carlos Andrade, Henrique José e Aluízio Mathias.

O que é 

A rede BBS (bulletin Board System) Direitos Humanos Cultura é uma atividade implementada pelo Centro de Direitos Humanos e Memória Popular. A BBS facilita a divulgação dos seus acervos referentes a Direitos Humanos, Cultura e Cidadania, possibilitando um canal de comunicação permanente entre seus navegantes e as entidades filiadas, através da Embratel, utilizando os recursos da Renpac e da Internet.

O Centro de Direitos Humanos e Memória Popular foi fundado em dezembro de 1986 como uma entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, sendo filiado ao Movimento Nacional de Direitos Humanos (que aglutina hoje cerca de 300 entidades), a Associação Brasileira das ONG’s (218 organizações associadas) e a Associação Brasileira de Vídeo Popular (250 organizações filiadas). O CDHMP tem atuado fortemente na promoção dos Direitos Humanos, na defesa dos direitos da cidadania e na luta pela democratização dos meios de comunicação. 

Como tornar-se usuário 

Ao acessar o sistema do BBS Direitos Humanos e Cultura, o usuário estará automaticamente cadastrado no prazo de sete dias, na classificação Demo, pela qual terá acesso/dia de até 15 minutos. Os usuários da classe Demo terão acesso a informações limitadas, sem direito a fazer Downloads/Uploads (receber ou enviar informações). Na categoria seguinte, denominada USUE, os privilégios aumentam.

Os preços bedecem a seguinte tabela.

  • Mensal, com tempo de acesso de 60 minutos por dia: 10 reais.
  • Trimestral, com tempo de acesso de 60 minutos por dia: 10 reais
  • Semestral, mesmo tempo de acesso: 30 reais.
  • Semestral, igual período de acesso, 60 reais.
Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar