Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

 

Guia de Discussão e Estudo para
Escola de Assassinos

 

Introdução

O propósito deste vídeo é expor uma Instituição, a Escola das Américas de Exército dos EUA, que treina oficiais militares da América Latina.  Poucas pessoas sabem desta escola, nem dos problemas que os graduados causam aos próprios países que enviam soldados para lá..

O vídeo mostra como as atividades dos graduados da Escola das Américas são contraditórias e ambíguas comparada ao seu "propósito".

Muitos graduados têm derrubado instituições democráticas.  Outros têm derrubado governos, como os ditadores:

   Manuel Noruega do Panamá, Hugo Banzer da Bolívia, Leopoldo Galtieri e Roberto Viola da Argentina, Juan Melgar Castro e Policarpo Paz Garcia de Honduras, Juan Velasco Alvarado do Peru 

Graduados incluem:

   Hélio Ibiapina Lima, brasileiro que torturava pessoas durante a ditadura militar (informação de Tortura Nunca Mais)

   Paulo Magalhães e Clemente José Monteiro Filho, brasileiros que torturavam estudantes, sindicalistas e outros durante a ditadura militar

   Coronel Roberto d'Abuisson del Salvador e três oficiais militares responsáveis pelo assassinato brutal de 1980 de arcebispo Oscar Romero enquanto ele esteve celebrando uma missa

   Três oficiais responsáveis pelo estupro e assassinato de três freiras e uma leiga dos EUA em El Salvador em 1980.

   Dez oficiais do Batalhão Atacatl responsáveis pelos assassinatos de mais de 1000 pessoas inocentes em El Mozote, El Salvador 

Também são mostrados no vídeo, graduados da Colômbia, Guatemala, Honduras, Peru, Argentina, todos violadores dos direitos humanos nos próprios países.  Alguns, como General Leopoldo Galtieri da Argentina e General Hector Gramajo da Guatemala, têm autorizado planos para massacrar milhares dos próprios cidadãos.

Escola das américas é um documentário educativo que convida aos telespectadores a tomar atitudes concretas para que a violação dos direitos humanos não continue e que a escola acabe. 

Questões antes de assistir o vídeo

A.  Conversem sobre o que são direitos humanos?  O que é uma violação de "direitos humanos"? 

Cada cidadão tem o direito de participar plenamente na sociedade.  Além das liberdades de expressão e  religião e igualdade em frente da lei, todo mundo tem o direito de viver com dignidade, o que inclui o direito ao trabalho com salário justo, direito à educação, direito aos serviços de saúde e direito à segurança garantida pelo Estado. 

Uma violação de "direitos humanos" acontece quando não existem estas liberdades.  Por exemplo, durante a ditadura militar não existia no país liberdade de imprensa.  Muitas pessoas foram perseguidas por criticar e protestar contra o governo.  Hoje em dia, também há violações por causa da miséria que deixa muitos(as) brasileiros(as) sem as necessidades básicas como alimentação.. 

B.  O que pode ser feito quando um governo viola os direitos dos próprios cidadãos? 

1. DIVULGAR O ABUSO.  É muito importante que qualquer governo saiba que os cidadãos não vão ficar calados sobre abusos de direitos humanos. É preciso ficar em contato com a imprensa, as pastorais da igreja, as entidades locais que trabalham com direitos humanos, os políticos que são comprometidos com os direitos dos cidadãos.  Por exemplo, deve contatar: 

Tortura Nunca Mais 

Rua General Polidoro, 238 s/loja    

Botafogo, RJ  22280-000        

Tel.  (021)   286-8762           

font face="Arial" size="2">2.  VOTAR EM POLÍTICOS(AS) comprometidos(as) na luta do povo em defesa da cidadania.  Depois da eleição, é preciso cobrar os compromissos feitos durante a campanha. 

C.  Qual é o papel do exército numa sociedade?  Qual  é a relação entre o Exército e o Governo numa democracia? 

* O maior papel do exército numa sociedade democrática é defender a fronteira de invasão.  O tamanho do exército deve refletir a ameaça externa.  Por exemplo, o Brasil é um país enorme em relação aos vizinhos, mas não sofre ameaças.  O governo deve diminuir os gastos das forças armadas e  investir em programas sociais como educação e saúde ou diminuir o tamanho da dívida externa. 

*  O exército numa sociedade democrática sempre deve ficar abaixo da autoridade do governo civil eleito pelos cidadãos.  Por exemplo no Brasil o militar é processado pelo Justiça Militar e nunca condenado no fórum civil.  No momento alguns deputados e senadores estão tentando mudar  esta lei para que os militares sejam julgados pela justiça comum.

__________________________________________________________________

 

Depois de assistir o vídeo 

 A.  Muitas das cenas do vídeo são dos outros países da América Latina.  Estas coisas acontecem no Brasil?  Em que lugares?  De que forma?

*violência contra os sem terra no campo

* violência policial contra os cidadãos.  Por exemplo no estado da Alagoas, 80% dos homicídios são feitos pela própria policia.

* violência e tortura no sistema penitenciário como o recente massacre na penitenciária do Roger em João Pessoa - PB. 

B.  Pergunte aos telespectadores o que eles sabem sobre a historia das relações entre os EUA e o Brasil durante a ditadura militar.

* Os EUA deram apoio ao golpe militar porque o governo norte-americano achava que o Presidente Goulart iria derrubar a constituição e seguir o caminho da revolução Cubana.  Os norte-americanos tinham medo dos Programas de Reforma Agrária e da ameaça de confisco de propriedade norte-americana no Brasil.  

?????l??????`?`?`??

 

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar