Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

OS DIAS ATRAVESSADOS
(ou Gilson Nogueira não morreu)

Washington Araújo*
O ADVOGADO DO CENTRO DE DIREITOS HUMANOS E MEMÓRIA POPULAR (CDHMP) DO RIO GRANDE DO NORTE, FRANCISCO GILSON NOGUEIRA DE CARVALHO, FOI BRUTALMENTE FUZILADO PRÓXIMO A SUA RESIDÊNCIA, NO INTERIOR DE SEU AUTOMÓVEL, NO MUNICÍPIO DE MACAÍBA, POR SEIS HOMENS COM ARMAS DE GROSSO CALIBRE.

Foi assim mesmo. Estas palavras calaram fundo em seu coração, correram como adrenalina por minnha mente e depois, transformou-se em uma reflexão sobre os direitos humanos no Brasil de 1996. Gilson Nogueira, muito antes de ser advogado, já era aquele personagem camarada que sabia ouvir os presidiários e detentos, os pobres e anônimos que quase sempre terminam sendo espancados pela violência policial. Ele era aquele advogado dos bandidos. E dos infelizes e dos lazarentos, diria eu. E era alcunhado como defensor de bandidos porque, lamentavelmente, vemos a mídia aliar quase sempre o conceito de direitos humanos como sendo os direitos dos delinquentes, salafrários, arrombadores, esttrupadores, sequestradores. Nada mais injusta e míope uma visão que antes de considerar a dimensão humana a todos nós inerente, prefere ver o ser humano reduzido em seu coeficiente de humanidade e teima e desconsiderar os fatores que levaram à deliquência, à estrada dos delitos e dos crimes: a ausência de educação, a perpetuação das injustiças sociais, a fome.
Conheci Gilson Nogueira no Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Natal - por sinal um dos mais respeitados no Brasil em sua área de atuação - e ele estava empolgado relatando uma audiência em que não hesitou em apontar o Jorge Abafador com um dos culpados pela Chacina de Mãe Luiza, que bem poderia ser reportada como a Vigário Geral de Natal ou, guardando as proporções, com a Carandiru Potiguar. Ele estava empolgado porque se sentia um paladino da justiça, aquela justiça que lhe foi inoculado ainda no primeiro ano de Direito quando lia pela primeira vez o livro De Rudolph von Hiering A Luta pela Justiça. E se inflamava, sorria, as palavras encontrando no vácuo sua maior significação. E foi assim que Gilson Nogeuira gravou, em alto relevo, sua imagem em mminha consciência: um jovem amante da justiça e disposto a tudo para preservá-la.
Não tardou muito e nos chega a notícia fatal: foi fuzilado. A força bruta de seis homens ceifando a vida de um seu semelhante. Carne e osso, tristezas e alegrias. O passado permeado de outras lutas pela mesma musa inspiradora que segurando sua fatídica balança continua com os olhos vendados. O presente rescendendo a corredores de penitenciárias, salas de audiências, súplicas por escoltas policiais. E o futuro Ah, esse lhe foi roubado violentamente. Não existe nada que nos abale mais que uma vida interrompida na flor da idade. Penso nos familiares de Gilson Nogueira: sua infância feliz, seus anos de estudante com muitas dificuldades financeiras, aquele momento sempre sonhado em que recebeu seu Diploma de Direito, e os sorrisos dos pais, irmãos, tios, primos, vendo alguém vencer do nada, como se estivessem presenciando um milagre ao vivo e a cores. Penso em seus planos para o futuro que logo lhe seria arrancado e na sua retidão de caráter, o bem maior que ele sempre cultivar.
É difícil falar de um amigo morto. Principalmente se este amigo não viveu o suficiente para saber de nossa admiração. Foi o que aconteceu. Muitas coisas que gostaria de ter dito ao Gilson ficou na poeira do esquecimento, perdidas nesse imenso sótão que chamamos de “ ah, faço isso da próxima vez”. Mas não houve próxima vez e agora tenho que dizer o que não foi dito:

Gilson amigo,
Você batalhou até o último momento e nos ensinou que caráter e coragem fazem a conspiração perfeita. E também demonstrou que a luta é válida quando a causa é nada mais e nada menos que a defesa intransigente dos Direitos da Pessoa Humana, esteja onde estiver, no Hotel Vila do Mar ou na Penitenciária João Chaves. E nos deixou um testamento de belas ações, que como folhas soltas ao vento, serão recolhidas pelas novas gerações e... em cada folha estará escrito com tinta indelével estas palavras de fogo: Vivi pouco sim. Mas não vivi em vão e se não fiz tudo o que poderia ter feito, ao menos meus filhos saberão que o Papai tentou
".

* Washington Araújo, 37, é escritor e autor, dentre outros livros,
de CUBA: Cantando em Lágrima Viva.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar