Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

Oficinas Aprendendo e Ensinando Direitos Humanos

Foto: Henrique José

CONSTRUINDO A HISTÓRIA DAS DELEGACIAS
DA MULHER NA PARAÍBA

Maria de Nazaré Tavares Zenaide
Professora DSS/UFPB e Presidente do CEDDHC
/font>

1. Introdução

Esta oficina foi realizada através do Curso de Extensão Cidadania e Segurança Pública da Mulher, realizado em 1998, através da Coordenação de Programas de Ação Comunitária da UFPB, com as servidoras das cinco delegacias da mulher da Paraíba.

2. Objetivos da oficina

  • aprofundar e fortalecer a identidade de gênero como servidoras policiais;

  • mapear acontecimentos da história  do processo de implantação das delegacias da mulher dos municípios de: Souza, Cajazeiras, Patos, Campina Grande, João Pessoa e Guarabira;

  • partilhar as lições de vida e  conquistas da luta pelos direitos da mulher;

  • reconstruir a história das delegacias da mulher na Paraíba.

3. Desenvolvimento da oficina

3.1 Dinâmica de Apresentação

Sentadas sobre uma lona em círculo, as servidoras vindas das delegacias da mulher se saúdam entre si, falando um pouco da viagem.

3.2 Sensibilização

- a facilitadora solicita ao grupo que deite sobre a lona e feche os olhos para que possa realizar a técnica do sonho dirigido: o nascimento da mulher;

- a facilitadora vai conduzindo o processo de rememoração, indicando as fases da infância, adolescência e adulta a serem mentalizadas

- sem abrir os olhos, a facilitadora solicita que cada uma, pelo tato, procure as parceiras e se agrupem no óvulo

- a facilitadora sugere ao grupo que compartilhe entre si sentimentos, afetos, através do toque e da expressão sonora, de modo a fazer gestar uma mulher do coletivo

- partilha das vivências

- com um papel, cada uma das participantes registra fatos da história do processo de implantação das delegacias da mulher em cada um dos municípios.

- ao despertar do sonho, cada uma fala de experiência e de fatos que marcaram a construção da sua identidade de mulher

- Construção da História das delegacias da Mulher

Cada participante registra, para o grupo, retalhos da história de vida do processo de implantação das delegacias da mulher. Cada pessoa do grupo indaga, complementa e emite suas observações

3.3 Reflexão teórico- prática

- A facilitadora, a partir dos relatos das histórias contadas oralmente, levanta com o grupo alguns aspectos comuns e diferentes presentes nos discursos, de modo a fazer algumas reflexões teórico-práticas, como por exemplo:

“as delegacias da mulher são uma realidade conquistada pelo esforço e as  lutas das mulheres. Portanto, são espaços de cidadania da mulher”;

“todas as delegacias, no seu processo de implantação, tiveram como aliados movimentos de mulheres, a igreja, representantes da sociedade civil e lideranças feministas”;

“ as delegacias da mulher são serviços públicos conquistados voltados para a segurança e proteção da mulher”;

“ as delegacias da mulher constitui um espaço de educação permanente da cidadania tanto para o público do meio urbano como para as mulheres do meio rural”.

-          A partir desta vivência, as equipes de cada um dos municípios definem reconstruir com os outros personagens que participaram do processo de criação, a história da implantação de cada uma das delegacias da mulher da Paraíba, a ser registrada, como forma de guardar a memória social do processo de criação desses relevantes serviços de segurança pública destinadas a cidadania da mulher.

Bibliografia Consultada

BETO, Frei. Educação em Direitos Humanos in: Revista Véspera 272. São Paulo. 1993

CANDAU, Vera Maria. et. al. Tecendo a Cidadania – oficinas pedagógicas de direitos humanos. Petróplis. Vozes. 1995

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo. Cortez. 1991

FONTANA, Roseli A. Calção. Mediação pedagógica na sala de   aula. Campinas. Autores Associados. 1996

HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias qualitativas na sociologia. Petrópolis. Vozes. 1992

MONTENEGRO, Antônio Torres et. al. Engenheiros do tempo. Recife. Ed. Universitária da UFPE. 1995

Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Identidade. O uso de abordagens qualitativas na pesquisa em Serviço Social – um instigante desafio. São Paulo. PUC. Maio 1994

menu cartilha

 
Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar