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Oficinas Aprendendo e Ensinando Direitos Humanos

HISTÓRIA DE VIDA E DIREITOS HUMANOS

Maria de Nazaré Tavares Zenaide
Professora DSS/UFPB e Presidente do CEDDHC

1. Apresentação

Esta oficina foi inicialmente construída a partir da experiência realizada com alunos de 2o grau – turno noturno – do Centro Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário, a partir do momento que na experiência como educadores em Direitos Humanos, nos defrontamos com atitudes preconceituosas e de negação de direitos relacionados aos sem-terra, face à divulgação na mídia a respeito das ocupações de terra.

A mídia em certas circunstâncias promove uma grande barreira cultural contrária aos direitos dos pobres, à medida que em determinadas reportagens reforça, o direito de propriedade e não o direito social da propriedade, privilegiando uma classe social em detrimento de outros setores sociais, dificultando o reconhecimento dos direitos econômicos e sociais dos sem tetos e sem terra.

Considerando que a educação para a cidadania exige o reconhecimento do direito de igualdade para todos os setores excluídos da sociedade, procurou-se, através desta oficina pedagógica, encontrar modos de sensibilizar os estudantes para o exercício da solidariedade, construir pontos de identificação dos estudantes com os demais setores populares excluídos, no sentido de favorecer um processo de reconhecimento dos Direitos Humanos como direito de todos.

A partir dos resultados alcançados nesta experiência em escola pública, outras oficinas de história de vida e Direitos Humanos foram realizadas com outros públicos como, militantes de Direitos Humanos,  policiais militares e civis.

2. Objetivos

-         articular coletivamente a história de vida no nível pessoal e a história social do segmento em que se está inserido;

-         mapear as questões sociais relacionadas aos Direitos Humanos, a partir de acontecimentos vivenciados historicamente;

-         construir coletivamente um mapa social dos Direitos Humanos a partir das histórias de vida.

3. Desenvolvimento da Oficina

3.1 Dinâmica de Apresentação

-         Em círculo, cada indivíduo se apresenta, falando o nome e um pouco da sua procedência.

3.2 Processo de Sensibilização

-         Dinâmica - Sonho dirigido: devidamente acomodada e de olhos fechados, cada pessoa realiza um exercício de rememorização dos principais acontecimentos da infância, adolescência e fase adulta, que associa com os Direitos Humanos, a partir da condução do facilitador;

-         Cartografia dos Direitos Humanos: desenhar sobre o papel um mapa dos principais acontecimentos que cada participante associa com os Direitos Humanos;

-         Processo de socializaçãoatravés da roda de registro: cada um vai apresentando seu mapa oralmente, partilhando com o grupo as vivências mapeadas;

-         O facilitador vai mapeando os acontecimentos traduzidos pelo grupo, de modo que ao final do último depoimento, o mapa coletivo seja construído;

-         A partir do mapa coletivo, o facilitador levanta os pontos comuns do grupo relacionados aos Direitos Humanos, fazendo uma reflexão teórica a partir dos eixos temáticos abordados pelo grupo.

a)      Questões Sociais  relacionadas ao tema Direitos Humanos:

  •  Abandono social

  • Maus tratos

  • Ociosidade, desemprego

  • Rebelião e superlotação nos presídios

  • Discriminação racial

  • Fome, miséria

  • Extermínio

  • Separação de casais

  • Violência social

  • Falta de políticas de educação, saúde e trabalho

  • Aborto

  • Exclusão social

  • Separação de casais

  • Sensacionalismo  da imprensa – abuso da liberdade de expressão

b)      Grupos alvos

-         Excluídos sociais:        Doentes mentais

Presidiários

Desempregados

Negros

Sem Terra

 

-         Outros:                         Policiais negros

Policiais

Crianças

Judeus

Africanos

 

-         Instituições e espaços   Prisões

envolvidos:                  Manicômios

GESTAPO

Família

Zona Rural

Academias de Polícia

Escolas

Estados

3.3 Processo de Reflexão Teoria-Prática

-         O facilitador, com base nas questões postas pelo grupo, sistematizadas no painel, aborda teoricamente sobre:

Direitos individuais, econômicos, sociais e culturais.

Tolerância

Desigualdade social

Diferenças culturais

Exclusão social

Discriminação/Preconceito/Estigma/Racismo

3.4 Processo de fechamento da oficina:

  • Questões para serem respondidas em grupo:

  •   Em que medida a partilha das histórias de vida contribuiu para nos aproximar da problemática  dos Direitos Humanos como algo de todos?

  • Em que a experiência da oficina afetou minha relação com o tema dos Direitos Humanos e com os setores empobrecidos e excluídos?

Bibliografia Consultada

BETO, Frei. Educação em Direitos Humanos in: Revista Véspera 272. São Paulo. 1993

CANDAU, Vera Maria. et. al. Tecendo a Cidadania – oficinas pedagógicas de direitos humanos.Petróplis. Vozes. 1995

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo. Cortez. 1991

FONTANA, Roseli A.Calção. Mediação pedagógica na sala de aula. Campinas. Autores Associados. 1996

HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias qualitativas na sociolo-gia. Petrópolis. Vozes. 1992

MONTENEGRO,Antonio Torres et. al. Engenheiros do tempo. Recife. Ed. Universitária da UFPE. 1995

Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Identidade. O uso de abordagens qualitativas na pesquisa em Serviço Social – um instigante desafio. São Paulo. PUC. Maio 1994

TOSI, Giuseppe. Proposta de Organização da Oficina de Trabalho Educação Popular e Direitos Humanos. IV Seminário Internacional Universidade e Educação Popular. João Pessoa. 1994.

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