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Foto: Teotônio Roque

DIREITO À VIDA

(artigos 3, 5, 12 e 29 da Declaração Universal de Direitos Humanos)

"Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade"

Constituição da República Federativa do Brasil, artigo 5º

 

1ª SUGESTÃO

Esta atividade pode ser desenvolvida, por exemplo, nas disciplinas de Geografia e Ciências Naturais.

O respeito à vida humana encontra-se fragilizado pela banalização da violência em nossa sociedade: mortes e outras violações à dignidade do ser humano aumentam em número e tornam-se cotidianas, passando a ser consideradas comuns. Paralelamente, os meios de comunicação colaboram para o agravamento desse quadro. É o que, por exemplo, acontece quando a mídia veicula imagens violentas, incentivando reações ainda mais agressivas.

  • a) Analise os programas de TV que conhece e indique três que contribuam para condicionar as pessoas a reagir violentamente. Explique por quê.

    b) Conhece algum caso em que alguma pessoa agiu claramente influenciada pelos meios de comunicação?

    c) Você conhece algum caso de atuação coletiva violenta condicionada diretamente pelos meios de comunicação?

    d) Pegue um jornal da última semana e faça uma lista de manchetes violentas e manchetes que indicam paz, harmonia e solidariedade. Quais são as conclusões que você pode tirar?

    e) Tente explicar por que, apesar de ver, ler ou assistir programas violentos pelos meios de comunicação, nem todos atuam violentamente.

    f) Analise os seus comportamentos violentos nos últimos dias desta maneira:

    •  
    • Faça uma lista deles (pensamentos, palavras, gestos e ações);
    •  
    • Explique por que agiu dessa forma;
    •  
    • Reflita se havia outra forma de atuação melhor, ou se há mecanismos que podem ser aplicados para modificarem os seus comportamentos violentos (se não os encontra, escute criticamente as idéias que lhe serão dadas pelo grupo).
  • g) Indique três propagandas que exaltem a violência ou valores que com ela contribuem. Explique.

    h) Observe atentamente o seu meio (família, amigos, trabalho, bairro...) e indique as sementes de violência que ali existem.

    i) Qual você crê que deva ser o primeiro passo para acabar com a violência estrutural? Como você se comprometeria pessoalmente (ou como grupo) nesse passo?

  • 2ª SUGESTÃO

    Esta atividade pode ser desenvolvida, por exemplo, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Ciências Naturais.

    Ler e discutir o seguinte texto, de autoria de Dalmo de Abreu Dallari, extraído do livro "Viver em Sociedade" (Editora Moderna, São Paulo, 1985).

    "A vida é necessária para que uma pessoa exista. Todos os bens de uma pessoa, o dinheiro e as coisas que ela acumulou, seu prestígio político, seu poder militar, o cargo que ela ocupa, sua importância na sociedade, até seus direitos, tudo isso deixa de ser importante quando acaba a vida. Tudo o que uma pessoa tem perde o valor, deixa de ter sentido, quando ela perde a vida. Por isso pode-se dizer que a vida é o bem principal de qualquer pessoa, é o primeiro valor moral de todos os seres humanos.

    O respeito à vida de uma pessoa não significa apenas não matar essa pessoa com violência, mas também dar a ela a garantia de que todas as suas necessidades fundamentais serão atendidas. Toda pessoa tem necessidades materiais, as necessidades do corpo, que se não forem plenamente atendidas levarão à morte ou a uma vida incompleta, que não se realiza totalmente e que já é um começo de morte. Assim, também, as pessoas têm necessidades espirituais, como a necessidade de amor, de beleza, de liberdade, de gozar do respeito dos semelhantes, de ter suas crenças, de sonhar, de ter esperança.

    Todos os seres humanos têm o direito de que respeitem sua vida. E só existe respeito quando a vida, além de ser mantida, pode ser vivida com dignidade."

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