Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

O Parlamentar e os Direitos Humanos, Manual
Manual de orientação ao parlamentar municipal, estadual e federal para a atuação em defesa dos direitos humanos e da cidadania
Deputado Orlando Fantazzini


AÇÕES PARLAMENTARES

Relacionamos exemplos de como a atividade parlamentar pode ser diversificada quando a luta é pela garantia dos direitos humanos. Com criatividade, equipe comprometida e vontade política, o parlamentar pode constituir uma agenda pró-ativa em cidadania e direitos humanos.
Muitas das sugestões relacionadas não podem ser viabilizadas somente pela atuação parlamentar. Requerem o melhor da ação política, ou seja, articular e organizar a colaboração de diferentes instituições públicas, empresas e pessoas. Quanto mais se conseguir organizar, melhores resultados se pode esperar.

CRIANÇAS E ADOLESCENTES

1) Estabelecer em leis a prioridade no atendimento às crianças e adolescentes nos serviços públicos de educação, lazer, saúde, cultura e formação profissional.

2) Fiscalizar a efetiva aplicação do caráter sócio-educativo das medidas constantes no Estaduto da Criança e do Adolescente - ECA.

3) Dar suporte e apoio necessários aos programas dos demais entes federativos destinados a promover os direitos das crianças e adolescentes. Ao invés de "colocar azeitona na empada dos outros", o parlamentar mostrará que é coerente com os princípios dos direitos humanos, e sua credibilidade aumentará.

4) Divulgar amplamente o conteúdo das normas constantes no ECA.

5) Constituir, quando for o caso, e fortalecer politicamente os Conselhos Tutelares, oferecendo a eles infraestrutura e apoio ao bom desenvolvimento de suas funções. Liberar um funcionário para servir ao Conselho durante certo período da semana, ou atuar para conseguir um espaço para a instalação do Conselho, por exemplo.

6) Fiscalizar permanentemente a qualidade nutricional da merenda escolar.

7) Estimular a criação de programas de prevenção a drogas e alcoolismo e de centros de tratamento à drogatização de crianças e adolescentes.

8) Auxiliar, por meios dos mecanismos legislativos, na apuração de crimes que envolvam suspeita de tráfico de órgãos e de crianças e adolescentes.

9) Empenhar esforços para a localização de crianças desaparecidas, como divulgar cartazes com fotos, anunciar na imprensa local, oferecer recompensas, disponibilizar números de telefones para o recebimento de informações, etc.

10) Adotar medidas para ampliar o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil- PETI -, do Governo Federal, e contribuir para combater os focos de trabalho infantil, contribuindo com o mapeamento das regiões e ramos de trabalhos que exploram a mão-de-obra infantil.

11) Estimular a criação de programas de assistência à população jovem moradora de rua.

12) Combater a exploração sexual infanto-juvenil, investigá-la por meio de CPIs, desenvolver campanhas de esclarecimento junto aos estabelecimentos comerciais, taxistas, agências de turismo, hotéis e escolas, assim como apoiar as famílias vítimas da exploração infanto-juvenil.

13) Desenvolver projetos de apoio e combate à violência e pela paz nas escolas.


MULHERES

1) Desenvolver e apoiar ações e campanhas de combate à violência contra a mulher.

2) Apoiar as casas-abrigo para as mulheres que estejam sofrendo ameaças.

3) Incentivar a organização de dados e informações sobre o perfil das mulheres no município e suas principais necessidades.

4) Estabelecer em leis políticas públicas específicas para as mulheres.

5) Garantir que todas as mulheres tenham acesso à hospitalização e leito no momento do parto.

6) Incentivar o desenvolvimento de programas especiais sobre a saúde da mulher, especialmente de prevenção ao câncer de mama, colo e útero.

7) Apoiar a ampliação da assistência nos casos de aborto legal.
8) Instituir leis estabelecendo punições aos estabelecimentos comerciais e instituições públicas que praticarem discriminações às mulheres.

9) Incentivar a criação de programas habitacionais voltados às mulheres carentes que sejam “chefes de família”.

10) Estabelecer rubricas e orçamento para programas específicos para a valorização da mulher.
11) Incentivar a criação de delegacias de polícia para investigar crimes de violência doméstica e de abusos contra a mulher.


AFRODESCENDENTES

1) Instituir leis que proíbam e estabeleçam sanções às práticas discriminatórias em razão da cor, raça e etnia.

2) Fazer levantamento em relação aos casos de discriminação no ente federado.

3) Instituir legislação voltada a estimular as empresas e estabelecimentos a contratarem pessoas negras.

4) Elaborar materiais de divulgação sobre atos de racismo, as leis e punições e como a vítima pode apresentar a sua denúncia.

5) Incentivar escolas e universidades a contribuírem com pesquisas sobre a situação e valorização da pessoa negra e diversidade racial da população brasileira.

6) Estabelecer programas de saúde voltados à prevenção e assistência às doenças específicas da população negra.


GAYS, LÉSBICAS, TRANSEXUAIS E BISSEXUAIS

1) Criar legislação que estabeleça sanções administrativas aos estabelecimentos e instituições que praticarem discriminação aos homossexuais.

2) Adotar incentivos de natureza fiscal às empresas que contratarem homossexuais.

3) Incentivar o desenvolvimento de programas educativos para as instituições policiais situadas no município, voltados ao respeito aos direitos dos homossexuais.

4) Apoiar programas educacionais voltados aos professores, educadores, pais e toda a comunidade escolar destinados a respeitar as diferenças e a pluralidade sexual.

5) Prever orçamento específico para programas a fim de combater a discriminação contra homossexuais.

6) Incluir nos levantamentos populacionais dados sobre a orientação sexual.


POVOS INDÍGENAS

1) Contribuir e fiscalizar a preservação e proteção das terras indígenas.

2) Não permitir a abertura de vias públicas, colocação de iluminação e urbanismo perto das reservas indígenas.

3) Promover, através dos meios de comunicação, a valorização da história e do patrimônio cultural dos povos indígenas, bem como a contribuição dos índios para a identidade nacional.

4) Combater todas as formas de preconceito e discriminação contra as pessoas indígenas.

5) Assegurar a efetiva participação dos povos indígenas nas instâncias e fóruns legislativos e outros de discussão sobre as políticas públicas.

6) Combater o preconceito e a discriminação contra os índios, assegurando que a educação respeite as diferenças e multiculturalismo.

7) Apoiar os programas escolares destinados à preservação da língua indígena.

8) Construir memoriais e obras simbólicas que valorizem a cultura do povo indígena.

9) Garantir o atendimento de saúde às comunidades indígenas.


IDOSOS

1) Garantir a aplicação da Lei 10.741/03.

2) Fiscalizar os postos do INSS, estimulando seus funcionários a tratar com respeito os idosos, intercedendo contra filas indignas.

3) Realizar inspeções nos asilos, fazendo com que se adaptem às normas legais.

4) Incentivar os estabelecimentos de farmácia a promoverem descontos na compra de medicamentos aos idosos.

5) Criar e canais abertos para o debate das políticas públicas voltadas ao idoso.

6) Garantir o atendimento prioritário às pessoas idosas nos estabelecimentos comerciais e demais entidades públicas e privadas municipais.

7) Incentivar a criação de centros de lazer e convivência para a terceira idade com atividades físicas, recreativas, pedagógicas, de lazer, etc.

8) Proceder, por meio de leis específicas, a adaptações urbanísticas a fim de facilitar a locomoção dos idosos no meio urbano.

9) Promover campanhas de conscientização sobre os direitos dos idosos e sobre a importância da lei que instituiu o Estatuto do Idoso.

10) Incentivar a criação de programas específicos na área da saúde, como os de psicologia e fisioterapia, voltados às pessoas idosas.

11) Incentivar a criação de casas-abrigo, na modalidade de asilo, para os idosos que dependam de tratamento permanente e que não possuam familiares.

12) Incentivar a criação de centros na modalidade de permanência provisória e temporária para idosos que necessitem de cuidados especiais por um período de tempo.

13) Criar e apoiar programas voltados ao combate da violência contra o idoso.

14) Elaborar leis que combatam a discriminação ao idoso no mercado de trabalho.

15) Favorecer o acesso dos idosos a cinemas, teatros e demais estabelecimentos de lazer e cultura.

16) Elaborar e estimular programas governamentais de preparação para a aposentadoria.

17) Apoiar e incentivar iniciativas que visem promover a escolarização e o ingresso na universidade de pessoas idosas.

18) Manter fiscalizações permanentes em asilos e centros de recolhimento do idoso.


PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

1) Adaptar as cidades para a acessibilidade não apenas ao meio físico, que é de extrema importância para as pessoas portadoras de deficiência motora, mas
também à comunicação e informação, temas fundamentais para as pessoas com deficiência auditiva e visual.

2) Elaborar e apoiar normas urbanísticas que facilitem o acesso das pessoas portadoras de deficiência física ao meio urbano. Instaurar progressivamente equipamentos básicos, como rampas nas calçadas, semáforos com sinais sonoros para cegos, telefones e banheiros públicos adaptados para o uso de paraplégicos e designar um órgão para proceder a rigoroso controle do cumprimento das medidas.

3) Contribuir na instituição do uso da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.

4) Incluir no sistema educacional a educação especial como modalidade educativa, abrangendo a educação infantil e o ensino fundamental.

5) Garantir obrigatoriamente vagas nas escolas para jovens portadores de deficiência.

6) Garantir o acesso de alunos portadores de deficiência aos benefícios conferidos aos demais estudantes, inclusive material escolar, merenda e bolsas de estudo.

7) Promover ações preventivas de acidentes do trabalho e de trânsito assim como de tratamento adequado às vítimas.

8) Criar centros e programas de reabilitação para as pessoas portadoras de deficiência.

9) Assegurar programa de distribuição de órteses e próteses, mesmo que seja através de convênios com instituições públicas ou privadas, estaduais e federais.

10) Apoiar e incentivar as práticas de esporte, cultura e lazer para as pessoas portadoras de deficiência.

11) Assegurar nos orçamentos recursos para a acessibilidade e demais programas destinados às pessoas portadoras de deficiência.

12) Criar e apoiar cursos de profissionalização e capacitação profissional de trabalhadores e servidores públicos portadores de deficiência.

13) Promover campanhas educativas para a integração da pessoa portadora de deficiência ao convívio social, assim como sobre seus direitos.

14) Apoiar e fornecer estrutura para o bom funcionamento dos Conselhos e fóruns municipais e estaduais de fiscalização e formulação de políticas para as pessoas portadoras de deficiência.

15) Investir a capacitação de agentes públicos e técnicos para que possam ser também agentes de conscientização e educação sobre a importância de se difundir as noções de inclusão, cidadania e dignidade dessas pessoas.
16) Garantir a carteira do “passe livre” aos portadores de deficiência, a fim de garantir, conforme previsão legal, a gratuidade nos transportes coletivos urbanos, intermunicipais e interestaduais.

16) Estabelecer por meio de lei consórcio intermunicipal destinado a unificar a carteira do “passe livre” nos transportes coletivos urbanos em municípios vizinhos.

SAÚDE MENTAL

1) Apoiar as iniciativas de fechamento dos hospícios e hospitais psiquiátricos e sua progressiva substituição por serviços diversificados e qualificados de atenção à saúde.

2) Fomentar a criação de uma rede articulada de serviços do SUS para atendimento das pessoas portadoras de sofrimento mental.

3) Incentivar a conscientização para que a população conheça as doenças mentais e como garantir cidadania aos portadores de sofrimento mental e seus familiares.

4) Fiscalizar os hospitais e pronto-socorros e garantir que eles atendam, pelo menos nos casos de urgência, os portadores de distúrbios psiquiátricos.

5) Criar leitos em enfermaria de saúde mental em todos os hospitais gerais.

6) Manter e ampliar centros de convivência, lares abrigados e outros centros de referência voltados a essa população.

7) Garantir a aquisição de medicamentos básicos para a saúde mental.

8) Realizar seminários sobre saúde mental abertos a profissionais e a toda a população.


MIGRANTES

1) Apoiar reformas na legislação a fim de garantir cidadania aos estrangeiros que escolheram o nosso país para trabalhar e contribuir com o desenvolvimento, bem como aos cidadãos que migram de uma região a outra do Brasil.

2) Criar programas de apoio e assistência aos migrantes e imigrantes, refugiados e asilados como cursos de português, de legislação brasileira, cursos profissionalizantes, etc.

3) Articular-se com entidades filantrópicas e religiosas para contribuírem com a assistência aos migrantes.

4) Viabilizar, por meio de lei, às crianças e adolescentes migrantes vagas nas escolas municipais e estaduais, quando for o caso.

5) Garantir atendimento aos migrantes nos serviços públicos.

6) Combater atos de preconceito e a discriminação contra migrantes.

7) Desenvolver propagandas nos meios de comunicação sobre o valor do migrante e refugiado, seu potencial para a formação de uma cultura multicultural bem como as razões que o colocaram nessa situação.

8) Incentivar políticas de geração de empregos que integrem os migrantes.

9) Destinar verbas para a implementação de ações comunitárias que favoreçam os migrantes.

10) Participação dos parlamentares nos fóruns e discussões sobre migrações internacionais, entre os quais, o Fórum da Amazônia, Encontro Sul-americano dos Governos, Mercosul, etc.

11) Modificar as legislações internas a fim de garantir a igualdade entre os direitos do estrangeiro aos dos nacionais.

12) Realizar inspeções e coletar informações a respeito das reais condições de vida dos migrantes.


SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE À VIOLÊNCIA

1) Constituir conselhos municipais, estaduais e regionais de segurança pública, com representação da população, a fim de debater as questões principais ligadas à política municipal de segurança pública. Esses conselhos também podem sugerir alternativas para ações contra a violência, monitorar a atuação dos policiais, sugerir ações sociais, etc.

2) Estimular o policiamento comunitário, garantindo maior proximidade dos policiais com a população.

3) Criar guardas municipais com o objetivo de reforçar o policiamento ostensivo da Polícia Militar e zelar por bens e serviços municipais como escolas, instituições públicas, áreas coletivas de lazer, vias públicas, etc.

4) Criar disque-denúncia para o recebimento de denúncias sobre crimes e reclamações sobre policiais.

5) Estimular a criação de banco de dados a fim de reunir informações sobre as regiões da cidade que possuem maior índice de violência, procurando saber quais os crimes mais comuns, horário em que acontecem, principais vítimas e possíveis criminosos.

6) Incentivar a criação de novas delegacias de polícia civil e batalhões da polícia militar em locais de alta criminalidade.

7) Propor a urbanização de todos os assentamentos humanos e principalmente os loteamentos onde haja criminalidade, não permitindo expansão dos locais violentos.

8) Propor que todos os loteamentos tenham iluminação e aberturas de vias públicas a fim de facilitar o policiamento.

9) Fiscalizar a ação de policiais e recomendar o afastamento dos policiais que atuem contra a própria profissão e que tenham práticas de abuso de autoridade e tortura e outras formas de violência.

10) Fomentar a integração de todas as polícias que atuem no município a fim de que possam se complementar e tornar sua ação mais eficaz.

11) Investir nos programas sociais profissionalizantes, escolares, de lazer e cultura destinados à juventude. Programas como “esporte à noite”, incentivo ao “hip-hop”, oficinas de dança, cursos de computador e internet nas regiões pobres têm gerado resultados bastante positivos no combate à violência, porque são alternativas de lazer e educação aos jovens que vivem na extrema pobreza.

12) Promover campanhas pelo desarmamento e apreensão de armas ilegais.

13) Incentivar a comunidade a denunciar fatos criminosos e suspeitas de pessoas envolvidas no crime organizado.

14) Apoiar programas de Proteção a Testemunhas e a Defensores de Direitos Humanos.


ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA

1) Contribuir na implementação da Lei 9.714/98, que estabelece as penas alternativas e restritivas de direito para quem cometeu crime punido com pena não superior a quatro anos, sem o emprego de grande violência ou grave ameaça e não for criminoso reincidente.

2) Fiscalizar as penitenciárias e demais locais onde existam pessoas sob custódia.

3) Auxiliar os projetos de construção de novas penitenciárias, disponibilizando áreas para a construção e ajustando as normas urbanísticas. A construção de uma penitenciária pode significar desenvolvimento e maior efetivo de policiais, além de significar potencial de mão-de-obra para as atividades econômicas do município.

4) Incentivar a profissionalização dos presos a partir da vocação e das principais atividades econômicas existentes nos municípios ou região.

5) Esclarecer a população sobre a importância das penas alternativas e como a comunidade pode ajudar na implementação das mesmas, sugerindo serviços e trabalhos importantes para o município e onde poderia ser utilizada a mão-de-obra dos condenados.

6) Organizar cadastros de empresas e empresários que desejarem empregar ex-presidiários.

7) Fomentar programas de reinserção do egresso do sistema penitenciário na comunidade e no mercado de trabalho.

8) Incentivar a população e familiares dos presos a visitarem as penitenciárias e denunciarem casos de violações aos direitos dos presos.

9) Contribuir na capacitação dos agentes penitenciários.

10) Viabilizar escolas e professores da rede municipal para o ensino fundamental e médio nas penitenciárias.

11) Criar serviços de saúde específicos para atendimento aos presos doentes.

12) Garantir atendimento e assistência aos presos portadores de doenças infecciosas e crônicas como as DST/AIDS, tuberculose, entre outras.

13) Garantir assistência jurídica e social aos presos.

14) Estimular convênios com as universidades para a realização de estágios dentro das penitenciárias.

15) Fazer sugestões e recomendações sobre melhorias possíveis na administração penitenciária.


ASSISTÊNCIA A VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA

1) Criar centros para atendimento às vítimas de violência com serviços de apoio jurídico, médico, psicológico e social.

2) Criar casas-abrigo para as vítimas de violência doméstica que necessitem abandonar suas residências.

3) Incentivar o voluntariado de profissionais e estudantes para atendimento nos centros de apoio às vítimas.

4) Incentivar instituições e empresas a criarem serviços de apoio às vítimas que sejam seus funcionários e familiares.

5) Estabelecer convênios com universidades e faculdades para atendimento às vítimas da violência.

6) Criar disque atendimento para o oferecimento de orientação e apoio à vítima através do telefone.

7) Prever incentivos para que as empresas jurídicas possam apoiar programas de apoio à vítima de violência.

8) Firmar convênios com os governos estaduais e federal para a implantação dos centros de atendimento.


MEIO AMBIENTE SADIO E EQUILIBRADO

1) Preservar o meio ambiente, definindo locais a serem especialmente protegidos (unidades de conservação) e exigindo estudo prévio de impacto ambiental para atividades ou obras que possam causar degradação ambiental.

2) Dar publicidade e prestar informações à população sobre todos os atos da administração pública relativos ao meio ambiente.

3) Promover e incentivar a educação ambiental e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.

4) Contribuir com as autoridades policiais e do Ministério Público para que haja o cumprimento da legislação ambiental e punição de quem a desrespeita.

5) Criar estrutura física e de recursos humanos para uma boa fiscalização do meio ambiente visando prevenir ou interromper danos ambientais e impondo ao seu causador o dever de reparar os danos causados.

6) Ampliar os mecanismos de proteção da fauna e da flora, o patrimônio histórico, cultural, artístico, turístico e paisagístico.

7) Vincular as políticas de desenvolvimento urbano à sustentabilidade ecológica.

8) Criar e apoiar os conselhos de proteção ao meio ambiente.

9) Realizar ações contínuas para conscientização da população sobre o bom uso dos recursos naturais e hídricos.

10) Promover a educação para a coleta seletiva do lixo em toda a cidade, incentivando a reciclagem como forma de proteção ambiental e geração de renda.


CULTURA, LAZER E ESPORTE

1) Incentivar a criação de políticas de cultura, esporte e lazer orientadas pelos seguintes princípios: fortalecimento dos direitos e liberdades fundamentais; pleno desenvolvimento da personalidade; incentivo às práticas de tolerância; respeito à diversidade de gênero e cultura, grupos raciais, étnicos, religiosos e lingüísticos.

2) Criar conselhos e fóruns para a participação da sociedade nos processos de decisão cultural.

3) Viabilizar recursos orçamentários para a promoção de políticas ligadas à cidadania cultural.

4) Ampliar e distribuir melhor os equipamentos culturais das cidades, tradicionalmente concentrados nos centros urbanos, para as áreas com forte concentração de jovens e população de baixa renda.

5) Valorizar e apoiar as manifestações culturais e os artistas locais, mesmo aqueles não profissionalizados ou não reconhecidos, oferecendo-lhes condições materiais de trabalho.

6) Criar leis de incentivo direto à cultura.

7) Estabelecer fóruns amplos de debate com os atores sociais e culturais sobre as identidades locais e regionais.

8) Incorporar artes e expressão cultural nos currículos escolares como tema transversal.

9) Criar políticas culturais específicas para os jovens e idosos, especialmente os da periferia, viabilizando o desenvolvimento da auto-estima e inserção social.

10) Incentivar a abertura das escolas municipais e estaduais nos finais de semana com atividades recreativas e culturais para a comunidade do bairro.

11) Incentivar o tratamento dos temas de direitos humanos nas produções artísticas, tais como artes plásticas, vídeos e peças de teatro.

12) Propor parcerias com o setor privado e o terceiro setor na formulação e execução de programas de educação em direitos humanos.


ÉTICA NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

1) Procurar comprometer os meios de comunicação com a educação para os direitos humanos, na difusão dos valores éticos, educativos e cidadãos.

2) Constituir fóruns para a discussão da campanha “Quem financia a baixaria é contra a cidadania”, que tem como objetivo incentivar a comunidade a debater a qualidade dos programas da televisão.

3) Propor aos dirigentes dos meios de comunicação a veiculação da propaganda da campanha (que pode ser obtida junto à Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados).

4) Propor e estimular programas educativos nos meios de comunicação.

5) Incentivar e apoiar as rádios locais, inclusive as comunitárias e universitárias, como meios através dos quais a própria comunidade pode expressar suas idéias e pensamentos.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar