O
que significa ser humano
O que significa ter um direito os direitos humanos
A construção dos dh da perspectiva
histórica à actualidade
A educação para
os direitos humanos na escola
O enquadramento dos direitos humanos no contexto
escolar
Pontos essenciais para o desenvolvimento do currículo:implicações...
Uma proposta de currículo para trabalhar
os direitos humanos
Abordagem pedagógica
dos Direitos Humanos
Princípios pedagógicos
Metodologias e estratégias
Actividade: planos de aula e outras sugestões
de trabalho
Ficha
01 As qualidades essenciais do ser humano
Ficha 02 Ter um direito os direitos humanos
Ficha 03 A árvore dos direitos
Ficha 04 A cidade dos direitos
Ficha 05 Um país justo
Ficha 06 A violação quotidiana dos
direitos humanos
Ficha 07 Situação com seres humanos
Ficha 08 O racismo
Ficha 09 A discriminação cultural
e social dos ciganos
Ficha 10 O Apartheid a segregação
dos negros
Ficha 11 Os imigrantes ilegais
Ficha 12 Os refugiados
Ficha 13 - Meninos diferentes, meninos iguais
a multiculturalidade
Ficha 14 O desacordo
Ficha 15 - Solucionar problemas
Ficha 16 O trabalho infantil em Portugal
Ficha 17 O nazismo
Ficha 18 Viver os direitos humanos
Instrumentos
Jurídicos versões simplificadas
A Declaração Universal dos Direitos
Humanos
A Convenção Internacional dos Direitos
da Criança
A Convenção Européia dos Direitos
do Homem
Um
Glossário de Direitos
Humanos *
Acção
Afirmativa
Assembléia Geral das
Nações Unidas
Assinar
Auto-Determinação
Carta das Nações
Unidas
Carta Internacional dos Direitos
Humanos
Codificação, codificar
Comissão de Direitos
Humanos
Comunidade de Direitos Humanos
Conselho Econômico e Social
ECOSOC
Convenção
Convenção sobre
a Eliminação de
todas as Formas de Discriminação
contra as Mulheres
Convenção sobre
os Direitos das Crianças
Declaração
Declaração Universal
dos Direitos Humanos
Direitos Ambientais, Culturais
e de Desenvolvimento
Direitos Civis e Políticos
Direitos Colectivos
Direitos Econômicos, Sociais
e Culturais
Direitos Humanos
Direitos Legais
Direitos Morais
Direitos Naturais
Direitos Políticos
Estado
Estados-Membros
Estado(s) parte(s)
Genocídio
Inalienável
Indivisível
Interdependente
Lei Consuetudinária Internacional
Não Vinculativo
Organizações Intergovernamentais
OIG
Organização Internacional
do Trabalho OIT
Organizações Não-Governamentais
ONG
Pacto
Pacto Internacional dos Direitos
Civis e Políticos
Pacto Internacional dos Direitos
Econômicos, Sociais e
Culturais
Povos Indígenas
Protocolo
Ratificação, Ratificar
Reservas
Tratado
Materiais
Livros para trabalhar os Direitos Humanos
Organismos
Conclusão
Referências
Bibliográficas
Anexos
- Textos de Apoio às
actividades
01 Uma
Proposta de Currículo
para trabalhar os Direitos Humanos
– Pág.22
1.1
- Conceitos Fundamentais
- A Humanidade/o ser humano;
pessoa, natureza humana; a dignidade
da pessoa humana, as qualidades
essenciais
- Necessidades humanas; necessidade
e direitos humanos, direitos
naturais; as características
dos direitos humanos(universais,
interdependentes e eindivisíveis);
direitos e deveres
1.2
- Princípios e Valores
- Liberdade; autonomia;respeito;
reciprocidade; cuidado;igualdade,
justiça; não discriminação...
- Valores cívicos; democráticos;
a diversidade; o pluralismo,
a igualdade de oportunidades;
a cidadania...
1.3
- Questões de Direitos
Humanos
- Violação por
direitos não reconhecidos;
violações por
direitos negados; violações
por direitos dificultados ou
restringidos; situações
de discriminação;
a guerra, os refugiados; os
desempregados; os trabalhadores
ilegais...
- As questões de direitos
humanos na escola, no bairro,
na comunidade, no país,
no mundo...
1.4
- A promoção dos
Direitos Humanos
- Acções concretas;
campanhas...
1.6
– Instituições
ONU
UNICEF
Altos Comissariados da ONU
UNESCO
Conselho da Europa
Tribunal Europeu dos Direitos
Humanos
Amnistia Internacional
Provedoria de Justiça
Materiais – Livros para
trabalhar os Direitos Humanos