Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

Portugal
Subsídios Educação em Direitos Humanos

Trabalhar os Direitos Humanos em Contexto Escolar
Da Compreensão aos Instrumentos

Maria Rosa Afonso
PDF 0,26 MB


Introdução

Falar de Direitos Humanos
A educação para os direitos humanos na escola
Abordagem pedagógica dos Direitos Humanos
Instrumentos Jurídicos – versões simplificadas
Um Glossário de Direitos Humanos
Materiais
Conclusão
Referências Bibliográficas
Anexos

 

 


Introdução

Falar de Direitos Humanos

O que significa “ser humano”
O que significa ter um direito – os direitos humanos
A construção dos dh – da perspectiva histórica à actualidade

A educação para os direitos humanos na escola

O enquadramento dos direitos humanos no contexto escolar
Pontos essenciais para o desenvolvimento do currículo:implicações...
Uma proposta de currículo para trabalhar os direitos humanos

Abordagem pedagógica dos Direitos Humanos

Princípios pedagógicos
Metodologias e estratégias
Actividade: planos de aula e outras sugestões de trabalho

Ficha 01 – As qualidades essenciais do ser humano
Ficha 02 – Ter um direito – os direitos humanos
Ficha 03 – A árvore dos direitos
Ficha 04 – A cidade dos direitos
Ficha 05 – Um país justo
Ficha 06 – A violação quotidiana dos direitos humanos
Ficha 07 – Situação com seres humanos
Ficha 08 – O racismo
Ficha 09 – A discriminação cultural e social dos ciganos
Ficha 10 – O Apartheid – a segregação dos negros
Ficha 11 – Os imigrantes ilegais
Ficha 12 – Os refugiados
Ficha 13 - Meninos diferentes, meninos iguais – a multiculturalidade
Ficha 14 – O desacordo
Ficha 15 - Solucionar problemas
Ficha 16 – O trabalho infantil em Portugal
Ficha 17 – O nazismo
Ficha 18 – Viver os direitos humanos

Instrumentos Jurídicos – versões simplificadas

A Declaração Universal dos Direitos Humanos
A Convenção Internacional dos Direitos da Criança
A Convenção Européia dos Direitos do Homem

Um Glossário de Direitos Humanos *

Acção Afirmativa
Assembléia Geral das Nações Unidas
Assinar
Auto-Determinação
Carta das Nações Unidas
Carta Internacional dos Direitos Humanos
Codificação, codificar
Comissão de Direitos Humanos
Comunidade de Direitos Humanos
Conselho Econômico e Social ECOSOC
Convenção
Convenção sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres
Convenção sobre os Direitos das Crianças
Declaração
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Direitos Ambientais, Culturais e de Desenvolvimento
Direitos Civis e Políticos
Direitos Colectivos
Direitos Econômicos, Sociais e Culturais
Direitos Humanos
Direitos Legais
Direitos Morais
Direitos Naturais
Direitos Políticos
Estado
Estados-Membros
Estado(s) parte(s)
Genocídio
Inalienável
Indivisível
Interdependente
Lei Consuetudinária Internacional
Não Vinculativo
Organizações Intergovernamentais OIG
Organização Internacional do Trabalho OIT
Organizações Não-Governamentais ONG
Pacto
Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos
Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais
Povos Indígenas
Protocolo
Ratificação, Ratificar
Reservas
Tratado

Materiais

Livros para trabalhar os Direitos Humanos
Organismos

Conclusão

Referências Bibliográficas

Anexos
- Textos de Apoio às actividades

 

01 Uma Proposta de Currículo para trabalhar os Direitos Humanos – Pág.22

1.1 - Conceitos Fundamentais
- A Humanidade/o ser humano; pessoa, natureza humana; a dignidade da pessoa humana, as qualidades essenciais

- Necessidades humanas; necessidade e direitos humanos, direitos naturais; as características dos direitos humanos(universais, interdependentes e eindivisíveis); direitos e deveres

1.2 - Princípios e Valores
- Liberdade; autonomia;respeito; reciprocidade; cuidado;igualdade, justiça; não discriminação...

- Valores cívicos; democráticos; a diversidade; o pluralismo, a igualdade de oportunidades; a cidadania...

1.3 - Questões de Direitos Humanos
- Violação por direitos não reconhecidos; violações por direitos negados; violações por direitos dificultados ou restringidos; situações de discriminação; a guerra, os refugiados; os desempregados; os trabalhadores ilegais...

- As questões de direitos humanos na escola, no bairro, na comunidade, no país, no mundo...

1.4 - A promoção dos Direitos Humanos
- Acções concretas; campanhas...

1.5 - Instrumentos Jurídicos
Versões simplificadas das...

1.6 – Instituições
ONU
UNICEF
Altos Comissariados da ONU
UNESCO
Conselho da Europa
Tribunal Europeu dos Direitos Humanos
Amnistia Internacional
Provedoria de Justiça


Materiais – Livros para trabalhar os Direitos Humanos

^ Subir

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar
td>Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055-84-3221-5932 / 3211-5428 - Skype: direitoshumanos - dhnet@dhnet.org.br