Educando
para a Cidadania
Os
Direitos Humanos no Currículo Escolar

A QUÍMICA E A
CIDADANIA
A Química é uma ciência relativamente
nova, uma ciência de atividades modernas, uma ciência elitista. É
elitista porque utiliza uma linguagem própria, trabalha com códigos,
usa pormenores, seu conteúdo não é visualizado na rotina de sala de
aula. Além desta abstração teórica, utiliza, como sala ambiente, um
laboratório e um instrumental todo específico e seletivo.
A disciplina de Química pode ser
contestada por sua fragmentação em relação à Física, à Biologia,
onde a não interdisciplinariedade embota a compreensão do todo. Mas a
Química se faz necessária para a compreensão de fenômenos de
desenvolvimento invisível aos nossos olhos. Faz-se necessária para a
compreensão para a interpretação de situações lógicas,
quantitativas, que ocorrem ao nosso redor, que vivemos, às vezes, sem
fazer a ligação com a ciência como um todo.
Um estudante vê a Química como uma
ciência a ser estudada a partir de um ritual: deve-se colocar um
avental, realizar experiências com líquidos ou com pó (ambos de odor
geralmente desagradável), manusear o maior número de vidrarias
possível e obter um resultado conhecido ou esperado teoricamente. Nas
conversas de sala de aula, o aluno quer saber como se faz uma bomba
atômica ou está curioso para realizar experiências aventureiras,
como, por exemplo, aquelas que trarão como conseqüência pequenas
explosões. O aluno acredita que a Química, através de seus
fenômenos, só ocorre em laboratório.
Criou-se, através dos tempos, dos
quadrinhos, da literatura vulgar, filmes, desenhos animados, a idéia de
que o tipo físico do cientista, do professor de Química (explora-se
uma imagem masculina) é o “baixinho, que usa avental, careca, poucos
cabelos em desalinho, linguagem de pouca compreensão”. Em síntese,
algo de “louco” e com estilo de vida anormal, se comparado às
demais pessoas. Esta rotulação sugere outra batalha a ser travada: a
desmistificação da imagem física, isto é, do cientista. A ciência
não é privilégio de qualquer tipo de pessoas, seja quanto a raça, a
religião ou sexo. Não é preciso possuir determinado biotipo para
mergulhar no mundo da Química. Isto exige uma adaptação, uma
transformação, uma nova abertura e desmistificação do próprio
educador. Necessita-se viver a Química rotineiramente, explicando uma
série de fenômenos que nos ocorrem no dia-a-dia, não pensando na
ciência Química somente a partir de uma sala ambiente como o
laboratório, mas vinculando-a, inicialmente, com todos os fenômenos da
vida. Não é teorização de sala de aula, mas realização de
atividades experimentais também neste local. Buscar no pátio, na rua,
um local de estudo e de interpretação de fenômenos químicos.
Para chegarmos a esta ambientação mais
ampla que o laboratório ou que a teorização na sala de aula,
necessitamos, também, rever os conteúdos que são trabalhados,
selecionados e padronizados, muito antes de começarmos a estudá-los
como alunos e, após, como professores. Devemos ter claro que o aluno
nem sempre irá especializar-se em Química, que o seu contato com a
Química pode fixar somente nos três anos do segundo grau. O estudante
precisa de uma visão generalista dos fenômenos químicos, não
fragmentada, não teoricista e não supérflua para o momento que está
vivendo. Não necessita fazer parte de um grupo de disciplinas que
assunta, que impõem medo em busca de auto-afirmação.
Quando o professor vai lecionar numa
escola pública noturna da periferia ou de uma cidade da região
metropolitana, terá como clientela: adolescentes que necessitam
trabalhar para ajudar em casa; estudantes que possuem como realidade do
dia-a-dia um trabalho ou oficina mecânica ou em supermercado, num
emprego doméstico, ou atrás de um balcão de loja comercial, ou
andando pelas ruas como contínuo. São estudantes que falam e vivem em
um mundo onde o que lhes é próximo é o trabalho, o dinheiro, a
família, o sexo, os esportes, as drogas, a aparência física e a moda,
a admiração por carros e motos, a aversão à política, a
insatisfação por serem pobres, o “tirar nota boa”, o consumir a
partir do que mais observam, que é a televisão. Não é possível
falar-se de números quânticos, de hibridação de orbitais, de
processo óxido-redução, desvincular-se da realidade do aluno,
elitizando ainda mais o estudo da Química.
Quando se estuda as propriedades da
matéria, deve-se mostrar que a densidade não pode ser fragmentada
entre massa e volume. Isto pode ser visto como o uso de tachinha, de
prego e de grande prego, buscando, assim, para a sala de aula, esses
outros materiais do dia-a-dia do aluno. até seu próprio corpo pode
conduzir a uma relação com o espaço urbano e a massa populacional,
fazendo-se uma reflexão sobre o resultado de tantas pessoas estarem
juntas sem medir se há espaço para todas. Ao estudar a natureza dos
corpos, com material simples, com produtos de limpeza, de polimento, de
acabamento em pintura e obra de alvenaria, na busca de maior
interpretação de fenômenos da rotina de trabalho dos alunos.
O consumo alimentar industrializado pode
ser analisado e questionado a partir de uma lista de códigos de
aditivos químicos alimentares, onde o aluno poderá saber o que está
comendo, o que é aquela substância química colocada no seu alimento,
a que grupo químico pertence, o que ela pode causar, quais as
possíveis reações químicas que podem ocorrer no seu organismo, o que
a OMS está fazendo, identificando, em rótulos e embalagens, os ativos
químicos alimentares. O aluno estará sabendo se os seus direitos
estão sendo respeitados, será mais seletivo na sua alimentação, irá
refletir mais sobre o que é anunciado nos meios de comunicação e o
que ele precisa realmente consumir.
Usando vinagre e leite de magnésio é
possível ao aluno fazer uma reação química que lhe explique a
função de medicamentos no combate à acidez estomacal. Conhecerá a
cal virgem e a água nas reações químicas de formação de cal
hidratada para a construção de uma obra de alvenaria.
Através da queima de uma vela, de uma
folha de papel, de um pedaço de madeira, é possível ao aluno
compreender a combustão celular, a obtenção de energia e, a seguir,
analisar a crise energética, as fontes energéticas, a energia nuclear,
suas finalidades e o que pode causar, assim como o uso, para outros
fins, dos elementos radioativos. A partir desta análise, cabe ao aluno
ver o aspecto político da questão: qual o papel do governo e da
sociedade no desenvolvimento da energia nuclear? E cabe ao professor ser
claro quanto a sua posição perante a situação. O professor de
Química não pode ser uma pessoa alienada, neutra. Deve defender suas
posições perante os alunos, não os inibindo quando queiram defender
posições antagônicas. Demos outros exemplos:
A partir do estudo das nomenclaturas e
das propriedades físicas e químicas das substâncias, torna-se
possível ao aluno saber que produtos químicos compõem a receita
indicada pelo médico ( a partir da leitura de bulas é possível
analisar o efeito das substâncias no nosso organismo e os prejuízos da
auto-medicação, questionando a causa desta prática).
Em uma técnica de redescoberta, como
gotejar vinagre em vários tipos de leite, pode-se possibilitar a
aplicação do método científico dedutivo, sem a necessidade de fixar
nomes de etapas ao roteiro, como hipótese, diagnóstico, prognóstico,
variável dependente, variável interveniente, etc, o que pode conduzir
a uma burocracia que monopoliza a atenção do aluno em detrimento da
pesquisa científica.
A partir da pesquisa científica, no
campo da Química, é possível analisar a sua importância, a postura
do governo, a mão-de-obra potencial, a evasão no mercado de trabalho,
a busca de melhores condições de trabalho fora do país, o convite de
outros países aos pesquisadores nacionais, os valores aplicados a essa
mesma pesquisa científica e o retorno obtido.
O equilíbrio da natureza e a
correlação com os fenômenos químicos podem ser vistos através de
reações químicas mensuráveis, com o retorno do produto ao meio
ambiente. Isto pode ser trabalhado a partir da queima de óleo diesel,
da queima de tiras da borracha ou de palha de aço, buscando analisar as
conseqüências da poluição ambiental, do efeito estufa, do
desmatamento, da necessidade de reciclagem do lixo. Que excelente tema
integrador para a interdisciplinariedade.
A separação de mistura através da
filtração e com o destilador construído pelos alunos mostra a
necessidade da potabilização da água, da higiene para com as
verduras, frutas e legumes, como deve ser feito o processo de
perfuração de poços, a limpeza e conservação de produtos
hortigranjeiros, aproveitamento integral dos alimentos (folhas, cascas e
sementes). A troca de receitas e a experimentação de bolinhos de casca
de batata inglesa, podem mostrar como desperdiçamos essa casca de
batata, por exemplo, na esteira geral de tantos desperdícios de
alimento.
Entre muitas alternativas práticas de
metodologia de ensino de Química cabe, sempre ao professor despertar o
interesse e a compreensão do aluno, sem desvincular a Química do
cotidiano. E nessa perspectiva, e só nela, que a ciência, e a Química
em particular, podem ter especial significação para o despertar de uma
consciência de cidadania e para a ação dos cidadãos organizados, no
sentido de qualificar sempre mais a vida neste planeta.
Luiz Antônio Garcia
Feijó
Educador na Escola Estadual
Antônio de Castro Alves, em Alvorada, e no Colégio Anchieta, em
Porto Alegre. Atua também no campo de educação de deficientes
auditivos. |