Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

      

Cartilha da Paz

 

A presente cartilha visa colocar nas mãos do maior número possível de cidadãos de todos os países do mundo, em todas línguas,  um conhecimento essencial das causas da violência e dos princípios e meios de despertar a Paz consigo mesmo, com os outros e com a natureza

 

As causas da violência

No Indivíduo 

A  violência começa na mente de cada um de nós por uma idéia fantasiosa de que somos separados do mundo. Por isto, surge o apego a tudo que nos dá prazer e a rejeição a raiva e o ódio a tudo o que nos ameaça, sejam coisas, pessoas ou idéias. Do apego, surge o orgulho, o medo da perda , a desconfiança, o ciúme e a intolerância no plano das emoções, o que afeta o corpo levando ao estresse, à doença e ao sofrimento, aumentando ainda mais a sensação de sermos separados. Está criado um círculo vicioso repetitivo individual que abre um circulo coletivo. 

Na Sociedade  

O ser humano desajustado, cria, por sua vez, uma sociedade desajustada, com uma cultura de violência e guerra, com fragmentação multidisciplinar do conhecimento, produto de uma dominação do masculino racional e uma repressão do amor feminino, com extremismos e conseqüente intolerância política, religiosa e nacionalista e com o predomínio de valores destrutivos ..

A vida social é dominada pela competição , conflitos violentos, terrorismo e guerras.

A vida econômica é caracterizada por extremos consumismo, pobreza , riqueza e exploração desenfreada dos recursos naturais.  

Na Natureza  

Esta sociedade desajustada, além de reforçar a formação do desequilíbrio individual, destrói a natureza, polui a matéria, destrói a vida e intervem nas programações genética e nuclear.

Por sua vez, a destruição progressiva da natureza ameaça a vida de cada um de nós. E, assim, está fechado o círculo vicioso do nosso suicídio coletivo.  

Como despertar a Paz?  

É necessário um novo conceito e processo de Educação pela Paz tal como é definido pela Unesco: Aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.

É indispensável, também, um novo conceito de Terapia que abranja, além da Terapia Individual, uma Terapia Social ( incluindo a Organizacional.) e uma Terapia Ambiental.

Tanto a Educação como a Terapia precisam alcançar três níveis de Ecologia e de Consciência.

Ecologia e consciência pessoal 

A Paz existe em cada um. Ela precisa ser despertada no íntimo, primeiramente, utilizando-se a Educação pela Paz. A Paz do corpo, através de relaxamento, massagens e alimentação adequada. A Paz de coração, cultivando a alegria com canto, dança e música, despertando o amor, que quer a felicidade de todos os seres vivos, e a compaixão, que alivia a dor e a infelicidade de todos os seres. Enfim, ficando cada vez mais conscientes da nossa raiva, ciúme, orgulho e apego na hora em que se apoderarem de nós. Diferentes psicoterapias completam este processo. A Paz de espírito se obtém acalmando a agitação mental e descobrindo a nossa verdadeira natureza através da meditação. Isto significa descobrir a interdependência de tudo, pela ativação da Sabedoria inseparável do Amor, dando fim à fantasia da separatividade.  

Ecologia e consciência social 

A Cultura de Paz é alcançada, além da Educação pela Paz, pela prática dos grandes valores como a Verdade, a Justiça, a Beleza, a Tolerância, a Liberdade e a Solidariedade. Não há mais lugar para os preconceitos nos manuais escolares, bem como os conceitos de “guerra justa” e “do direito da força”.Deve-se substituí-los pela força do Direito, mais especialmente pela Declaração dos Direitos Humanos.É preciso reequilibrar os gêneros masculino e feminino e introduzir a Transdisciplinaridade nas escolas e universidades.  

A Paz na sociedade é obtida através do desenvolvimento do espírito de cooperação e de sinergia a serviço de propósitos superiores. Convém que os organismos  e as empresas usem gerenciamento participativo, união da efetividade masculina e da afetividade feminina, assim como, no tratamento dos conflitos, a mediação e o diálogo com esforço de compreensão mútua.  

A Paz no domínio da Economia é obtida pela eliminação da fome e das desigualdades socioeconômicas, incentivo à simplicidade voluntária e conforto essencial, fomento a comunidades auto sustentaveis, tais como  ecovillages, redução do consumo dos países ricos em níveis ecologicamente viáveis; pesquisa e experimentação de novos sistemas econômicos integrados.

Ecologia e consciência planetária  

A Paz com o meio ambiente implica harmonia com a Matéria, respeito à Vida sob todas as suas formas, pesquisa aprofundada da Programação genética e nuclear, visando evitar erros danosos, recuperando o que foi deteriorado,  num constante programa de proteção ambiental.(Fig.4).  

Campos de aplicação da cartilha  

A estrutura e conteúdo desta cartilha, constituem um resumo da Teoria Fundamental da Unipaz e de quinze anos de experiência. ( www.unipaz.org.br.). Ela pode ser aplicada em palestras, em um seminário de 12 horas, intitulado Arte de Viver em Paz ( Unesco 2001), em um plano educacional , ou de gestão de comunidades, organizações e   empresas.  

Pierre Weil

Prêmio UNESCO de Educação para Paz 2000.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar