Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

VÍDEO

PADRÃO DIGITAL VCD | DVD PLAYER | LANÇADO O D-VHS 6x MAIS QUALIDADE QUE O DVD
DICAS DE ECONOMIA | STANDBY - TODA COMODIDADE TEM UM PREÇO
CUIDADOS COM EQUIPAMENTOS PARADOS
NOVAS MÍDIAS AO ALCANCE DO EDUCADOR
 NOVA GERAÇÃO DE VIDEOS VHS | VIDEO 3D | 2, 3, 4 E 6 CABEÇAS | AI | CHANNEL GUARD |
| CLOSED CAPTION | HI-FI | SAP | VCR-PLUS | PAL-M | NTSC | S-VHS |


Hoje não há mais como viver sem os aparelhos de video. São eles que proporcionam grande popularização da informação, a diversão e até mesmo o passa tempo.

Seja para novelas, filmes, musicais, jogos, noticiários, a TV ainda terá muitos anos pela frente. Mas não há de se negar, a tecnologia evolui, os equipamentos que no mundo do audio e video aparenta ser lenta ou estável. Nem sempre isso é verdade.

Conheça aqui termos, recursos e curiosidades em VIDEO e Home Theater.

O conteúdo deste site não deve ser copiado ou publicado sem menção ao autor.

Italo Valerio

 
Procure pelo seu mais novo guia de acesso a tecnologia, o CD-Rom "Aprendendo tecnologias".  Um material dedicado aos leigos e experientes, com linguagem fácil e dinâmica,  tudo interativo com videos, fotos e ilustrações falando de conexões, Videos K7, DVD, Video Laser, Câmeras e muito mais.
Mais informações

 


D-VHS, A NOVA GERAÇÃO DIGITAL DO VHS

O que seria um equipamento com as seguintes caracteristicas?:

        - Tem qualidade de imagem superior ao DVD (mais de 1900 linhas)
        - Armazena mais de 10X informação que o disco DVD (DVD=4.7GB, DVHS=50GB)
        - Grava mais tempo de video que o maior disco DVD, o DVD-18(dupla face, até 8hs) chegando a 24Hs por mídia.
        - Suporta Dolby digital 5.1
        - Possui saída componente
        - Possui conexões fireware, S-VHS e video-composto
        - Usa formato de fita reconhecido mundialmente
        - Custa menos que um video-gravador DVD(US$4500,00), custando em torno de US$1300,00
        - Possui menu interno programável organizado por categoria (filmes, documentarios, musicais...) localizando rapidamente na fita ou indicando qual fita colocar, com capacidade para cerca de 2000 registros.
        - Esse e outros recursos inéditos.

        O novo equipamento da JVC, o video D-VHS HM-DH30000 é um video-k7
digital do futuro, sendo uma das melhores formas para guardar grandes
quantidades de videos de alta qualidade, já no padrão HDTV (a nova geração de TVs e emissoras que chegarão nos próximos anos). Naturalmente o padrão adotado neste vídeo é o ATSC, americano. Resta saber qual será o padrão adotado no Brasil para podermos aproveitar esta novidade.
        O video possui tecnologia retroativa, ou seja, também é capaz de reproduzir antigas fitas VHS e S-VHS.
        O lançamento da JVC pode ser "namorado" pelo site da B&H na seção de
vendas de VCRs D-VHS.
http://www03.bhphotovideo.com (características) ou
http://www03.bhphotovideo.com

voltar - back

DVD PLAYER

O DVD trouxe muitas vantagens no mundo do video doméstico, capaz de reproduzir com melhor qualidade de imagem que um video VHS, som digital 5.1 (só funciona com modernos receivers para home-theater), disco bem menor que seu antecessor, o LD, e com certeza a maior delas, a interatividade através de menus animados gravados nos discos que possibilitam navegar por suas opções.

A produtora pode gravar no disco opções diversas como legendas e dublagem em várias linguas, ângulos de filmagem alternativos, making-off, listas em texto, dentre outras possibilidades, como se voce estivesse usando um computador comum com CD-Rom. Mas note bem que tudo isso depende unica e exclusivamente do disco, portanto haverá discos DVD que não terão nem metade desses recursos, e há casos que até a imagem é inferior a uma velha cópia de fita VHS.

Uma característica que não agradou a ninguem, exceto as gravadoras, é o bloqueio de funcionamento por região, ou seja, CDs produzidos e distribuidos nos EUA não funcionam nos DVDs nacionais, o aparelho ejeta o CD, muito embora já existam "macetes" para driblar este problema em vários modelos. Em resumo, a região 1 abrange os EUA e a região 4 abrange o Brasil.

Na hora de comprar um disco DVD verifique a região indicada na capa, se tiver um símbolo escrito "ALL" é porque ele aceita funcionar em qualquer aparelho, se for "1" será melhor conferir antes o seu manual para saber se aceita.

Os discos poderão vir gravados no formato 4:3 (formato de nossas TVs) ou 16:9 widescreen (para TVs retangulares, mais largas). O único problema de assistir um filme 16:9 (boa parte dos filmes de hollywood) é que a imagem ou ficará com uma faixa preta em cima e em baixo, ou ficará achatada pelas laterais.

A resolução horizontal máxima é de cerca de 500 linhas em 4:3 e 700 em 16:9. Mas isso dependendo das conexões, pode ser que a imagem será tão boa como a de um bom video VHS com uma boa fita e imperceptível se comparada a um bom video S-VHS.

Desconfie se o disco, além do filme possuir horas e horas a mais gravada, isso só é possivel aumentando a taxa de compressão, o que significa dizer que é como gravar na velocidade EP ou SLP dos videos VHS, a qualidade de imagem cai significativamente.

voltar - back

PADRÃO DIGITAL ÓTICO VCD

O padrão de vídeo digital VCD foi muito divulgado na Europa onde teve relativo sucesso, hoje é uma alternativa ótica ao DVD devido a facilidade de gravar usando um CD-RW de computador, no entanto o fato de ser digital não significa qualidade de DVD, muito pelo contrário, basta sabermos que o VCD foi feito para gravar 74 min de vídeo com som estéreo normal em um CD de 0.65GB, enquanto o padrão DVD exige 4.7GB gravando aí 2hs de vídeo com opções para menus, som digital 5.1 entre outros recursos que voce conhece.

Aprofundando um pouco mais o assunto, O DVD usa compressão (técnica de gravar mais em menos espaço de memória) MPG-2, o VCD usa compressão  MPG-1 que atende bem as exigências de qualidade de imagem no computador, onde dificilmente optamos por assistir em tela cheia por causa da degradação e onde também aceitamos as famosas "tremidas" e distorções nas cenas com movimento rápido.

O disco VCD tocado em um DVD player numa TV 29" de boa imagem é um tanto decepcionante. Teoricamente não era pra ser, devido as 352 linhas horizontais, mas durante a conversão DA (Digital > Analógico) surgem alguns efeitos que dão a sensação de baixa definição como o interlace, o smooth (efeito para não quadricular as bordas e linhas). Sem falar da questão que por ter sido gravado em um CD-R, nem todos os DVDs players, mesmo aceitando VCDs, fazem a leitura.

Se voce deseja passar suas fitas analógicas para digital prefira o padrão DV (fita digital de alta resolução), ou o próprio DVD-R quando se tornar acessível. Se ainda não der, procure quem copie em S-VHS.

voltar - back

ECONOMIA

A maioria dos aparelhos eletrônicos de hoje mantém-se no modo standby, um modo de espera por um comando do controle remoto. O que pouca gente sabe é que esse consumo pode ser maior do que se pensa, especialmente pelo momento atual do Brasil.

Em momentos de racionamento de energia qualquer consumo conta, ainda mais com metas do governo federal a cumprir . Confira também as dicas.

Fazendo algumas medições com multimetro descobriu-se que alguns aparelhos apenas com uma "luzinha" acesa consomem bem mais do imaginado. Em uma das TVs 29" por exemplo, calculando os 30 dias (720h) com ela em standby, ou seja, todo o mês sem uso chegou-se ao resultado de 15KW/h/mes, que é muito pra um aparelho parado todo esse tempo.  Em época de energia farta isso seria irrisório, no entanto considere a TV da sala, dos quartos, o video K7, o DVD, o som portátil, entre outros e verá que no final, mesmo nos bons tempos o consumo é de se pensar.

A solução é verificar a presença de um botão de pressão, daqueles que voce aperta até o fim e solta, se não houver o jeito é tirar da tomada após o uso.

No caso dos portáteis, parou de usar desliga da tomada, regra para todos dessa categoria.

Uma curiosa dica é a de fazer um melhor ajuste do brilho da TV, de modo que quanto mais escura puder ficar melhor, menor o consumo. Assim mesmo utilizando o equipamento, voce poderá economizar mais uns KW ao mes. Essa regra é válida para monitores de computador também.

Para economizar sem preocupações e sem estragar seu dia a dia comece pelo básico como voce já deve estar cansado(a) de saber (chuveiro, ferro..) mas veja que voce não precisa necessariamente acabar com seus costumes de assistir sua novela, seu noticiário, ouvir sua musica, bastando para isso coisas simples, veja qual das TVs que voce tem possuem o menor consumo, tire da tomada seu som microsystem ou home-theater  e adote o portátil para ouvir sua musica, a TV 14", antes parada por causa da 29", agora poderá ser a sua oficial. Veja em "DICAS"

Só reforçando, depois disso tudo ainda sobra a "vilã" geladeira, ela será sua principal preocupação. Se voce conseguir comprando outra ou fazendo manutenção chegar a média de 27KW/h/mes vai passar o racionamento sorrindo ;).

Entrevista dada também ao portal CABUGI.COM.
Italo Valerio

voltar - back

DICAS E SOLUÇÕES

Ainda sobre racionamento, voce poderá superar a crise de energia sem sacrificar seu humor e seu bem estar com os aparelhos eletrônicos. Essas dicas simples podem diminuir ou até acabar com o stress e a aflição do racionamento. Verifique a fórmula e aplique no seu caso.
 
FÓRMULA:

W x h x 30
-------------- = KW / h / mês 
    1000
(consumo do apar. vezes horas de uso por dia
vezes  30 dias dividido por mil)

W = Consumo do aparelho (indicado atrás do mesmo.)
h  = número de horas de uso por dia
30 = dias por mês
1000 = Conversão para KW
 

EXEMPLO:

Uma TV 14" ligada durante os telejornais do meio dia e noturnos . 1h de uso ao meio dia e 3 horas na programação da noite (19 as 22h) diariamente.
Total de uso diário = 4h
Consumo do aparelho = 70W

Aplicando a fórmula:

70 x 4 x 30
---------------  =  8,4 KW / h/ mês
   1000

EQUIPAMENTO: CONSUMO MÉDIO
(wats por hora)
nota: 1KW = 1000w
SOLUÇÃO
TV 29" 90~150 W/h
5~20 W/h em standby
Cobrir com capa especial ou o próprio plástico que veio na embalagem e tirar da poeira a TV 14" que consome em média 70W

Se não possuir outra TV 14" e nem puder comprar ajuste o brilho e o contraste para o mínimo aceitável.

Retire da tomada após uso evitando o standby e o funcionamento via remoto.

As antigas e algumas novas tem botão geral, assim voce não precisa ficar se baixando pra tirar da tomada após uso.

VIDEO K7 / LD / DVD 20 ~ 30 W/h
~ 5 W em standby
Voce poderá usá-lo como antes, assistir seus filmes nos finais de semana normalmente, no entanto, ao terminar de usar tire-os da tomada, a economia com o standby irá compensar. Só não exagere alugando um monte de fitas ou CDs de uma vez.
SISTEMAS DE SOM (equipamentos separados, home theater) 100~500 W/h Boa hora para descanso, cubra-os com capa especial que cubra frente e trás com plástico grosso. Se voce ainda tiver, conserte seu 3 em 1, dependendo do modelo o consumo é em média 40W. Ligue-o nas caixas frontais do sistema atual.
Ativar os portáteis pra ouvir suas músicas e até apelar pro som do carro é uma ótima pedida.
PORTÁTEIS 10~20 W/h Se voce seguir a recomendação de retirar da tomada ao terminar o uso, poderá funcioná-lo sem problemas, desde que não fique 24h ligado, claro :)
Detalhe importante: Ao retirar da tomada não puxe pelo fio.

COMPUTADORES

300 ~ 500 W/h (c/ monitor)
Não deixe nenhum CD dentro do drive. O computador o faz partir toda vez que se manipula arquivos, salvando ou abrindo.

Faça um bom ajuste de brilho e contraste para o minimo possivel. Use o preto como guia, ajuste para que o preto fique realmente apagado no monitor.

Se possuir impressora com botão power digital, prefira retirar a tomada do estabilizador, isso se for passar muito tempo sem imprimir. As mais populares matriciais basta desligar no botão mecânico.

Se seu tempo fora do computador for acima de 10min não o deixe em standby, desligue-o, inclusive o estabilizador, exceto se estiver sendo acessado por rede, aí desligue o monitor.

Se for ajustar o gerenciamento de energia, prefira o do setup ao do windows, o rendimento do computador poderá cair muito não compensando.

Equipamentos com configurações mais modestas consomem menos.

Breve mais dicas...
Italo Valerio
voltar - back

CUIDADOS COM EQUIPAMENTOS PARADOS

"O aparelho está com defeito?, mas agente nem usou!...", essa frase é muito ouvida hoje em dia e no Brasil iremos ouvi-la mais ainda devido ao racionamento de energia. O que fazer então para ao menos tentar evitar isso?.

Vamos analizar basicamente o que acontece, sabemos que o oxigênio tem a propriedade de oxidar metais, enferrujando e provocando deterioração. Isso se agrava ainda mais com a chamada maresia que tem um alcance de cerca de 10Km da praia, em locais úmidos pior ainda. Junte tudo isso mais uma poeira que fará o papel de um algodão, ou seja, dificultará a evaporação da umidade, fazendo o ambiente perfeito para criação de até vários defeitos nos seus equipamentos novinhos.

Quando se fala que a falta de uso pode provocar danos, estamos falando que um esfriamento interno pode causar acúmulo de umidade causando oxidação dos componentes.

Todos somos unânimes em dizer que o ideal é uma capa, mas atente para uns detalhes: Uma capa que só cobre a frente não está impedindo danos internos, está evitando desgastes externos no painel somente. Se voce cobre com pano está apenas filtrando a poeira, mas a mesma vai penetrar, mais fina somente.

A capa ideal é feita de plástico grosso e cobre totalmente o aparelho, atrás e frente, inclusive e principalmente a area de ventilação pois é por ali que entra a umidade. Obviamente retire-a ao usar o equipamento. Capas assim geralmente são feitas por encomenda.

Partindo do principio que o ar quente tende a subir e o ar frio tende a descer, a capa protetora terá papel fundamental na conservação de seu equipamento.
Italo Valerio.

voltar - back


NOVAS MÍDIAS AO ALCANCE DO EDUCADOR

Realizado um seminário apresentado pelo instrutor Italo Valerio, sobre o uso e aplicação das novas tecnologias na educação. Foi realizado na UNP  durante a Oficina de Desenvolvimento de Materiais Instrucionais coordenado pelo professor Jerônimo Freire.
    

voltar - back


BUG DO MILÊNIO

Muita gente estava aflita com o que poderia acontecer com seus videos e TVs na virada do ano. Avisei até a imprensa que esse alvoroço todo em torno do caos era exagero...

Ao contrário do que se pensou nada explodiu ou queimou na virada do ano. No entanto isso ainda não acabou, alguns modelos estão com as datas corretas mas com um bug previsto para outras datas especificas. Exemplo disso é o video K7 Panasonic modelo G21 que no final de 2002 mudará para 1987.

Mas calma, isso não significa que voce deve jogá-lo no lixo ou coisa assim pois a unica coisa que voce não poderá fazer com precisão são as programações de gravação de filmes por exemplo. Sabendo-se que muitas pessoas nem ajustam o relogio dos videos, isso não chega a ser preocupante.

Essas informações valem tambem para os demais eletrodomésticos. Em informatica existem outros pontos a considerar e que interferem muito no limite final (hardware+SO+soft).

Alguns videos que tem seu limite em 2002 (G21 Panasonic), outros não tem problema nenhum pois não possuem recurso de programação semanal como os JVCs HR-D227UM, HR-D440M.

voltar - back

NOVA GERAÇÃO DE VIDEOS VHS

Pelo jeito os videos K7 ainda terão um tempo pela frente até a chegada nas prateleiras do seu sucessor, o D-VHS.

Antes de aprofundar nessa nova geração de videos VHS é bom lembrar que a era dos LDs (videos laser) passou e muita gente nem sabe da existência dele ou nem mesmo viram um funcionando. Esse sim está sendo substituido pois o DVD é uma evolução considerável do LD (disco menor, mais tempo de video, menu interativo..), veja mais no tópico DVD.

A JVC e Philips vem lançando modelos VHS com caracteristicas marcantes para o usuário como o recurso SQPB,S-VHS Quasi Playback o que acaba de vez com a forma de ver um video VHS. O recurso SQPB aliado a recursos como o B.E.S.T. Picture System dão uma nova realidade a qualidade de video final.

Notem bem, independente do player de video (LD, DVD, V. K7...) um grande e importante aparelho deve ser levado em consideração, o TV/monitor, pois se o mesmo não puder exibir o máximo dessa resolução, de nada adianta ter um player de alta definição. Esses aparelhos não inventam qualidade, no máximo fazem perder.

Nos EUA a tecnologia S-VHS (videos de alta resolução) já são populares, no entanto no Brasil a maioria nem tem a oportunidade de saber o que é isso.

Essa nova geração de videos VHS é capaz de reproduzir fitas de video S-VHS originais o que antes não era possível. Antes voce precisava ter um video S-VHS que no Brasil ainda tem custo elevado (+-R$800,00). Os videos S-VHS tem resolução e som equivalente ao do DVD. Isso porque mesmo usando TVs 29" com entrada S-VHS é muito dificil perceber a diferença entre eles somente assistindo.

Assim voce já pode pedir para gravar suas fitas no modo original de edição super-VHS e assistir em casa com equipamento de baixo custo como os JVCs HRJ 676M (na foto acima), HRJ 673M e o HR-J474M (mono) ou uma versão S-VHS popular lançada pela Philips chamada de SVHS-ET (S-VHS Extended). Vá ao site da JVC ou Philips.

voltar - back

VIDEO 3D

A tecnologia 3D também compartilha o espaço dos aparelhos de video e som.

Em outros paises surgiram os acessórios (oculos 3D) e as fitas especiais 3D. Para voce ter a real sensação tridimensional de um espaço através de um video a fita tem de estar gravada neste sistema, um sistema estroboscópico que voce só poderá ver com o oculos especial. Sem o oculos voce somente verá a imagem tremendo.

Os aparelhos e a fita podem ser os que voce ja tem em casa como o TV (preferencia usando entrada AV), um video K7 (preferencia HI-FI), e a fita que é a mesma VHS ou S-VHS(dependendo de seu video K7) sendo a diferença a gravação especial e o uso do oculos.

voltar - back

2, 3, 4 ou 6 Cabeças?

O uso dos pares de cabeça em aparelhos de vídeo K7 os fizeram melhorar bastante.

Mas se voce pensava que sua gravação iria sair melhor em um 4 cabeças que em um 2 cabeças, enganou-se, a menos que o de 2 cabeças esteja ruim.

Quando um video K7 está em PLAY (reproduzindo) todos os vídeos só usam um par deles seja 2, 3 ou 4 cabeças. O acionamento das outras cabeças só é feito quando faz-se uso dos recursos especiais de avanço com imagem, pausa, retrocesso com imagem, camera lenta.

A diferença na gravação vem com as cabeças de 19 microns, permitindo gravar imagens com a mesma qualidade da velocidade SP (2h), coisa que nos vídeos antigos era prejuízo de imagem garantida.

A 5a e 6a cabeça não fazem parte do video, estão relacionadas com o audio HI-FI.


voltar - back


AI

Artificial Inteligence, Inteligencia artificial. Este é um dos recursos mais interessantes na tecnologia atual em aparelhos de TV. Geralmente estao disponiveis em aparelhos superiores a 33".

Consiste em o aparelho "sentir" o usuario, um desses recursos é o AUTO-VOLUME. Ao comprar o aparelho voce acionara este recurso e apos 5 dias de analise, a TV "sabera" que voce gosta do volume baixo pela manha, alto ao meio dia e razoavel a noite, por exemplo. Em outras palavras, nem controlar o volume voce precisara mais.

Outro recurso é YOUR FAVORITES o qual é muito util em cidades com muitos canais onde esquecer aquele canal preferido no meio de dezenas não é muito dificil. A TV monitora sua audiencia todo o tempo e exibe uma lista de 3 canais mais assistidos por voce classificados em ordem de maior para menor audiencia no aparelho.

voltar - back

Channel Guard

Bloqueio de canais. Este é um recurso interessante se voce tem problemas com canais eroticos e o usuario deseja dificultar o acesso por criancas. Voce só poderá acessar via controle remoto e senha predefinida pelo usuario. É comum nas TVs que possuem mais de 29".
voltar - back

Closed Caption

Decodificador de legendas, este sistema tem a finalidade de exibir uma legenda independente das amarelas que vemos, trata-se de uma legenda eletronica em uma tarja preta com letras brancas e geralmente fica proximo a quem está falando independente da localização do personagem. Ela pode ser exibida ou não dependendo de sua opção.

O Closed Caption normalmente possui dois canais (C1 e C2) para legendas e para texto (TEXT). A finalidade é de possibilitar a produtora criar legendas até duas linguas diferentes.

Voce poderá selecionar legenda ou uma tela chamada TEXT que pode ter dados do programa como diretor, atores, etc. Esta opção, quando ativada pode confundir o usuario que assistindo um canal comum, poderá ver surgimento momentaneo de uma tela preta voltando ao normal imediatamente. Isto deve-se ao fato de pequenas interferencias durante transmissão as quais chega a confundir o processador do aparelho de TV. Basta mudar o recurso para OFF ou C1.

Este recurso geralmente esta disponivel em TVs tela grande. Se voce tiver uma, tente acionar (em C1) na hora do Jornal Nacional (Brasil). Neste caso é muito util quando a familia é barulhenta. Tambem se voce quiser aquecer o ingles com os filmes com som original ou mesmo dublado.

Para que esteja disponivel a fita, LD ou DVD deverá estar gravado com este recurso.

A verdadeira finalidade a qual foi criado o Closed Caption é de atender aos deficientes auditivos e hoje as produtoras estão ajustando-se a nova tecnologia.

voltar - back


HI-FI em VCRs

Muitas pessoas estão adquirindo aparelhos de vídeo K7 stereo HI-FI, no entanto, muitas vezes disperdiçando o novo recurso.

A alguns anos atrás surgiram alguns videos K7 que possibilitaram o som estereo, isso é verdade. Mas no caso da tecnologia antes aplicada o som era estereo mas não era HI-FI. Isso quer dizer que a faixa de frequencia e o nivel de distorção não correspondiam as caracteristicas exigidas pra ser HI-FI. Sem contar que passou despercebida por muitos.

A nova tecnologia estereo HI-FI fez uso do cilindro (o mesmo das cabeças de video) para por mais duas, assim nascia o video 6 cabeças (4 destinadas a video e 2 para audio). Mas cuidado!, as duas cabeças de audio NÃO significam uma pra um canal e outra pro outro canal!.

A tecnologia HI-FI faz a leitura através de sinais FM (Frequency Modulation - Modulação por Frequencia) da cabeça e só depois de passar por todo um processo transforma-se em audio. O processo é um tanto mais complicado mas possibilita a mesma qualidade de um CD (20 Hz a 20Khz) e melhor ainda, em qualquer velocidade! (EP ou SLP, LP e SP). Já imaginou trocar o Tape Deck que toca no máximo 1h (30min. de um lado e 30min. do outro da fita) por um video HI-FI e ouvir até 6 horas de som superior! ;)

Mas preste atenção, tudo isso só vai valer a pena se voce conectá-lo a um bom equipamento de som, caso contrário não irá sentir nenhuma diferença em relação a um vídeo comum 2 ou 4 cabeças.

voltar - back

SAP

Embora pouco utilizado nos filmes, é mais aparente entre os documentarios. O SAP (Second Audio Program) tem a finalidade de proporcionar uma segunda opção de audio, que pode ser, por exemplo, uma dublagem do som original. Assim voce escolhe se quer ouvir o som original ou a dublagem.

Este recurso só poderá ser acionado se a fita ou LD estiver gravado com este sistema.

voltar - back

VCR-PLUS

Não é de admirar que muitos usuarios de videos K7 não saibam programar para gravação automatica com horarios e datas programadas. Uma certa complexidade os mantem distantes deste recurso. Finalmente a "salvação da patria", imagine todo aquele procedimento de programação resumir-se em apenas um codigo, isso mesmo, mas calma, embora boa parte dos videos ja estarem com este recurso, as emissoras brasileiras ainda não se organizaram para implantarem a novidade.

Consiste em o telespectador verificar os jornais e observar a coluna VCR-PLUS associado ao programa desejado. Anote o codigo e digite em seu video, pronto, agora é so deixar que ele faz o resto.

voltar - back

PAL-M

Este termo indica um padrão eletrico de cores usado em TVs ou Vídeos. Este é o padrão adotado no Brasil.

O processo de decodificação é todo feito internamente nos aparelhos, assim uma emissora que transmita imagens com cores codificadas em PAL-M, somente haverá cores em aparelhos de TV Pal-M.

Aparelhos importados que não tenham esta codificação internamente tem uma solução que é incorporar uma nova placa que fica responsável pela TRANSCODIFICAÇÃO (transforma do padrão externo da emissora para o padrão interno da TV). Procure sua assistencia técnica para isso.

voltar - back

NTSC

Da mesma forma que o PAL-M, o padrão NTSC é um código elétrico de cores usado como padrão nos EUA e Japão.

Observando que o país que mais produz filmes usa como padrão o NTSC, logo, não poderia ser diferente. Todas as fitas com filmes comerciais o adotaram e para que seja assistido em cores todo o sistema precisa aceitá-lo.

No Brasil por exemplo, onde o padrão é Pal-M, os aparelhos de vídeo-K7 passaram a possuir internamente o decodificador (transforma um padrão em outro) ou TRANSCODER de fábrica. Isso possibilitou uma grande facilidade de assistir em cores qualquer filme gravado, seja do Brasil, seja dos EUA.

OBS: Nos aparelhos de vídeo K7, os quais possibilitam reprodução (play) e gravação (rec), existe a nescessidade de observar algumas definições nos recursos sobre transcodificação analizando cada caso. Por exemplo, quando o VCR (Video K7) estiver em Play (passando a fita) deve-se saber em qual padrão foi gravado a fita e qual o da TV. Dessa forma basta selecionar no aparelho VCR de qual pra qual vai ser transcodificado ou até mesmo não haver (fita Pal-M para TV Pal-M). Muito embora muitos tenham o modo automático de seleção da fita (sempre saindo para TV Pal-M no caso do Brasil).

Alguns VCRs possuem o recurso de selecionar totalmente o padrão NTSC para reprodução e gravação, sendo interessante pra quem usa LDs ou gravações da camera direto no VCR. Acionado esse recurso não adianta tentar gravar de uma emissora Pal-M pois sairá Preto e branco.

voltar - back

S-VHS

A tecnologia Super VHS atualmente é mais utilizada por video-makers ou produtoras de video semi-profissional, possibilitando menor perda nas cópias e durante edições.

Todos aparelhos S-VHS que tem-se noticia são HI-FI assim como NTSC.

O padrão S-VHS distingue-se dos demais devido a sua definição que nas gravações que pode chegar a 400 linhas (VHS + ou - 240 linhas). Isso significa maiores detalhes disponiveis e portanto maior qualidade de imagem , chegando a semelhança com o DVD.

Analogamente ao estereo HI-FI, voce só poderá sentir a diferença se conectar corretamente em um aparelho de TV que suporte a tecnologia, ou melhor, se voce utilizar do cabo especial S-VHS conectado na entrada de mesmo nome do aparelho de TV (geralmente 21" acima). Portanto, se quiser assistir uma imagem mais nitida que os comuns 4 cabeças de nada adiantará se conectar atraves de cabos RCA (CVBS - Video composto) no TV.

Para usar 100% de sua capacidade de definição é nescessário o uso de uma fita especial, embora fisicamente igual as VHS comuns, e que tenha sido gravado de uma fonte tambem S-VHS como LD, DVD ou camera que usem a tecnologia.

Em uma explicação mais técnica pode-se dizer que o isolamento do sinal de cor do sinal Y (luminancia, Sinal preto e branco) possibilita uma faixa mais larga para o Y (sinal que contem a definição) não havendo perdas como na junção com a croma (cor) que resulta no sinal de video composto (CVBS).
Italo Valerio

 
Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar