Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

PLATAFORMA MSX E SUA HISTÓRIA

No passado...


A plataforma MSX é uma tecnologia nova, foi lançada em meados de 1984 pela MicroSoft (O PC data de 1974 aprox., chegou no Brasil no final da década de 70). Sua ideia era produzir um micro que tivesse som, imagem e alta economia de memória e de disco além de possuir um padrão a ser seguido no presente e no futuro em soft e hard. Alguns anos depois o conceito de som, texto e imagens seria denominado multimidia (no PC somente em meados de 1990). Toda BIOS e DOS foram produzidos na Microsoft (por isso a igualdade de comandos entre MSX-DOS e MS-DOS), e todo o Hardware foi desenvolvido no Japão. Por fim foi criado um consórcio de empresas com a finalidade de manter o padrão independente da marca. Assim nasceram os primeiros computadores MSX no mundo lancados pela Sony, Sanyo, Panasonic, JVC, Pioneer, Cannon, Toshiba, Casio, Yamaha, Spectravideo(EUA), Daewoo e Goldstar(Coreia do Sul). Um pouco mais tarde a Gradiente e a Sharp lancariam no Brasil. Era a primeira geração MSX, os MSX-1.
 No Brasil muitos só puderam conhecer sua primeira versão devido a fabricação em larga escala das indústrias. Talvez seja a causa dessas pessoas acharem que o MSX é só "aquele Expert ou Hot-bit". A revolução em torno deste padrão viriam com a entrada da Philips que lançou pioneiramente o primeiro CD-Rom em 1986 na Holanda. A Pioneer apresentava em 1985 o seu com Video-Laser. A Sony lançando o primeiro drive 3 1/2 do mundo para seu modelo MSX em 1984. Tanto pioneirismo não esteve ao alcance dos Brasileiros por todo este tempo, isso até agora...!
 O MSX-2 apresentou grande aprimoramento no projeto original tornando-se sucesso na Europa e Japão. Notadamente a qualidade de vídeo que passara de meras 16 cores para 256 (nessa epoca o PC tinha 4). O MSX-2+ (ou 2-plus) aumentou ainda mais o desempenho com seu novo chip 9958 da Yamaha passando a ter até 19268 cores simultaneas na tela. Hoje um dos mais admirados pelos usuários e novatos. O Scroll(deslizamento de tela) via hard chama atenção. O Turbo-R foi produzido pela Panasonic(Japão) e tem uma caracteristica marcante, 2 processadores cpu na mesma arquitetura, a novidade foi o R-800, um processador RISC.


MSX TODAY - 2002
A história do MSX sendo re-escrita

Atualmente acontece algo que pode-se chamar de revolução inédita na história da informática no mundo. Diferentemente do que ocorreu com outras linhas como os spectrums, TKs, CP500, e os próprios PCs XTs até os atuais ATs, MMX que estão condenados ao abandono e esquecimento  em pouco tempo, os micros da plataforma MSX vivem  com lançamentos sem distinção, ou seja, para usuários dos modelos 1, 2, 2+ e Turbo-R que surpreendem em cada novidade.

Placa do MSX Turbo-R legendada por Giovanni, Tanks!

Porque surpreendem? voce pode perguntar-se, simplesmente porque para fazer algumas coisas que um MSX 2+ mostra voce precisaria de mais ou menos uns 166 de clock, no mínimo uns 16 megas de Ram(dependendo do que está sendo mostrado só uns 500Mhz, 64MB ram)  além de um bom HD ao passo que basta muitas vezes um simples disquete 3 1/2 no MSX (!!!).

Muitos MITOS e CRENÇAS do "impossível fazer com MSXs" perduram até hoje nas mentes dos mais desatualizados. Um up-grade em um MSX chega a ser totalmente diferente de um PC, onde em muitos casos a "lei do joga fora" não faz sentido. Pode parecer estranho, mas muitas vezes o up-grade de uma determinada configuração acontece apenas com a substituição do soft, cada vez mais otimizados, ganhando mais recursos e mais velocidade.

Na área de hardware, o que foi consumado por muitos engenheiros impossível,  surge na Espanha um expansor de slots capaz de conectar periféricos de 8, 16, 24 e  32 bits, isso sem falar de outra "impossibilidade" que era a de conectar modens  Internos de PCs-ATs no MSX (placa ACCNET). Outras coisas básicas como o uso do  drive 3 1/2, HD, CD e até DVD, conexões em monitores SVGA sempre foram  tidos como impossíveis, portanto se prepare porque no MSX o "impossível acontece"!

Neste site voce tambem poderá conferir os principais eventos realizados em todo o mundo e até se preparar para visitar um deles agendando-se.

Hoje o MSX está bem mudado com muita coisa interessante e funcional em soft e hardware.

A diferença principal  é que a revolução tecnológica está por conta de usuários que antes eram garotões e hoje são engenheiros, projetistas e programadores. O grande "boom" disso tudo veio com a internet. A comunicação em tempo real bem como a possibilidade de enviar esquemas, programas em desenvolvimento para qualquer parte do mundo está possibilitando uma gama cada vez maior de usuarios participarem dessa revolução seja por hobby ou necessidade, para usar, aprender ou desenvolver. Um mundo cybernético alternativo e livre das expeculações empresariais, sem os traumas e os pânicos da obsolescência programada.

Vamos aos fatos. Começando com o que aconteceu com MSX-1 (Evoluções= MSX-1, MSX2, MSX2+, MSXTR-ST, MSXTR-GT). Sim, nesse mercado existem evoluções para todos os gostos e necessidades (qual a ultima novidade para 586  hoje?).

       MSX-1 (relativo ao Brasil, no exterior estavam sempre a frente)

                                          1986                          1990                 1997/2000

mouse MSX.             N               S              S
mouse de PC.           N               N              S
drive 3 1/2.           N               S              S
rede (Joynet).         N               N              S
megaram (exp. Mem.).   N               S              S
Monitor SVGA.          N               N              S

Soft em tempo
real pra micro-
empresas.              N               N              S
Ambiente grafico.      N               N              S
Wav player             N               N              S  
(drive+megaram)
Video Player.          N               N              S  
(drive+megaram)
Browser off-line.      N               N              S
UZIX (Unix MSX-1)      N               N              S  (07/2000!)
A tabela acima não expressa a data exata dos lançamentos é apenas para representar que depois que as industrias de grande porte (Gradiente, Panasonic, Sony...) suspenderam a produção, houve uma grande quantidade de especialistas que assumiram a continuação da tecnologia. Um exemplo é que em 1990 ninguem atestaria que um dia o mesmo MSX1 sem nenhum grande up-grade viria a abrir uma home-page off-line com direito a imagens coloridas. Nem o meu 486 rola a pagina tão rápido como o MSX1 junto com o soft que o autor (Ricardo Bittencourt-SP) chamou de "Flybrowser". E tudo isso sem depender de HD.

MSX 2/ 2+

                       1988            1990          1997/2000

mouse MSX                N               S              S
mouse de PC              N               N              S
drive 3 1/2              S               S              S
rede (Joynet)            N               N              S
HD/CD-IDE/SCSI           N               N              S
Monitor SVGA             N               N              S
Placa de som 42 canais   N               N              S
Placa de vídeo 32K cores N               N              S
Capturadora de video
50 FPS + genlock         N               N              S
Soft em tempo
real pra micro-
empresas                 N               N              S
MSX windows 2000         N               N              S
Wavs players             N               N              S
Video Players            N               N              S   (MSX 2+ e TRs)
Browser off-line         N               N              S
UZIX (Unix MSX)          N               N              S

No caso dos 2 e 2+ muitas descobertas foram feitas e dessas descobertas é que surgiram as grandes surpresas a respeito do desempenho da maquina em animações multimidia com som de CD. HDs e especialmente o CD-Rom não eram novidade para europeus e japoneses pois o primeiro computador do mundo a ter CD-rom foi o MSX da Philips em 1986 conforme citado no inicio.

Agora voce poderá conferir o que leu e o que vai ler a respeito dessa tecnologia  em video, trata-se do video tape "vendo pra crer - II".  Voce também poderá assitir em Real Video via internet cenas inacreditáveis em nossa página TV MSX, conferir cenas das feiras ocorridas como a MSX Jaú 99 acontecida no final de 1999 ou ver os mais exóticos testes em Testes em laboratório. Quem sabe até adquirir a série MSX Home Video CD

Conheça também os produtos que estão em linha inclusive no Brasil. A CIEL, empresa que fabrica perifericos tem lançado novidades como a nova controladora IDE, o Admouse, um adaptador para usar mouse normal de PCs, a placa mãe 2+ turbo, mini expansor de slots, placa mãe ACE002, ADvram aceleradora de vídeo. O JAM que permite ligar qualquer MSX NTSC em monitor SVGA, dentre outras como a nova tecnologia de REDE adotada sem necessidade de nenhum novo hardware chamada Joynet.

O projeto Omega  seria a grande virada da plataforma. O projeto Omega tratava do lançamento de um novo MSX baseado no novo processador Z382 da Zilog possibilitando uma arquitetura poderosa ao padrão chamada de S-MSX, possuia em seu projeto chips com altíssima capacidade gráfica (4 bilhões de cores, até 128MB de Vram) e gerenciamento de até gigas de Ram, no entanto o projeto tem recursos demais pro momento e consequentemente alto custo.

Tivemos noticias que começaram em 07/99, onde através de um contato da ESE com a ASCII no Japão (detentora dos direitos MSX) colocou um dos diretores dessa multinacional a par das inovações criadas por grupos em todo o mundo, dessa forma iniciou-se uma discussão sobre a viabilidade de um novo MSX, o MSX 2000, dessa vez recriado por uma multinacional e portanto de forma profissional e caracteristicas futuristas. Essa discussão está sendo copiada para a lista internacional com o subject "MSX PRINT". Foi realizado um congresso no Japão a MSX DEN YU LAND 2001 com esse objetivo, o projeto já começou e terá várias fases até o surgimento da máquina real com lançamento estimado para 2003.

Os ânimos em torno desta tecnologia estão aquecidos desde que o Sr. Kazuhiro Nishi começou a aparecer dando palestras e, de certa forma, retornando ao cenário MSX. Para quem não conhece, Nishi é o autor intelectual do projeto MSX, é o "pai da criança". Veja o que ele disse em Tilburg 2001 com tradução para o espanhol.

Na Europa a novidade agora é a nova placa já em testes, a  LPE Z380 , só pra voce ter ideia: Um Z380 a 18.4 MHz é tão veloz como seria um Z80 a 90 MHz Bom, se voce ainda não viu um antigo MSX real, de fato não faz ideia de como será esse, e a essas alturas certamente está relacionando números com a arquitetura PC o que difere completamente (o MSX bem como o Mac e outras tecnologias não exigem grandes números pra fazer grandes coisas com o mesmo rendimento).

Enquanto isso novas idéias vão surgindo como o MSX 3++, uma nova placa de up-grade para MSXs lançada no ano 2002 com capacidade para USB, mouse PS2, teclado de PC, som, controladora IDE para 2 ou 4 periféricos (HD, CD..), novo processamento de video, versões da placa para gabinetes antigos ou novos mini-torre.

Há também o projeto do novo MSX na Europa,  o M-MSX , o MSX Modular, um sistema bastante expansível com gerenciamento de 4GB ram linear.

Veja também uma ótima versão dessa história com fotos de alguns modelos e até o MSX da estação espacial da MIR no site do Avatar, http://www.tenebree.com

 
Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar