Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique



HARDWARE MSX

Sem dúvida quem vem acompanhando a plataforma nos últimos anos está surpreso com as novidades vindas da Europa e Japão, bem como as do Brasil.
Quem já teve oportunidade de ter um MSX bem configurado em hard e soft sabe muito bem que as caracteristicas nominais (clock, barramento, memória, etc.) não correspondem em nada com os resultados. Claro!, isso deve-se muito também aos excelentes programadores espalhados em todo o mundo como o Juan Sallas, autor dos softs gráficos e animação The Final Video Graphics, Paint IV dentre outros. Sem esquecer revoluções na qualidade dos jogos para MSX de 97 como o Sonic. Mas sobre soft falaremos no outro bloco.
Nesta parte da home page voce conhecerá um pouco mais dessa plataforma no tocante ao seu hardware. Para aprofundar navegue e comunique-se com especialistas em nossos links.
Para obter mais detalhes, baixe o arquivo BDDISCO.DOC na seção Download.


COMPATIBILIDADE

IMPRESSORA:

Começaremos com periféricos da versão 1 (serve para os demais) que muita gente ainda confunde, desconhece e até acha impossível. O modelo do gabinete mostrado é o já bem conhecido, o do Expert da Gradiente.
Para começar falaremos sobre compatibilidade. Sem dúvida o periférico mais usado nos dias de hoje pra quem usa computador, é a IMPRESSORA. No entanto algumas pessoas acreditam que existam impressoras somente para MSX. Isso nunca foi verdade. Na realidade a única "incompatibilidade" era o conector do modelo Expert e Hot-bit que diferenciava-se do mais usado que é o chamado DB-25, caso em que era nescessário um cabo de impressora específico para cada modelo. Nossos técnicos "botaram a mão na massa" e resolveram o problema divulgando um esquema bem fácil de fazer. SAIBA AGORA como fazer pra resolver de vez esse problema com cabos na pagina de montagem em gabinete
Recentemente nós, pessoalmente e ao vivo, ligamos um MSX-1 a uma impressora Laser das mais novas. Testamos inclusive tipos e tamanhos de letras. O Editor usado foi o WORD-PLUS no qual foi feito o filtro de caracteres acentuados. Não há o que questionar, simplesmente é perfeito. Isso precisa ficar bem claro pois a crendiçe popular imagina que um MSX imprimindo em qualquer impressora obrigatóriamente vai sair as "escadinhas" nas letras. Teste e verá.


DRIVE

 
Aqui está o mais questionado periférico do MSX, o drive 3 1/2.
Não seria justo se a mídia que foi criada para o MSX em 1984 pela Sony japonesa (me corrijam se estiver errado em relação ao país) não funcionasse no próprio. Isso mesmo, o conhecido drive 3 1/2 foi lançado pela Sony a qual fabricava micros da plataforma MSX. Com o tempo aprimoraram para trabalhar também em 1.44 e 2.88 (dessa vez nos PCs-ATs).
É o periférico mais indispensável para utilizar qualquer evolução da tecnologia MSX. Assim, para começar a usa-lo voce precisa de:
  • CPU - Micro propriamente dito. Alguns já contem o teclado em conjunto.
  • Interface de drive - É uma placa em formato cartucho para conexão com o slot A ou B
  • Drive 3 1/2 - Pode ser qualquer marca ou modelo para 1.44Mb
  • Cabo lógico - Cabo Flat de 32 fios para conexão entre a interface e o drive
  • Fonte - Fonte de alimentação para alimentar o drive se o seu MSX nao estiver em gabinete mini-torre.
  • Monitor - Qualquer TV através de cabo de RF ou cabo RCA de AUDIO e VIDEO (recomendado), se puder use o monitor SVGA através do JAM.
De fábrica esses drives vem configurados para trabalhar como "B:", assim basta achar os JUMPS (pecinhas que curto-circuitam dois pinos) passando da indicação "DS-1" para "DS-0" e pronto, lá está ele como "A:" substituindo o antigo 5 1/4. OBS: todas as interfaces aceitam o drive 3 1/2.
 
Voce não achou essas indicações no seu novo drive?, calma, existem alguns modelos que não dizem mas está lá. O NEC, modelo FD1231H é um deles, olhe embaixo e verá um jump indicado como JA1, mude-o para o outro lado (posição 1) usando ferro de solda ponta fina ou retire e faça uma ponte de solda e pronto.

No Fanzine MSX-Force 3 (veja na secao "Revistas e Fanzines como adquirir) voce encontrará um esqueminha super fácil de fazer caso não encontre um drive facil de configurar. A tecnica é a de fazer uma inversão no meio do cabo de interface. ATENCAO: Essa inversão NAO é a mesma que voce encontra nos cabos para PCs.
A inversão no cabo resolve de uma vez por todas o problema de configurar como drive A: no MSX, a contar do fio vermelho, desmonte a ponta que vai para o drive e inverta os fios 10, 11 e 12 e pronto, pode comprar qualquer drive 3 1/2!.

Breve teremos estes e outros esquemas on-line.


MOUSE

Assim como os Mac's, micros Itautec, IBM, entre outros tem mouse específico, o MSX também usa dessa regra. Significa que voce não deve comprar qualquer mouse para os MSXs apesar de encaixar certinho.
De fato, até a presente edição desta página, o mouse do MSX é um tipo de periférico ainda não muito popular. Um importado pode custar entre 60 e 90 reais, muito embora a qualidade não seja do tipo descartável e é 100% plug and play.
Para solucionar o problema dos custos com mouse surge no mercado o NICEMOUSE, uma interface que possibilita a conexao de mouse serial de PCs comuns.
No Brasil foi lancado o ADMOUSE, uma alternativa nacional para esse recurso. Uma curiosidade eh poder usar o mouse como joystick nos jogos e aplicativos. Funciona em todos MSX (1, 2, 2+, TR).

 
O ADMOUSE tambem pode ser adquirido direto do fornecedor

Voce pode solicitar ao MSX Brasiliam Team ou diretamente a Hnostar. Visite os links.

NEWS

Fruto da desinformação, muitos acreditam que o MSX teria "morrido". Se um computador "morrer" significa abandono, falta de novidades, de lançamentos de soft e hard, então o MSX ficou imortal, pois basta acompanhar as diversas formas de informar-se (Fanzines, revistas, boletins e internet) e conferir a grande quantidade de novidades para o padrão. Leia um resumo abaixo:
Uma das grandes revoluções no vídeo do MSX nos últimos tempos é a GFX-9000 (placa de vídeo) com 32768 cores e 217088 pontos além da velocidade comentada por quem já viu.
O som mais uma vez surpreende com a placa de som MOONSOUND com 42 canais de puro som conectados em seu MSX-2, 2+ ou Turbo-R.
 
Se voce quiser conferir a qualidade antes de adquirir, compre o CD ENERGY FROM MSX gravado diretamente do MSX para o CD. Este disco tem 22 músicas gravadas e independente de conferir a qualidade é uma ótima pedida para quem gosta de tecnopop e músicas instrumentais bem agitadas.

Visite a Hnostar e verifique sua rede de distribuição.

A verdade é que independente das multinacionais existem constantes lançamentos em Hard e Soft como a V9000 (para ve-la clique aqui), um digitalizador para ser conectado à GFX9000 capaz de digitalizar 50 frames por segundo com 32768 cores ponto a ponto e 217088 pontos na tela, conexões de entrada e saída via RGB, CVBS e S-VHS e muito mais. Confira na Home Page da HNOSTAR na opção "MSX-TECH" (veja LINKS)
Certas questões que rodeavam a plataforma no passado hoje já começam a resolver-se.
 
O ACCNET é um ótimo exemplo, trata-se de uma placa que possibilita a incrível conexão de qualquer MSX aos modens INTERNOS de PC-ATs chegando a total aproveitamento da velocidade podendo alcançar 115 000 bps (115Kbps). Confira na Hnostar as fotos e mais detalhes.
Também foi lançado na Europa um sistema adaptador que possibilita conexão de teclados comuns ao micro.
Uma das mais importantes criações dos últimos tempos também é o expansor de slots para conexões de placas de 16, 24 e 32 Bits, dessa forma, pode haver uma grande revolução na plataforma uma vez que poderá transformar-se em um computador híbrido com mais processadores e portanto uma infinidade de recursos.
Parabéns ao Leonardo Padial e a todos que transformam o MSX em uma super-máquina ;) .
 

NOVA PLACA MSX 2+ TURBO:

 
Para a alegria dos usuários e simpatizantes da plataforma, nasce no Brasil uma nova placa MSX totalmente evoluída em relação as versões anteriores. Foi desenvolvida e produzida na cidade de Sagres em São Paulo (Brasil), na CIEL, Carchano Importação e Exportação . Trata-se da MSX 2+ turbo.
Essa placa possibilita ser instalada no gabinete que voce quiser, seja mini-torre ou os do Expert. No gabinete do Expert o encaixe é perfeito, basta retirar a do 1.0 ou 1.1 e por esta no local. Sem dúvida o melhor projeto de atualização do MSX .
Por trás da aperente simplicidade muitos sistemas estão incorporados (on-board).

 

Uma delas é o expansor para 4 slots, ou seja, já na placa. Isso evita a nescessidade de aquisição de um expansor externo.
Parece pouco a quantidade de slots se comparado ao mínimo nescessário em uma plataforma PC, no entanto basta dizer que voce tem já instalado na placa VIDEO, IMPRESSORA, TECLADO, "PLACA DE SOM", MOUSE, MEMÓRIA, assim sendo voce só irá conectar uma interfece de drive e outra para HD e CD e ainda terá duas conexões disponíveis que podem servir para GFX9000 e Moonsound.
Esta placa trabalha com turbo que pode ser acionada via hardware (chave on-off) ou via soft (comando). Foi feito um teste e comprovou-se, a placa é um pouco mais de 100% rápida. O acesso ao drive é notadamente mais rápido, mesmo usando antigas interfaces. No entanto de posse da nova interface também 100% rápida produzida no ano passado o desempenho é otimizado.
 
Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar