Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique


Paixão pelo novo

Vladimir Cunha

Lá pelos idos de 1951, quem tivesse em casa uma eletrola Phillips estava com tudo. Do tamanho de uma penteadeira - outro hit da época - era tão primitiva que o seu sistema de dispersão direcionava o calor para o toca-discos, aumentando a temperatura e amolecendo os velhos LPs enquanto tocavam. Ainda assim a tal eletrola era “o fino da bossa” e custava uma fortuna. Um verdadeiro objeto do desejo para os apreciadores da boa música.

É lógico que hoje parece um absurdo pagar tão caro por um troço que nem funcionava direito. Mas, antes de fazer qualquer julgamento, vale lembrar que no mundo da tecnologia as coisas sempre foram assim. O que é sofisticado hoje, pode virar algo ultrapassado amanhã. E, às vezes, aquilo que é anunciado com o maior estardalhaço como sendo a tecnologia do futuro, de repente acaba durando menos tempo do que os namoros da Vera Fischer ou o casamento do Chiquinho Scarpa.

Por isso, vida de apaixonado por tecnologia não costuma ser fácil. Que o diga o otorrinolaringologista Alfredo Paes Barreto, que, na década de 50, era um feliz proprietário de uma dessas eletrolas Phillips de “última geração”. Desde criança, Alfredo sempre gostou de fuçar e descobrir novos equipamentos. Aos dez anos construiu seu primeiro rádio utilizando um receptor de cristal polarizado. E, desde os anos 60, tem como hobby comprar todo o que é equipamento relacionado a tecnologia e informática.

Entretanto Alfredo muitas vezes teve que pagar o preço do pioneirismo. Durante a década de 70 teve o seu primeiro contato com a informática através do saudoso computador TK-85. Equipamento caro que, se analisado hoje em dia, é um verdadeiro pavor. Sem monitor ou disco rígido, ele funcionava ligado à televisão e armazenava os softwares e arquivos em fitas cassete. Dependendo do tamanho do programa, ele podia ocupar um lado inteiro da fita, o que fazia com que o usuário tivesse que esperar até meia hora para carregar um aplicativo simples como um editor de texto, por exemplo. Pouco tempo depois foi a vez de Alfredo comprar o seu primeiro CD-Player. Numa época em que os disquinhos sequer eram fabricados no Brasil, dá para se ter uma idéia do quanto devia ser difícil ouvir música com qualidade digital.

Como não poderia deixar de ser, Alfredo Paes Barreto acabou sendo uma das primeiras pessoas em Belém a ter um aparelho de DVD. Isso em 1997, ano em que até mesmo nos Estados Unidos o aparelho era novidade. “Quando comprei o meu DVD-Player só existiam nos Estados Unidos dez títulos, em sua maioria japoneses. Agora já está sendo anunciado o DVD de áudio e o super CD. Pode ter certeza que, venha o que vier, eu vou adquirir imediatamente pois já estou há dois anos sem novidades. Isso me deixa muito ansioso”, revela.

Ao que parece, a paixão por tecnologia deve ser fruto de algum gene ainda não descoberto pela ciência. Sobrinho de Alfredo, o médico anestesiologista Armando Acatauassú também não consegue ficar imune às novidades da indústria. Dono de um moderno aparelho de DVD e de um Pentium II de 400 MHz, ele passa boa parte do seu tempo atrás de novas tecnologias. “Já tive telejogo, Atari 2600, aquelas televisões portáteis da Casio, já montei uma base de radioamador no topo do prédio em que moro e comprei um DVD-Player na época em que para ver os filmes a gente tinha que importar os discos dos Estados Unidos. E o meu primeiro computador foi o TK-85. Era comum ficar horas e horas digitando os comando dos programas porque na época não existiam disquetes com os softwares”, conta ele.

O problema é que tanto pioneirismo assim tem lá suas desvantagens. É o próprio Armando quem conta que algumas tecnologias são tão novas que muitas vezes chegam ao mercado sem ter grande utilidade. “No começo dos anos 80 eu comprei um vídeo-cassete Sony Betamax. Não existiam locadoras em Belém e a única coisa que eu podia fazer com ele era gravar os programas que passavam na televisão. O pior é que a Sony tirou o formato Betamax do mercado e eu fiquei sem ter o que fazer com o meu aparelho. Foi dinheiro jogado fora”, lamenta-se.

Com uma vasta experiência no assunto, e sócio de uma das maiores locadoras de Belém, o empresário Marcos Eluam explica que Armando não foi o único a perder dinheiro. Segunddo ele, o problema foi que “o Betamax simplesmente não pegou e foi perdendo cada vez mais terreno para o VHS embora fosse de qualidade superior. Aqui na locadora o nosso acervo de filmes em Betamax nunca passou de 10 por cento do total de fitas. E olha que, naquela época, um videocassete era dez vezes mais caro do que é hoje. Realmente foi um prejuízo e tanto para quem comprou”.

O pior de tudo é que a história se repetiria novamente. Só que desta vez, o título de “novidade que prometia ser o máximo mas não deu certo de jeito nenhum” acabou indo para o CDV, aquele discão prateado que, diziam, iria “chutar” o VHS para escanteio. Quase dez anos após o seu lançamento o Videolaser sumiu e o VHS continua impávido e colosso nas locadoras de todo o Brasil. E para quem entrou na onda restou transformar o aparelho de Laserdisc em CD-Player de luxo ou vendê-lo a preço de banana para o primeiro que aparecesse.

De acordo com Marcos Eluam, o CDV não decolou porque não foi lançado nenhum título para o formato no Brasil. Por conta disso, os felizes proprietários de um CDV-Player tinham que se contentar com filmes sem legendas ou alguns musicais esporádicos. Com isso a popularidade do formato foi caindo até ser esquecida de vez com a chegada do todo-poderoso DVD. No final das contas, o Laserdisc virou sinônimo de prejuízo. “Nós acabamos fazendo uma liquidação com os CDVs que tínhamos aqui. Vendemos discos que custaram cerca de 60 reais por um terço do preço antes que eles desvalorizassem de vez. Quando paramos de locar CDVs, ninguém mais queria saber deles. Esse é o problema da tecnologia, tudo muda muito rápido”.

E muda mesmo, ainda mais para quem mexe com informática. Em 1987, o empresário José Flávio Júnior achou de comprar um CP-400. Caro e nada prático, ele servia apenas para digitar textos e rodar alguns games meio sem-vergonhas numa tela preta com letras verdes.

Para José Flávio, acompanhar as novidades da tecnologia é problema. Até porque, na sua avaliação, a indútria de informática não é uma instituição muito confiável. “Depois do CP-400 veio um Pentium 100 que me custou quase três mil reais. Hoje em dia ele já está ultrapassado. Acho que a indústria faz isso para nos forçar a gastar dinheiro. É como o cara que tem um 486. Hoje em dia ele não pode fazer nada pois qualquer aplicativo, por menor que seja, é super-pesado e só roda em Windows 95 ou 98. As empresas fazem você acreditar que o produto delas é o que existe de melhor para depois torná-lo obsoleto. Te empurram uma coisa que acaba virando lixo em pouco tempo. Daqui a pouco vou ter que mudar o meu micro ou a placa-mãe porque a maioria dos chips fabricado hoje são para slot PCI. No Pentium 100 só tem um slot desse tipo e no 486, nenhum. Estou cheio de placa lá em casa. Elas vão ficando obsoletas e eu vou guardando numa gaveta, embora não sirvam para nada”, reclama.

Pelo menos os usuários de PC ainda têm a opção de fazer um up-grade ou comprar uma placa mãe nova. Já no caso dos usuários de MSX, a situação é bem pior.

Novidade hoje, empecilho amanhã

Sem maiores explicações o micro foi tirado de circulação na primeira metade dos anos 90 deixando os usuários a ver navios depois de ter comprado, por uma fortuna, um aparelho que se apresentava como a mais nova maravilha da tecnologia.

Assim como José Flávio, o acessor de marketing do MSX Brazillian Team, clube de usuários do MSX, e técnico em reparo de computadores Mauro Sokrates, acredita que existe uma certa desonestidade da indústria, que não se preocupa com os usuários e nem com os produtos que torna obsoletos com cada vez mais rapidez. Inconformado, ele acredita que a retirada do MSX do mercado “foi um ato de traição. Ele simplesmente deixou de ser fabricado depois que caiu a reserva de mercado e os computadores americanos chegaram às nossas lojas. Foram quatro milhões de consumidores que ficaram a ver navios e que tinham em casa um bom computador. O que mais me chateou é que a mesma indústria que nos fez comprar o MSX não nos consultou na hora de tirá-lo de cena. Ele só continou na ativa por causa das associações de usuários, que existem no mundo todo. Tanto que a Arc anunciou que está lançando em breve uma versão de 100 MHz do MSX”.

Mesmo com toda essa guerra de interesses entre a indústria e os usuários ainda tem quem curta a velocidade alucinante com que as tecnologias vêm e vão. Apesar de ter visto a morte do Betamax e do CDV, Marcos Eluam não censura quem paga caro pelas novidades. “É uma questão de satisfação pessoal, de ter o equipamento antes de todo mundo. Quem compra primeiro sempre paga mais caro. Eu mesmo já migrei para o DVD e não recomendo ele para todo mundo. Os títulos são caros e os lançamentos são poucos. Acho que ele só se populariza mesmo daqui a uns cinco anos”, avalia.

Já Armando é mais direto e entrega o jogo. Para ele o que vale mesmo é o prazer da descoberta: “é um vício, um grande prazer comprar coisas novas e ter o prazer de experimentá-las”. Fazendo côro com o sobrinho, Alfredo Paes Barreto vai mais além. “Não é uma jogada de mercado é a realidade. Comprar ou não comprar é uma questão de possibilidade econômica e realização pessoal. Esperar que o mercado se decida é utopia. Sempre vai ter uma tecnologia nova ou um equipamento de ponta. Quem esperar pelo produto ideal estará fadado a não apreciar nenhum”, filosofa ele que, com certeza, sequer imaginava que aquela sofisticada eletrola Phillips um dia seria considerada coisa de museu.

Encontra-se de tudo na Net

Embora pouca gente saiba, existe uma saída para quem não sabe mais o que fazer com o seu Atari velho ou com aquele MSX que fica se enchendo de poeira, em cima do guarda-roupa junto com o Forte-Apache e o Autorama do Emerson Fittipaldi. São as associações de usuários. Encontradas aos montes na Internet, elas se encarregam de alimentar a memória afetiva de milhares de nostálgicos ao redor do mundo. E o que é melhor: oferecendo produtos para troca e venda, publicando informativos periódicos e criando grupos de discussões sobre os tempos que não voltam mais.

Considerado como um dos computadores mais sofisticados de sua geração - era usado, inclusive, por quem trabalhava com computação gráfica - o Amiga ainda mexe com o imaginário dos seus fãs. Tanto que existe na Rede o site Amiga.org (www.amiga.org). Com um fórum de discussões e um informativo semanal, ele tem ainda uma seção onde o visitante pode adquirir soft e hardware a precinhos camaradas.

Mesmo não tendo tantos recursos, o Apple II e o Commodore ganham disparado do Amiga em termos de charme e importância. Afinal, eles fazem parte da história da informática. Por isso, quem se interessa pelo assunto e quer saber como eram as coisas na época em que Bill Gates não passava de um programador de computadores, pode dar uma passadinha no Apple II User’s Group (www. Chebucto.ns.ca/Technology/AppleUsersGroup/NSAUG.html) e no Commodore User’s Group (www.csc.tcd.ie/~singers/cugi), ambos com farto material bibliográfico, softwares e computadores para vender. Tudo bem que eles são da Idade da Pedra, mas, sabe lá, de repente você está pensando em entrar par o ramo de antiguidades.

O Brasil não fica de fora. Os usuários tupininquins de MSX, aquele computador que o Colt Silvers amava odiar, marcam presença na Internet com o MSX Brazillian Team (www.geocities.com/SiliconValley/Horizon8830). Nela, os caras mostram que não estão para brincadeira e constantemente é possível deparar-se com novidades, hardwares atuais para o micro e notícias sobre o mundo dos colecionadores de MSX do Brasil e do mundo.

Mas nem só de coisa séria vivem as associações de usuários na Rede. Quem foi criança nos bons e velhos anos 80 vai ficar com os olhos mareados ao visitar a EN Odissey 2000 (www.geocities.com/Hollywood/Hills/3226/ody2000.html), uma página que traz absolutamente tudo sobre o videogame que a Estrela fabricou no Brasil no começo da década passada. Verdadeiro festival de nostalgia, o site traz uma lista com todos os cartuchos lançados no Brasil e no Exterior, raridades, trechos de publicações especializadas e, pasmem, um relação com as maiores pontuações dos torneios oficiais de videogame que rolavam na época em que usar suspensório verde-limão e purpurina no cabelo estavam na moda.

Falando em jogos eletrônicos do tempo do Ronca, o melhor site sobre o assunto é o de um console que nem chegou a fazer muito sucesso no Brasil: o Intellivision. Fabricado em nosso país pela Sharp, ele revive em uma excelente página mantida pela equipe que, em 1980, participou de sua criação. Com o pomposo nome de Offical Intellivision Classic Videogame Website (www.intellivisionllives.con) ele compensa toda a empáfia do título com seções imperdíveis e extremamente prazeirosas de ler. Em uma delas é contada a história do console, onde o leitor aproveita para se inteirar sobre como era o panorama dos videogames na década de 70 e 80. Em outra é mostrado o que estão fazendo hoje em dia os programadores e designers que trabalharam para a Mattel Eletronics, a empresa por trás do Intellivision. Mas o melhor mesmo fica por conta dos comerciais de televisão - onde aparecem cenas do game Burgertime que, com certeza, irão emocionar muita gente - e dos screenshots dos cartuchos mais famosos.

Antes que você me pergunte onde entra o Atari nessa jogada, eu respondo: nos sites da Atari Historical Society (www.atari-history.com) e na Gill’s Atari 2600 and Classic Videogame Cart Collection (http://ourworld.compuserve.com/homepages/zaphod/2600_lst.htm). Enquanto que a primeira traz tudo o que você sempre quis saber sobre o Atari mas não tinha a quem perguntar, a segunda é uma espécie de caderno de classificados virtual, onde os internautas vão para comprar, vender e trocar cartuchos e consoles. Ah sim, tem também a The Shaven Wookie’s Classic Videogame Lounge (http://davesclassics.warzone.com/hosted/shavenwookiee), mais uma home-page de nome comprido que comercializa toda uma série de badulaques relacionados à pré-história dos videogames, Atari incluído. Dá até vontade de tirar do baú os discos dos B-52’s e sair por aí de Champion Watch no braço e All Star quadriculado nos pés.

Um motorista de limusine ensina como e o que se deve comprar

Influenciadas por amigos, parentes ou “especialistas” de última hora, algumas pessoas, muita vezes acabam comprando um equipamento caríssimo que, no fundo, se revela de pouca utilidade. É aquela história da “tia” que comprou um Pentium 200 para jogar paciência ou para digitar trabalhos de faculdade.

Para essa turma, um conselho: leiam os textos semanais de Robin Miller. Motorista de limusine, ele se tornou um dos melhores colunistas de informática dos Estados Unidos. Com um texto simples e direto, Robin dá conselhos, ensina como comprar um computador corretamente e faz análises brilhantes sobre as novas tecnologias que estão chegando ao mercado.

Numa de suas últimas colunas ele explica quais as vantagens de fazer um up-grade em micros usados e de como o casamento entre um 486 e o Linux pode ser uma alternativa interessante para quem usa o computador apenas para tarefas domésticas.

Para um cara que ganha o seu pão de cada dia levando ricos e famoso para lá e para cá, Miller se revela bem mais interessante do que a maioria dos colunistas que a gente está acostumado a ver por aí. Só para vocês terem uma idéia, recentemente ele revelou que até o ano passado ainda rodava todos os seus aplicativos em um singelo 486. Coisa que, diga-se de passagem, não é qualquer um que faz. Se você gostou e quer dar uma conferida, saiba que a coluna de Robin Miller é publicada semanalmente no site de notícias Andover News Network (http://andovernews.com).

Revendo e jogando os velhos games

Se você vive suspirando de saudades pela casa cada vez que lembra como era bom o seu CP-400 ou não consegue evitar uma pontinha de emoção quando um amigo começa falar dos bons tempos do Pac Man, vai ver está na hora de baixar alguns emuladores da Internet. Com eles, você transforma o seu micro em praticamente qualquer coisa, seja num terminal de computador dos anos 80 ou num Atari 2600 prontinho para rodar H.E.R.O, River Raid, Space Invaders e outras maravilhas da diversão eletrônica.

Para quem quer saber como eram as coisas no distante ano de 1981, quando o Apple II se tornou equipamento mais quente do momento, nada mais indicado do que a Apple II Emulation Page (http://geta.life.uiuc.edu/~badger/apple2.html). No site, o visitante baixa um sistema operacional e vários programas que deixam o seu computador igualzinho ao micro da empresa de Steve Jobs.

Um pouco mais recentes são as páginas The UEA Amiga Emulator (www.freiburg.linux.de/~uae) e fMSX MS-DOS Distribution Site (www.komkon.org/~dekogel/fmsx.html), espcializadas em emuladores de Amiga e MSX respectivamente. Inclusive com um programa que emula o Colecovision - vídeogame pré-histórico dos anos 70 - em ambientes MSX. Bizarro porém divertido.

A turma dos games também não ficou de fora. Do Atari são dignas de nota a Velharias do Gororoba (www.genial.com.br/atari/index), com todos os jogos que foram lançados nos anos 70 e 80, e a Atari (www.angelfire.com/ar/ar01/atari.html), que apesar do nome simples mantém um belo arquivo organizado em ordem alfabética. E se nos anos 80 você não tinha dinheiro para comprar o Intellivision, era o mais caro de todos os consoles, pode matar a vontade com o Intellivision Lives (www.webcom.com/~makingit/intellivision/download.shtml) e passar horas e horas jogando games clássicos como Burger Time e Astrosmash.

É claro que, saudosista ao extremo, você quer mais não é mesmo? Ok, então ligue o browser e vá até a Simon’s Classic Games Emulators (http://users.powernet.co.uk/psyman/index). Ao todo são mais de 20 emuladores de praticamente qualquer videogame e computador que você puder imaginar. Do Sinclair Spectrum ao Playstation, passando pelo Megadrive e o Odyssey, tem jogos e emuladores para todos os gostos. Melhor que isso, só o Tunel do Tempo (www.pel.nutecnet.com.br/twilightzone/emus) que, além dos programas, conta a história de todos os micros e consoles que foram lançados da década de 70 até hoje. Só faltou o Telejogo. Mas, sabe como é, ninguém é perfeito.

Ainda existem títulos para quem tem um videolaser

Quando foi lançado, há quase uma década atrás, o Laserdisc prometia ser a grande revolução do mercado de vídeo doméstico com seu som límpido e imagem de qualidade digital. Indo no embalo da indústria, muita gente gastou “os tubos” em sofisticados aparelhos e discos de filmes - caríssimos, por sinal - acreditando que essa era uma tecnologia que tinha vindo para ficar.

Entretanto veio o DVD e, como quem não quer nada, as grandes empresas foram deixando o laserdisc de lado até que, sem maiores explicações, deixaram de fabricá-lo. Para quem tinha o aparelho restaram duas opções: jogá-lo fora ou usá-lo como CD-Player de luxo, já que ele também roda discos de áudio.

Ou não. Se você tem Internet em casa e não quer se livrar do seu CDV-Player, pode recorrer a uma série de sites que se destinam ao pequeno, porém movimentado, mercado de colecionadores das bolachonas prateadas. São lojas virtuais onde o visitante pode comprar milhares de títulos a preços bem em conta, cerca de 30 ou 60 dólares dependendo do título.

Na Blam Entertainment Group (www.oz.net/blam/index.htm) e na Digital Eyes (www.digitaleyes.com), dá até para encontrar títulos raros, como alguns filmes dos Irmãos Marx e outras relíquias. Tudo a um precinho camarada e com entrega para qualquer parte do planeta. Para os colecionadores, a pedida é o Laserdisc Exchange (www.laserdiscs.com), que vende discos novos e usados e filmes de tiragem limitada ou que foram lançados somente no Japão. Como se vê, apesar de esquecido o mercado de Videolaser ainda rende um bom caldo.

 
Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar