Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique
             

O que é Polícia Comunitária ?

Como iniciar um trabalho de Polícia Comunitária?

Quem envolver no trabalho de Polícia Comunitária? 

 

Polícia Comunitária → parceria com → comunidade

       polícia ( Civil e Militar )  outras instituições

 empresários

 imprensa

 políticos   

 Polícia Comuntária → resolução de problemas com criatividade

Policiamento Comunitário → deve ser talhado segundo as necessidades   e recursos locais →  não existe maneira       de fornecer regras rígidas e rápidas que   possam cobrir todas as circunstâncias.

 

Numa visão simplista, Polícia Comunitária se restringe a aproximação do policial junto a comunidade envolvido num trabalho de policiamento comunitário, mas ao analisarmos de fato podemos  perceber a sua abrangência, uma vez atingindo o que é preceituado no artigo 144 da Constituição Brasileira, de que segurança pública é direito e responsabilidade de todos, cabendo também a qualquer cidadão uma parcela de responsabilidade. A sociedade como um todo, deve atuar de uma forma participante em todos os momentos que impliquem  ou não em uma situação geradora de conflitos que levem às conseqüências extremas de violência. Sabemos que muitas das causas da violência decorrem da ausência de um política pública séria que cerceie o cidadão a um vida com dignidade, respeitando a si mesmo e ao seu semelhante. Cada vez mais o cidadão se isola esquecendo que os problemas inerentes à sua comunidade, também lhe pertence para que tenha qualidade de vida. A sociedade não pode continuar na inércia, esperando por um milagre que solucione os seus problemas, mas para isso é preciso despertar o gigante adormecido que existe no coração de cada cidadão que se fundamenta na solidariedade. Baseado nisso é que se  inicia um trabalho de Polícia Comunitária em que as pessoas passem a se conhecer e manter uma relação de amizade, confiança e respeito, buscando juntos soluções criativas para os problemas que afligem a sua comunidade, cobrando dos órgãos competentes ações mais diretas como uma forma preventiva às  causas da violência, somente assim tiraremos a imagem de que a polícia  ( instituição ) resolve tudo, como se a ela destinassem todos os problemas como uma obrigação a ser cumprida.  Nos dias atuais quando se comenta sobre segurança pública, a polícia aparece como  co-responsável pelo alto índice de criminalidade que enfrentamos, a ela é imputada   toda a responsabilidade para garantir a segurança do cidadão.  Para que se crie um sensação de segurança, o cidadão precisa perceber a necessidade de se atacar as causas geradoras da violência, tratando-as de uma forma preventiva.  

Objetivos Gerais 

-   O presente projeto de Polícia Comunitária tem por objetivo integrar a comunidade às várias instâncias governamentais e não governamentais sensibilizando os moradores do bairro no sentido de resgatar valores morais e sociais para a convivência harmoniosa buscando a melhoria da qualidade de vida local; 

-   Sensibilizar a comunidade para que saiba buscar soluções criativas para os problemas do seu bairro; 

-   Motivar a participação comunitária almejando uma intensa integração social para que todos participem na melhoria da qualidade de vida; 

-   Identificar as lideranças naturais para que elas perenizem a proposta. 

Objetivos específicos 

-   Buscar soluções nas áreas de : educação, saúde, habitação, saneamento básico, transporte, segurança pública, justiça e cidadania;

-   Envolver os representantes dos serviços públicos, nas suas respectivas esferas de responsabilidade no programa;

-   Envolver a iniciativa privada nas suas diversas atividades motivando uma participação entre o poder público e o econômico do bairro;

-   Mostrar ao cidadão comum a importância de sua participação, bem como propiciar para que ele identifique os problemas locais.  

Planejamento estratégico 

1º etapa : Identificação das lideranças locais

-   Verificação da existência de Sociedade Amigos de Bairro, Entidades Religiosas, Conselhos Escolares, outras Entidades governamentais e não governamentais.

-   Através de contato com a Polícia ( Militar e Civil ) da área e Administração Regional.

-   Anotações de todos os endereços e telefones para contato e agendamento da visita. 

2ª etapa : Contato com as lideranças locais

-   Através de visitas explicando o objetivo do projeto;

-   Entrega de um esboço do projeto;

-   Convite para posterior reunião;

-   Palestra sobre Polícia Comunitária.

 

3ª etapa : Palestra sobre Polícia Comunitária

-   Esclarecimento sobre o que é a Polícia Comunitária;

-   Divulgação de material sobre Polícia Comunitária;

-   Apresentação da proposta de trabalho junto à comunidade;

 

 

4ª etapa : Identificação dos problemas do bairro

-   Reunião com representantes da comunidade para identificar os problemas do bairro.

-   Priorização de problemas do bairro.

-   Indicação  de representantes que formarão um comitê de implantação dos trabalhos de Polícia Comunitária.

 

5ª etapa : Coleta de informações ( características  sócio-econômicas, características geográficas ambientais  )

-   Informações : perfil da área ( mapa preciso, número de residências, número e tipo decomércio, escolas igrejas, associações, postos de saúde, área de lazer etc ) ; perfil dos habitantes ( idade, sexo, grau de instrução, profissão, estado civil, se empregado etc).

-   Verificação de responsáveis pela coleta e locais a serem coletadas as informações.

 

6ª etapa : Indicativos dos problemas locais

-   Após traçado o perfil da comunidade local, verificar quais as dificuldades que se enfrentam para o exercício dos direitos e garantias individuais e coletivas e o grau de segurança;

-   Registrar e analisar os resultados que implicam nas dificuldades de se ter uma qualidade de vida melhor.

 

7ª etapa : Fixação de metas

-   Após a avaliação das necessidades deverão ser fixadas as metas;

-   Para quem? Onde? Quando? Como? E Para Quê? Se fixarão essas metas?

-   Não basta fixar metas apenas para serem cumpridas,

-   As metas deverão ter significados e que sejam interessantes à comunidade;

-   Identificação das áreas de aceitação comum ( criação ou melhoria de áreas de lazer, programas de requalificação profissional etc );

-   Eventos que consolidem a sistematização do trabalho de Polícia Comunitária e que uma vez compreendido não será mais esquecido.

 

 

8ª etapa : Estratégia de Implantação

-   Identificação de responsáveis capazes de auxiliar na resolução dos problemas apontados, possibilitando que se atinja as metas fixadas.

 

9ª etapa : Controle de qualidade, desenvolvimento contínuo e atualização

-   O comitê de implantação se reunirá no mínimo uma vez por mês ou sempre que necessário e será responsável pelo controle de qualidade, desenvolvimento contínuo e atualização.

 

-   A avaliação poderá ser realizada através de:

    um indicador ( um fato que indique se o projeto atingiu ou não o objetivo ):

  dados estatísticos – acompanhamento da diminuição ou aumento da criminalidade,  referente as ocorrências na comunidade;

    pesquisas com levantamentos ( registros de ocorrências ) e questionários sobre o grau de satisfação da comunidade e se continua temerosa.

    contato pessoal com a comunidade.

 

  ► forma de verificação ( atividade que permita a  demonstração do que foi feito em relação ao indicador );

 

        ► momento de verificação ( o momento da verificação do aprendizado, no início, no meio, ou ao final das atividades.

 

É preciso observar se :

-   O projeto atingiu os objetivos dentro do prazo previsto ?

-   Se não atingiu, quais foram os entraves que surgiram para o impedimento do avanço do projeto ?

-   Quais foram as atividades realizadas ?

-   Quais foram as tentativas para a realização dessas atividades ?

-   Quais as dúvidas que se manifestaram ?

-   Quais foram as interferências necessárias par a realização das atividades ?

-   Houve demonstração de independência do grupo em relação às atividades ?

-   O grupo revelou progressos ?

 

Se almejamos um desenvolvimento contínuo, necessitamos tomar certos cuidados como acompanhar as atividades analisando os avanços e dificuldades, buscando meios para facilitar a superação dos obstáculos, incentivando o grupo a caminhar, uns ajudando os outros, sabendo que é preciso de tempo para exercitar e incorporar uma nova filosofia de trabalho para interagir com o meio e desse modo os conhecimentos adquiridos se tornarem definitivos.

 

Os desafios da vida são constantes e isso requer uma atualização permanente para a elaboração de novas informações adequando às situações de momento que surjam durante o transcorrer do processo.

 

A eficiência e eficácia de um trabalho de Polícia Comunitária pode ser mensurada pela ausência de crime e de desordem, pelo apoio da comunidade nas questões de segurança.

 

 

 

O trabalho de Polícia Comunitária deve ser :

-   Apartidário

-   Envolver a Polícia Militar direcionando à prevenção e quando necessário, intensificação do ostensivo;

-   Envolver a Polícia Civil , para aproximação e familiarização com a comunidade,  esclarecendo questões pertinentes e bom atendimento do cidadão no Distrito Policial;

-   Sensibilizar e manter contatos com  autoridades de vários organismos públicos para a garantia do desenvolvimento do projeto;

-   Desvinculado de qualquer interesse particular, religioso e  ideológico;

-   Com objetivos  claros e definidos, sempre prestando contas à comunidade;

-   Voltado à reeducação da comunidade;

-   Em qualquer das situações mostrando sempre o lado educativo para evitar confrontos;

-   Estar sempre preocupado com a integridade física e moral dos participantes;

-   Esquematizar a viabilização de formas de proteção aos participantes do projeto;

-   A qualquer indício de exposição de qualquer um dos participantes, providenciar apoio às autoridades competentes;

-   Ser flexível e constantemente reavaliado.

 

Atividades que poderão ser desenvolvidas na comunidade, como forma de controle social na prevenção e preparação da comunidade:

 

-   Palestras sobre variados temas conforme as necessidades locais;

-   Cursos de preparação de lideranças comunitárias,

-   Debates em Escolas envolvendo o corpo docente, administrativo e operacional ( Participação da Escola na melhoria da segurança no bairro, Relacionamento comunitário, Participação da comunidade na Escola etc );

-   Eventos com apresentações de música, dança e grupos locais;

-   Encontros de moradores de uma rua para um chá da tarde;

-   Educação para o trânsito nas Escolas ( BPTran e CET );

-   Campanhas de prevenção e orientação ao pedestre e ao motorista;

-   Semana de prevenção à saúde ( Secretaria da Saúde );

-   Finais de semana de lazer e recreação  ( Escolas ou outros espaços disponíveis – Secretaria da Cultura e de Esportes ou Empresas Privadas );

-   Reuniões de trabalho com as lideranças locais, com os poderes públicos locais e com a iniciativa privada;

-   Orientação com relação às medidas que devem ser adotadas quanto a:

  segurança pessoal de seus bens;

► Segurança residencial;

► Segurança em relação as crianças;

► Segurança escolar etc.

-   Programa de vigilância do bairro

VIVEM OU SOBREVIVEM OS MORADORES DA REGIÃO DO GRAJAÚ/PARELHERIROS  

Numa área de aproximadamente 530 Km², que compreeende desde Americanópolis, Jardim Miriam, Cidade Ademar, Campo Grande, Interlagos, Cidade Dutra, Grajaú, Jardim Varginha, Parelheiros até divisa com Itanhaém, a criminalidade tornou-se comum aos olhos de todos por não Ter limites, fazendo parte do dia-a-dia do cidadão e a violência cada vez mais crescente torna a ação da polícia impotente nessa área, apesar de todos os esforços das Instituições Policiais, pelo descaso do Poder Público à essa região, principalmente na área de Proteção  Manancial, onde a explosão demográfica extrapolou os limites de sobrevivência mínima causada pelas ocupações clandestinas em áreas invadidas devido a ausência de uma Política Habitacional. Tráfico de entorpecentes, homicídios, roubos, chacinas, dentre outros aspectos da criminalidade que assolam essa região, deixam em evidência a ausência de ações governamentais na área social. Sem condições dignas de moradia, barracos se amontoam ocupando áreas proibidas degradando de uma forma forma vertiginosa a área de Manancial. Só na região do Grajaú atualmente residem mais de 300 mil habitantes, onde podemos perceber que o número de adolescentes em liberdade assistida cresceu de uma forma estrondosa. Desovas de carros, rota de tráfico de entorpecentes são alguns aspectos que a região da Ilha do Bororé favorece, facilitados pelas travessias da 1ª, 2ª e 3ª Balsa na Represa Billings, dando acesso à Rodovia dos Imigrantes, Itanhaém e Rodovia Rio-Santos. Problemas de outras periféricas estão sendo transferidos para essa região. Desemprego, falta de área de recreação e lazer, centros culturais e esportivos, escolas insuficientes levam as crianças, adolescentes e jovens sem perspectivas de um futuro melhor a se embrenharem no mundo das drogas. A população carente e acuada torna-se alvo fácil de manobras políticas e locais. O crescimento do número de homicídios de 1995 a 1999, na região do Jardim Ângela foi de 5,9% e na região de Grajaú / Parelheiros foi de 34,2%, este aumento se explica, em parte, pela ocupação crescente e irregular do solo nesta região ( Centro de Análise Criminal da Sexta Delegacia Seccional de Polícia ). 

PROJETO PARQUE COCAIA  

Em 1966 surgia o loteamento Parque do Cocaia, quando muitas famílias de baixo poder aquisitivo, não deixaram de aproveitar a “pechincha” que  a Imobiliária Lutfalla começou a oferecer na época: uma pequena entrada, prestações igualmente pequenas e um financiamento para aquisição do material de construção ( seis mil tijolos, 500 telhas, uma porta, uma janela e um vitrô para banheiro), com a promessa de todos os benefícios públicos divulgados num folheto distribuído pela mesma.  Muitos desistiram, abandonando casas em construção ou colocando placas de “aluga-se” ou “vende-se”, com medo da fiscalização da Prefeitura, mas os esperançosos permaneceram, mesmo com as ruas, um misto de lama e pequenas pedras, as fossas negras, os poços artesianos e vielas totalmente às escuras por falta de iluminação pública. A regularização com escrituras iniciou depois de 1982, da parte que tinha título e 66 000 m² de usucapião foram liberados a partir de janeiro de 1999.

Atualmente o bairro conta com infraestrutura ( água encanada, luz elétrica, coleta de lixo, ruas pavimentadas), faltando apenas o esgoto que já está aprovado e mapeado.

A escolha do local  dentro de uma região ampla com diversos problemas foi feita por ser uma área bem determinada com uma sociedade comunitária organizada, com representatividade e motivada a fazer o trabalho.

O Projeto Parque Cocaia tem como objetivo sensibilizar a comunidade para que saiba buscar soluções para os problemas do seu bairro, mostrar que com pequenas ações o trabalho coletivo propicia a melhoria da qualidade de vida do bairro e a importância do indivíduo no contexto coletivo.

 

1.     Informações gerais

-   Período : de 3 a 5 anos.

 

-   População : aproximadamente 18 mil habitantes.  

-   Características sócio-econômicas :  

-    população de baixa renda moradora em área de favela,

-    moradias populares,

-    famílias com fragmentação estrutural, porém muitas com fortes raízes de moradores  tradicionais.

-   Área com ausência de empresas e trabalho culminando no deslocamento constante de pessoas para outras áres, bem como uma alta taxa de desemprego contribuindo com a constante elevação da violência, criminalidade e e tráfico de drogas e armas.

-   Bairro residencial com comércio na via principal;

-   Projeto piloto a ser levado a outras comunidades;-

-   Integração é a única forma de diminuir a violência;

-   Integrar todas a s agências para melhorar a qualidade de vida;

-   Importância da adesão voluntária ( agências governamentais e comunidade);

-   1 Escola Estadual , 1 creche e 1 EMEI;

-   Predominância de religiosidade: Igreja Católica, Universal, Assembléia de Deus, Renascer em Cristo , Deus é Amor, Mórmons, Batista,

-   Espaço para a comunidade se reunir: Sociedade Comunitária Parque Cocaia;

-   Transporte coletivo – Viação Geórgia e perueiros;

-   Favela às margens da Represa Billings;

 

-   Características geográficas e ambientais :

-    área de mananciais (de preservação permanente),

-   ocupação desordenada do solo,

-    península margeada por um afluente da represa Billings,

-    acesso restrito pela Av. D. Belmira Marin causando um grande fluxo de veículos.

-   Área verde de aproximadamente 6000 m²;

 

Indicativos dos problemas locais

 

a. ausência de equipamentos dos órgãos públicos, dificultando o exercício dos direitos e garantias individuais;

 

b.ausência de fiscalização e controle das áreas ambientais provocando :

-   estabelecimento dos currais eleitorais ( ideologias partidárias ) efetivando um controle através da corrupção;

-   domínio de algumas pessoas que agem de forma ilícita, atrapalhando as ações locais que buscam a melhoria da qualidade de vida.

 

 

 

Resultados

 

-   Ocupação desordenada do solo;  

-   Domínio do Estado Informal ( o crime ) que determina as regras e controla a vida dos cidadãos; 

-   Ausência do Poder Público ( principalmente o Estadual );  

-   Altos índices de corrupção  

 

Reunião (27/9/99) com 200 representantes do bairro foram elencados 22 problemas ;

 

1.Trânsito na Av. D. Belmira Marin  -  130

2.Tráfico de entorpecentes  - 101

3.Esgoto  - 100

4.Falta de policiamento – 79

5.Segurança nas escolas  - 57

6.Desemprego – 56

7.Saúde atendimento precário –51

8.Falta de área de lazer – 41

9.Iluminação pública  -  35

10.   Ligações clandestinas – 27

11.   Transporte coletivo – 26

12.   Faltam escolas – 25

13.   Crianças ociosas -  23

14.   Roubos em comércios –21

15.   Lixo  - 20

16.   Ensino religioso nas escolas – 19

17.   Pavimentação de ruas – 18

18.   Alcoolismo – 18

19.   Orientação familiar – 1

20.   Falta de relação ecumênica entre as religiões  - 14

21.   Bares 24 horas –13

22.   Impunidade – 12

 

Seis  problemas priorizados :

 

1.Trânsito na  Av. D.Belmira Marin

2.Esgoto

3.Tráfico de drogas

4.Falta de policiamento

5.Segurança nas escolas

6.Desemprego

 

 

COMITÊ PARQUE COCAIA

PARCEIROS DO PROJETO PARQUE COCAIA

 

1.BPTran

2.CET

3.CONSEG Grajaú

4.Departamento de Polícia Comunitária da Polícia Militar

5.E.E. Irmã Charlita

6.Guarda Civil Metropolitana

7.OAB Central

8.Secretaria da Assistência Social

9.Secretaria Municipal da Saúde

10.  Secretaria Municipal do Verde

11.  Sexta Delegacia Seccional de Santo Amaro

12.  Sociedade Comunitária Parque Cocaia

13.  SPTrans

14.  Viação Bola Branca

15.  Administração Regional Capela do Socorro

16.  Entidades Religiosas

 

Reuniões realizadas por rua

 

O cidadão aprende a identificar os problemas locais e busca soluções práticas dentro da sua realidade.

 

Rua Telo Garcia – 18/3/00

-   Terrenos baldios abandonados;

-   Transporte coletivo – bilhete eletrônico ( constrangimento do usuário quando

não aceito pelos cobradores de  catraca comum);

-   Trânsito caótico na Av. D. Belmira Marin;

-   Proliferação de pernilongos;

-   SABESP – demora para tapar buracos;

-   Calçadas desniveladas;

-   Lombadas clandestinas;

-   Padronização das calçadas;

-   Escola – crianças do bairro que estudam em outra escola e vice-versa;

-   Curso de Suplência.

 

Rua Matos de Carriça – 01/4/00

-   Falta de energia elétrica no bairro com retorno só no dia seguinte;

-   Palestra sobre Educação Ambiental;

-   Mato alto que cobre a área verde na Rua José Júlio Mendes e transformar numa praça;

-   Pernilongos que proliferam no bairro;

-   Violência nas escolas;

-   Cobrança e demora na entrega de carteirinha de passe escolar;

-   Terrenos baldios.

 

Rua Adélia da Silva Mendes - 09/4/00

-   Escola – crianças que pulam o muro para brincar;

-   Cobrança da atuação do Fórum em defesa da criança e do adolescente;

-   Benfeitorias adquiridas com a mobilização dos moradores do bairro.

 

Rua São Salvador da Torre – 15/4/00

-   Área verde – transformar em área de recreação e lazer ou escola;

-   EMEI do bairro – falta de segurança; de organização e atendimento às crianças do Cantinho do Céu;

-   Valorização da EMEI do bairro vizinho;

-   Enfatização da importância do Conselho de Escola;

-   Postura da E.E.Irmã Charlita quanto às adolescentes com trajes inadequados na escola e entrada barrada das mesmas;

-   Constrangimento de uma aluna retirada da sala de aula devido a blusa curta;

-   Reunião de pais dinâmicas;

-   Reclamação de idosos em relação ao transporte coletivo;

-   Estupro na Rua Portela da Cerdeira.

 

Rua José Júlio Mendes – 10/6/00

-   Numeração irregular – dois números iguais na mesma rua;

-   Esgoto – água empossada na Rua São Salvador da Torre;

-   Iluminação precária na área verde onde grupos de adolescentes se reúnem – muitos assaltos;

-   Parcerias para cursos;

-   Projeto Parque Cocaia – essencialmente trabalho de comunidade;

-   Horta comunitária – grupo de 3ª idade;

-   Excursão ao Jardim Zoológico com os idosos;

-   Reclamação de barulho a partir de 23h00, causado por uma Pizzaria.

 

Ações do Comitê Parque Cocaia

 

1.BPTran – palestras sobre Educação no Trânsito a serem realizadas no período letivo na E.E.Irmã Charlita, orientação na travessia de pedestres no semáforo existente na altura do 3500 da Av. D. Belmira Marin; fiscalização intensiva dentro de suas possibilidades no trânsito da referida via;

 

2.CET – sinalização de solo inexistente na Av. D. Belmira Marin; palestras educativas sobre trânsito;

 

3.CONSEG Grajaú – encaminhamentos de solicitações aos órgãos devidos; soluções criativas dentro de um programa de polícia comunitária; apoio e participação direta às iniciativas locais;

 

4.Departamento de Polícia Comunitária da Polícia Militar – apoio às atividades de integração com a comunidade – Evento Música – Orientação e integração da comunidade com a presença da Capelania e da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo e cerimônia católica – Igreja de Santo Expedito;

 

5.E.E.Irmã Charlita – integração com a comunidade, parceria nos eventos;

 

6.Guarda Civil Metropolitana – ação integrada com o BPTran no trabalho educativo sobre trânsito; apoio nas ações preventivas locais;

 

7.OAB Central – participação, apoio e intercâmbio com a Polícia Militar e outras agências governamentais;

 

8.Secretaria da Assistência Social – assessoria e suporte técnico ao grupo de 3ª idade;

 

9.Secretaria Municipal da Saúde – Semana de prevenção e orientação à saúde na Sociedade Comunitária Parque Cocaia; palestra sobre diabetes com o Dr. Rafael Cortez Neto, Diretor da Saúde Santo Amaro;

 

10.  Secretaria Municipal do Verde – pesquisa sobre a situação legal de Parque Cocaia; programa plantio de árvores no bairro;

 

11.  Sexta Delegacia Seccional – participação direta nas ações e reuniões locais; investigação dos casos relatados pelos moradores; reunião com donos de bares e comerciantes;

 

12.  Sociedade Comunitária Parque Cocaia – participação direta nas atividades locais; divulgação e orientação quanto ao projeto dentro de um programa de polícia comunitária; mobilização e conscientização dos moradores do bairro;

 

13.  SPTrans – participação e atendimento às solicitações e reclamações dos moradores;

 

14.   Viação Bola Branca – participação e atendimento às solicitações da comunidade.

 

15.  Administração Regional Capela do Socorro

 

16.  Entidades Religiosas

 

 

 

Sugestões de atividades a serem desenvolvidas na comunidade:

1-Seminário comunitário para o Jovem

-   envolver todas as  entidades do bairro sem distinção;

-   buscar parcerias e locais apara os eventos.

 

2-Posto de Triagem de Saúde

-   profissionais que trabalham na área ( voluntários );

-   buscar parcerias e locais para os eventos.

 

3-Desempregados no Bairro

-   fazer cadastro coletivo;

-   buscar parcerias.

 

4-Calçada com passeio livre

-   elaborar Cartilha educacional;

-   buscar parcerias.

 

5-Concurso de Poesias

-   envolver toda a comunidade e Escola;

-   buscar parcerias.

 

6-Adote um árvore

-   autorização e co-responsabilidade do morador;

-   o órgão competente distribui ou planta a muda, conforme norma pré-estabelecida;

-   buscar parcerias para proteção, desenvolvimento e conscientização de todos.

 

7-Muro colorido

-   autorização e co-responsabilidade do morador ( desenho ou grafite );

-   buscar parcerias;

-   os artistas devem ser todos da comunidade local.

 

8-Pedágio Educativo para motoristas ( em pontos estratégicos do bairro )

-   elaborar Cartilha educacional;

-   buscar parcerias.

 

9-Caminhada matinal

-   montar cadastro de participantes;

-   buscar parcerias;

-   profissionais que trabalham na área ( voluntários ), com auxílio de equipamentos para medição de pressão arterial, peso específico comparado com altura etc;

-   determinar local de saída / chegada, bem como horário de/até.

 

10-  Feira de troca – troca

-   elaborar cadastro dos participantes;

-   elaborar o calendário;

-   buscar parcerias e local para a Feira.

 

11-  Trabalhos para terceira idade

-   elaborar atividades com profissionais;

-   buscar parcerias e local.

 

Sugestões de melhoria no bairro

 

a)Alterar sistema atual do semáforo que serve a Avenida Dona Belmira Marin/ Rua Santo Antonio de Ossela e Rua Bilac, acrescentando fases para travessia de pedestre;

b)Remover atual semáforo de pedestre da Avenida dona Belmira Marin, localizado antes do citado ítem anterior, sentido centro – bairro e implantar em frente ao Supermercado Yokoi para conter damanda, principalmente de estudantes da Escola Estadual Irmã Charlita, localizada na Rua Adélia da Silva Mendes e Escolas Samuel Wainer, Joaquim Bento e João Goulart no Conjunto Residencial Brigadeiro Faria Lima;

c)Fiscalizar veículos de carga e descarga em frente aos comércios no percurso do início da Rua Olavo Conceição de Semme até Vila Cova de Alva;

d)Retirar veículos e motos que estão utilizando espaço físico da Avenida dona Belmira Marin no percurso do início do Conjunto Habitacional até a Escola Estadual João Goulart;

e)Promover intercâmbio com órgãos competentes para fazer prevençãode enchente que ocorre na área da curva em frente a Viação Bola branca, invadindo ?????r? a pista da Avenida Dona Belmira Marin;

f)  Implantar área necessária de proibição de parar e estacionar no início das Ruas Adélia da Silva Mendes, José Júlio Mendes, Portela da Cerdeira e Portunhos à Rua Santo Antonio de Ossela, devido a dificuldade de entrada e saída de veículos e circulação de pedestres.

g)Implantação de iluminação na viela localizada nas laterais da Escola Estadual Irmã Charlita, entre as  ruas Adélia da Silva Mendes e Rua Álvaro Carvalhal;

h)Calçar Viela 19 ao lado da Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Aristides Nogueira com degraus. Motivo : circulação de motos e bicicletas e outros, entre as Ruas Campos do Aravil e Rua Dr, Nuno Guerner de Almeida;

i)  Implantar degraus nas vielas 5 A, já concretadas para eliminar circulação de  motos, bicicletas e outros;

-   entre as Ruas Santo Antonio de Ossela e Telo Garcia;

-   entre as Ruas Santo Antonio de Ossela e São Salvador da Torre;

j)  Restauração de vielas entre :

-   as Ruas Santo Antonio de Ossela e Portela da Cerdeira;

-   as Ruas Portela da Cerdeira e José Júlio Mendes;

-   as Ruas Santo Antonio de Ossela e São Salvador da Torre;

-   as Ruas Maestro Humberto Bastiglia Dr. Nuno Guerner Almeida; ?????r?

-   as Ruas Pampilhosa da Serra e Paiol Grande;

-   as Ruas Paiol Grande e das Timbebas;

-   as Ruas Timbebas e Dr. Nuno Guerner Almeida;

k)Solicitar técnicos para opinar sobre a atual estrutura da Viela 27 ( 50% rua, 50% escadaria ), transformar toda em rua ou só para pedestres;

l)  Solicitar junto a Eletropaulo, que avise com pelo menos uma hora de antecedência quanto à falta de energia elétrica no bairro, com hora de previsào de retorno. Motivo: assalto por falta e luz e estupros;

m)    Limpeza geral do bairro;

n)Eliminar definitivamente as possibilidades de novas ocupações de espaço físico da região, através do funcionamento dos Órgãos competentes e responsáveis ( em especial a Secretaria do Meio Ambiente );

o)Dos loteamentos irregulares atuais :

-   Sugestão : criar uma comissão especial dos Órgãos competentes e responsáveis, com participação do proprietário e compradores; analisar infraestrutura existente e se estão dentro dos padrões das leis em vigor; verificar área reservada para o lazer e regulamentar;

p)Dos loteamentos clandestinos atuais :

-   Idem a sugestão anterior, com a participação do real proprietário da área;

q)Das áreas invadidas de propriedade pública

-   pelo fato das áreas invadidas serem de aproximadamente 70% às margens da Represa Bilings, criar uma comissão especial dos Órgãos competentes e responsáveis, com participação da comunidade; participação da receita Federal em um Censo Econômico. Elaborar projetos e envolver os grandes devedores econômicos do governo e permutar. Ex.: Adote o morador deixando a área livre e com isso abatendo na sua dívida;

r) Projeto de Orçamento Participativo por perímetro.

-A comunidade deve saber qual a receita arrecadada do seu perímetro e participar em conjunto com as autoridades competentes na utilização dentro das prioridades existentes.

 

   OFICINAS DE CIDADANIA

Objetivos:

-   Integrar a comunidade;

-   Diminuição da criminalidade;

-   Diminuição da violência;

-   Conhecer normas, leis e regras sociais;

-   Propiciar alternativas de trabalho , cultura e lazer;

-   Melhorar a qualificação profissional do trabalhador;

-   Incentivar a participação da Universidade;

-   Melhorar a qualidade de vida da população.

 

Áreas de Integração Social

-   Oficinas de cidadania  : noções de direito ( Consumidor, Direitos Humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente, Penal, Civil, Políticos, Sociais ), valores sociais, deveres sociais;

-   Oficinas de atividades ( requalificação profissional ) – SEBRAE, SENAI, SESI;

-   Oficinas de atividades e iniciação – adolescentes e jovens em geral ( primeiro emprego ), ser trabalhador – SEBRAE, SENAI SESI;

-   Oficinas de apoio : aulas complementares para a atividade profissional ( informática, inglês, espanhol, redação );

-   Oficinas culturais : pintura, música, dança, teatro;

-   Oficinas de Lazer : integrada a oficina cultural;

-   Oficina de Saúde

  

Local : Sociedade Comunitária

 Escola Pública

 

Público Alvo : crianças , adolescentes, jovens , idosos , trabalhadores e famílias buscando uma nova fonte de renda, bem como atividades culturais e de lazer.

 

 

SP 2000

Alice Yukiko Yamasaki

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar