Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 088 – 16/09/04

Caravana em Areia Branca inaugurará, nesta sexta-feira, o Centro de Direitos Humanos da Região Salineira do Rio Grande do Norte

A Região Salineira do Rio Grande do Norte possui um próprio núcleo de promoção e proteção dos direitos da pessoa. É o Centro de Direitos Humanos da Região Salineira (CDHRS) de Areia Branca, fundado por Jorge Ivan Ferreira Filho e já ativo há vários anos, mas que finalmente tem sede própria e será formalmente inaugurado nesta sexta-feira, 17 de setembro, em uma cerimônia que terá lugar às 10 da manhã.

Participarão do evento, que acontecerá na nova sede da entidade, representantes da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Areia Branca, diversas autoridades da cidade e uma delegação da Rede Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte (REDH-RN), da qual o CDHRS é parte integrante, procedente de Natal e composta por membros do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular (CDHMP), da Corregedoria Geral e da Ouvidoria da Defesa Social.

Para a REDH-RN, a ida a Areia Branca representa um desdobramento natural das Caravanas de Direitos Humanos que atingiram oito municípios do interior do Estado e duas zonas populares da capital entre março e maio de 2004 e tiveram como principal objetivo criar elos permanentes entre a sociedade civil, os poderes públicos e as populações dos municípios e os mecanismos estaduais de defesa dos direitos da pessoa, além de levantar as violações de todos os direitos da população local, encaminhar denúncias e propostas e recolher as sugestões do interior do Rio Grande do Norte para a construção do Sistema Nacional de Direitos Humanos que aconteceu durante a IX Conferência Nacional, em Brasília, de 29 de junho a 2 de julho.

Durante o evento, será inaugurado o primeiro Ponto Eletrônico da Cidadania da Região Salineira potiguar, instalado na sede do CDHRS. Os Pontos Eletrônicos da Cidadania, concebidos pela REDH-RN, são lugares de acesso livre e gratuito às tecnologias digitais para obter informações sobre o acesso aos direitos através de Internet, CD-ROMs, DVDs, leitor de fitas de vídeo e outros instrumentos. Sua intenção é universalizar tanto o acesso às tecnologias de informação como o aos conhecimentos necessários para fazer valer os direitos da pessoa: por isso, um dos objetivos da REDH-RN é implantar Pontos Eletrônicos da Cidadania em todos os municípios do Estado.

Durante a cerimônia, também serão inauguradas a Videoteca e a CDteca sobre Direitos Humanos do CDHRS.

Entre outras atividades, será entregue o Prêmio Paciê de Direitos Humanos a Djalma da Silva Souza, vereador de Areia Branca que fundou a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal da cidade, a quarta do Estado, e haverá uma apresentação do coral de música PROMAN.

Para entrar em contato com o Centro de Direitos Humanos da Região Salineira, escreva para cdhrs@cdhrs.org.br ou ligue para seu coordenador, Jorge Ivan Ferreira Filho, no telefone (0**84) 8808-6049.

Antonino Condorelli

Veja também:
- COMUNICADO A LA OPINIÓN PÚBLICA INTERNACIONAL - Escalada de violencia contra indígenas en Paraguay y expulsión de sus tierras
- POEMA IN MEMORIAM DO 11 DE SETEMBRO DOS ESQUECIDOS, O DE 1973 NO CHILE
- MENSAGEM A BUSH SOBRE A VERDADEIRA ORIGEM DO TERRORISMO. Estamos aterrorizados porque somos odiados!

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado
www.dhnet.org.br