Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 085 – 27/08/04

Convite do Movimento Água Nossa: ato político pela Reforma Agrária acontecerá sábado, 28 de agosto, na Fazenda da Barra em Ribeirão Preto (SP)

Ribeirão Preto, 26 de agosto de 2004

Companheiras e companheiros,

Está sendo contruído na região de Ribeirão Preto, São Paulo, um movimento em defesa da água como direito de todos, contra a privatização: chama-se Água Nossa. O movimento é composto por estudantes, professores, advogados, promotores públicos, sindicatos, associações de moradores e pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Este movimento se reúnde regularmente na antiga sede da União Geral dos Trabalhadores (UGT) de Ribeirão Preto, que hoje abriga o Memorial da Classe Trabalhadora.

Um dos principais focos de atuação do movimento é a defesa do Aquífero Guarany, um dos maiores lençois subterrâneos do país, que tem nesta região sua área de recarga e afloramento. Um dos locais pelo qual passa este Aquífero é sob a Fazenda da Barra, em Ribeirão Preto.

A Fazenda da Barra está em processo de desapropriação para fins de Reforma Agrária e, para que isto se efetive, é importante a mobilização da sociedade.

Há mais de um ano, o MST instalou no local o Acampamento Mário Lago, com cerca de 150 famílias. O Movimento Água Nossa está organizando para o próximo sábado, 28 de agosto, um ato político pela Reforma Agrária na Fazenda da Barra. Nos reuniremos no Memorial às 13:00 para um debate sobre a situação da área, de lá sairemos em carreata para o Acampamento Mário Lago, onde acontecerá o ato.

Sua presença é fundamental, pois como dizia o poeta na voz de Beto Guedes:  “... um mais um, é sempre mais que dois”.

O Memorial fica na rua José Bonifácio, 59, no Centro de Ribeirão Preto. Esta rua é paralela à avenida da rodoviária, sentido Centro.

Contamos com sua participação.

Kelli Mafort
Direção Estadual de São Paulo - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

Fonte: Carta O Berro

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado
www.dhnet.org.br