Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 072 – 30/07/04

Licença, senhor S.A.

Intervenção urbana de Pinky Wainer 

A artista plástica Pinky Wainer realizará um intervenção urbana em São Paulo, na calçada em frente ao Pátio do Colégio, intitulada Licença, senhor S.A., durante todo o mês de agosto, a partir do dia 2 às 13:30 A instalação faz parte da programação do Agosto Negro deste ano.

 

TEMA

O aumento da taxa de homicídios entre os jovens brasileiros é problema grave e de grande repercussão mundial. Aqui, a notícia foi manchete dos jornais no início do mês de junho e rapidamente caiu no esquecimento. Pinky Wainer está pesquisando o tema desde o ano passado.

 

INTERVENÇÃO URBANA

A proposta é usar o espaço público para interagir com os transeuntes pouco habituados à manifestações artísticas,  normalmente fechadas em galerias e museus. A calçada em frente ao Pátio do Colégio, no coração de São Paulo, abrigará 1 grande tapume que ficará exposto durante todo o mês de agosto.

 

TAPUMES

O tapume está sendo preparado com pinturas, imagens e textos que possam provocar a reflexão e a emoção dos espectadores.

A exposição traz 1 tapume sinuoso, frente e verso, (com 12.80m x 2.20m) tratados com diversos materiais (tinta acrílica, gesso, fotos, colagens, desenhos trabalhados no computador, espelho, grades, impressos em tecidos, etc.)

O escritor Ferréz - um dos fundadores da chamada literatura marginal, expressão direta dos excluídos das periferias urbanas, autor dos romances Capão Pecado e Manual Prático do Ódio - é convidado especial e participou do projeto com textos e sugestões.

A Prefeitura de São Paulo é parceira da exposição que está inserida na programação oficial do Agosto Negro, maior festival de Hip Hop da América Latina, realizado anualmente na cidade de São Paulo.

Agosto Negro é também o mês dedicado pela prefeitura para manifestações artísticas e culturais de jovens da periferia – alvos em potencial dessa violência.

 

Quando alguém morre vai embora uma pessoa única, singular, irrepetível
 (versão livre sobre frase de Hannah Arendt)

 

 ficha técnica

 criação Pinky Wainer
escritor convidado Ferréz
fotos João Wainer
textos André Caramante
pesquisas André Caramante e Sophia Bisilliat
cenografia e montagem Pedro Stipp Basei
produção Jadi Stipp Basei e Sophia Bisilliat

 

 PINKY WAINER

Pinky Wainer nasceu em 1954, no Rio de Janeiro. É artista plástica. Desde 1984 vem mostrando seus trabalhos, tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro, em exposições individuais e coletivas. Artista adepta à diversidade, fez o projeto gráfico e a coordenação editorial de livros como Mata Atlântica, de Ana e Tom Jobim, para a Editora Jobim Music, e do livro O lugar do Escritor, de Eder Chiodetto, para editora Cosac e Naify. Representou o Brasil na Bienal Internacional de Livros Infantis  Unicef / Jack Ezra Keats, em Nova Iorque, com o livro Pipistrelo das Mil Cores de Zelia Gattai. Ganhou o Prêmio Adolfo Eizen Especial, concedido pela União Brasileira dos Escritores, pelas ilustrações do livro Andira, de Rachel de Queiroz. Trabalhou na concepção e execução de cenário para peça de teatro Agatha de Marguerite Duras, direção de Roberto Lage, pelo qual foi Indicada para o Prêmio Shell de Teatro na categoria cenografia. Desenvolveu caixas e capas de CD para as gravadoras Biscoito Fino, Sony e Universal Music.

Veja também:
- ENTREVISTA Pinky Wainer, Artista plástica - “A arte não tem a obrigação de se juntar às causas sociais, mas gosto quando elas se encontram”

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado
www.dhnet.org.br