Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 050 – 19/05/04

OLHAR SOBRE A ZONA 

Na periferia de Natal os pobres são a vítima principal da violência

Por Edleusa Dantas*

Os bairros de Felipe Camarão, Bom Pastor, Cidade Nova, Guarapes e Cidade da Esperança, situados na Zona Oeste de Natal, discutirão na Caravana de Direitos Humanos as violações praticadas naquela região e proporão soluções a serem cobradas ao poder público municipal.

A Zona Oeste da capital do RN é apresentada pelos meios de comunicação como uma área de enorme violência, dominada pelo tráfico de drogas. Porém, os trabalhos realizados por organizações não governamentais em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, unidas no Fórum Engenho dos Sonhos, têm mostrado que a realidade daquelas comunidades é bem mais complexa do que os estereótipos divulgados pela mídia. Não existem apenas tráfico e violência, mas legiões de mulheres e homens, jovens e adultos que nunca aprovaram o crime, que só querem uma vida digna mas são privados todo dia de qualquer oportunidade de emprego com salário justo, que não têm acesso a educação, saúde, saneamento, que não têm dignidade e são vítimas – a grande maioria vítimas, não praticantes – da violência, tanto da criminalidade como da polícia.

A Caravana de Direitos Humanos tem como objetivo ouvir as comunidades, perceber quais são suas necessidades e tentar dar respostas concretas a todos os níveis, encaminhando propostas ao poder público e cobrando sua realização.

*Educadora do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular (CDHMP) na Zona Oeste de Natal

Veja também:
- A última Caravana antes da IV Conferência Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte atingirá nesta quinta-feira, dia 20, a Zona Oeste de Natal
- Patu receberá em setembro uma Caravana Temática de Cultura Popular para resgatar a figura do “Cangaceiro Romântico” Jesuíno Brilhante
- Jesuíno o Cangaceiro

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado

www.dhnet.org.br