Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 043 – 04/05/04

A luta pelos Direitos Humanos na Internet cumpre nove anos

Por Antonino Condorelli

Para quem vive no Brasil, especialmente no Rio Grande do Norte, e milita na luta pela defesa e promoção dos direitos fundamentais da pessoa humana, o 1º de maio não foi apenas o Dia Internacional do Trabalho: foi o nono aniversário do lançamento no ar da DHNET – Rede Direitos Humanos e Cultura, site que atualmente possui o maior e mais completo acervo de dados e informações sobre Direitos Humanos e Memória Histórica em língua portuguesa.

A DHNET é uma central multimídia com centenas de megabytes de vídeos, material em áudio, textos, fotos, desenhos e animações. Nasceu nesta província brasileira perdida na esquina do continente, este Nordeste profundo que demonstrou que, além de miséria e retirantes, também é capaz de produzir maneiras revolucionárias de conceber e praticar a luta pela transformação social.

O Rio Grande do Norte, que no século passado foi teatro de experiências sociais entusiasmantes como a campanha “De Pé no Chão Também se Aprende a Ler” de Djalma Maranhão em Natal (1961) e as 40 horas de Angicos de Paulo Freire (1963), é o pano de fundo de um punhado de militantes dos Direitos Humanos que, no começo dos anos Noventa, se perguntaram que tipo de relação podia existir entre realidade virtual e luta social.

Eram os mesmos visionários que em 1986 tinham dado vida ao Centro de Direitos Humanos e Memória Popular (CDHMP), continuando a trajetória da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Natal, e já tinham utilizado as ondas do rádio e da televisão como instrumento de luta, especialmente com a experiência da TV Memória Popular.

Em 1º de maio de 1995, dia da entrada oficial do Brasil na Internet, a DHNET foi lançada no ar na forma de BBS (Bulletin Board System) e, três anos depois, virou o que é hoje: a maior central de informações sobre Direitos Humanos e Cidadania em língua portuguesa, temperada com massivas doses de arte, cultura e memória histórica.

Mas quem nove anos atrás fez a DHNET, junto com novos integrantes que se juntaram ao longo do trajeto, não parou de desbravar caminhos nas relações possíveis entre modernas tecnologias da comunicação e luta pelos Direitos Humanos. De fato, em 10 de dezembro deste ano, será lançado o primeiro embrião do Guia RN de Direitos Humanos, que possuirá toda a informação sobre acesso à defesa dos Direitos Humanos, memória histórica e cultura de cada um dos 167 municípios do Estado. O embrião conterá todas as informações relativas aos 10 municípios atingidos pelas Caravanas de Direitos Humanos que estão sendo realizadas desde março: Natal, Macau, Areia Branca, Parnamirim, Carnaubais, Caicó, Macaíba, Ceará-Mirim, Pau dos Ferros e Mossoró.

Todas as informações contidas no Guia, por cada município, serão divididas nas seções: Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Mídia, Sociedade Civil Organizada, Educação em Direitos Humanos, Memória Histórica, Arte e Cultura, Central de Denúncias.

O Guia RN, por sua vez, será o primeiro passo de um projeto de proporções bem maiores: o Rede Brasil de Direitos Humanos, a suma de 27 guias estaduais, que atingirá todos os 5.561 municípios do país.

Passaram nove anos, mas o entusiasmo de quem faz a DHNET é o do primeiro dia. A luta pelo respeito universal dos direitos da pessoa humana está bem longe de acabar, mas não vamos vacilar: até que em nós haja um sopro de vida, continuaremos espalhando conhecimento e cultura dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Parabéns, DHNET!

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado

www.dhnet.org.br