Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 026 – 10/03/04

Parnamirim vai receber a segunda Caravana de Direitos Humanos

Nesta quinta-feira, dia 11, chega a Parnamirim (região metropolitana da Grande Natal) a segunda Caravana de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte, processo começado a semana passada em Macau.

O projeto, realizado pelo Centro de Direitos Humanos e Memória Popular (CDHMP) de Natal em parceria com diversas instituições e organizações do Estado engajadas com os Direitos Humanos, tem como objetivo levar os instrumentos de proteção destes últimos para as populações do interior, dando respostas concretas às demandas delas através do encaminhamento de denúncias e a criação de núcleos permanentes de promoção da cidadania nos municípios.

Durante a Caravana, estarão presentes em Parnamirim o Ministério Público Estadual, através dos dois promotores de Direitos Humanos da Procuradoria de Justiça, a Coordenadoria de Direitos Humanos e Defesa das Minorias (CODEM) da Secretaria de Justiça do Governo do Estado, a Corregedoria Geral da Defesa Social, a Ouvidoria da Defesa Social e o Fórum de Mulheres do RN.

Durante a manhã, estes órgãos participarão de encontros temáticos com representantes das comunidades locais onde se discutirão, se apresentarão propostas e se encaminharão providências sobre os problemas da infância e da juventude e a violência contra a mulher.

Ao mesmo tempo, será realizada uma audiência pública na Câmara Municipal sobre a contaminação do Rio Pitimbu e um encontro no colégio PH3 onde Roberto Monte, coordenador do Centro de Direitos Humanos, escutará e dará encaminhamentos às propostas dos alunos para a disseminação de uma cultura da paz e do respeito da diversidade no município. A reunião no centro educacional estará animada por performances, improvisações e brincadeiras da companhia de teatro de rua La Trupe.

Durante a tarde, um grupo de dez meninas do colégio discutirá no Centro Pastoral, junto com a coordenadora do Fórum de Mulheres do RN, Elizabeth Nasser, os problemas da juventude de sexo feminino.

À tarde acontecerá também a entrega, por parte de uma delegação da Caravana, de um kit com cerca de 40 livros sobre temas relativos aos Direitos Humanos à Biblioteca Pública municipal.

Estas atividades acontecerão ao mesmo tempo em diferentes locais serão acompanhadas por uma ampla divulgação nas rádios comunitárias do município, às quais será entregue um CD de áudio com spots e informações sobre Direitos Humanos, e uma intensa atividade de sensibilização da companhia de teatro de rua La Trupe pelas ruas da cidade.

A Caravana de Direitos Humanos de Parnamirim culminará na I Conferência de Direitos Humanos do município, que terá lugar das 19 às 21 na Câmara Municipal. A Conferência será de acesso livre para toda a população. Nela, os participantes aprovarão as propostas surgidas nos encontros temáticos e as feitas durante o evento e os órgãos competentes darão os encaminhamentos relativos. Também serão realizadas as articulações para a criação de um núcleo permanente de proteção e promoção dos Direitos Humanos em Parnamirim.

A base operativa da Caravana será o Centro Pastoral, ao qual podem ser solicitadas todas as informações para participar no telefone 0xx84 272-3374.

Redação de Tecido Social

Veja também:
- Exclusão, violência, prostituição, destruição do meio ambiente: o trágico dia a dia de Parnamirim
- MAIS SOBRE MACAU

< Voltar

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado

www.dhnet.org.br