PROJETO PORTAL SEGURANÇA HUMANA

 

                                                                      Por

                                                       ALUÍZIO MATIAS DOS SANTOS
                                                       Elaborador do Projeto
                                                 
                                                       ROBERTO DE OLIVEIRA MONTE
                                                       Construção do Arcabouço e
                                                       Espelho Tecnológico do Projeto

                                                   

 

 NATAL(RN)/JUNHO/2004

 

APRESENTAÇÃO

 
          Este projeto pretende apresentar todos os processos de construção de um site denominado PORTAL SEGURANÇA HUMANA para a Secretaria Nacional de Segurança Pública-SENASP. O projeto será desenvolvido em fases.


O primeiro momento se refere à própria elaboração deste projeto. Definido os acertos burocráticos entre a SENASP e o proponente passa-se a fase de construção do Portal que envolve diversos procedimentos, entre eles, o projeto de concepção, passando pela definição do desenvolvimento temático que se refere aos conteúdos que serão incluídos e estarão disponíveis, até o arcabouço tecnológico do Projeto que envolve as ferramentas de inclusão de dados, interatividades e multimídia.


A inclusão de dados terá um procedimento inicial e um outro permanente no qual será supervisionado por um Conselho Editorial criado pela SENASP. Será também definido o relacionamento humano onde se estabelecerão as interações e conexões com os usuários. E ainda, a administração do Portal estabelecida entre a SENASP e o proponente. A administração do Portal comporta hospedagem, segurança e gerenciamento.
O projeto segue as orientações da SENASP no que diz respeito especialmente ao desenvolvimento temático.
                   

JUSTIFICATIVA

              O interesse em desenvolver este projeto Portal Segurança Humana justifica-se, em primeiro lugar, pela necessidade de divulgar e circular informações para as Secretarias de Segurança dos Estados, as Academias de Polícia, enfim, todos os atores envolvidos na questão da Segurança.
              Em segundo lugar, para que possamos produzir informações, ou seja, fazer com que os Estados tenham um espaço para circular suas informações, será, portanto um canal de acesso, divulgação e conhecimento.
               Em terceiro lugar, será também um espaço para a troca de experiências entre os atores, possibilitando a divulgação das diversas experiências na área de segurança desenvolvidas nos Estados.
                Por fim, o Portal articulará os Estados na perspectiva de um novo olhar da segurança no qual o principal elemento é a valorização humana em seu cotidiano de trabalho e o público beneficiado pelos serviços da segurança.

 

OBJETIVO

 

                    Construir o Portal de Segurança Humana para a Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP - que possibilitará a conexão desta Secretaria com as suas interlocutoras nos 27 estados do país e o próprio Distrito Federal - as Secretarias Estaduais de Segurança Pública - bem como o acúmulo e disponibilidade de dados para os diversos atores da Segurança Pública do País.

 

METODOLOGIA

 O Portal Segurança Humana insere-se na perspectiva da construção de uma intervenção junto as Instituições de Segurança Pública do País bem como de disponibilizar dados e informações de interesse de todos os atores envolvidos na questão da Segurança.       
 Nesse sentido o procedimento metodológico de criação do Portal Segurança Humana dar-se-á visando à interlocução direta entre o proponente do projeto e a SENASP, especialmente na definição de macros temas de interesse da Secretaria. Portanto, para a construção do Portal privilegiaremos como estratégia as seguintes fases:

1-Projeto – Proposta de Projeto apresentado à SENASP. O projeto comportará os seguintes elementos:

    1. Proposta do Portal
    2. Proposta Estética (Show-Room)
    3. Custos
    4. Fases
    5.  

2-Construção do Portal – Desenvolvimento e Implementação
Projeto de Concepção e Construção do Portal
     2.1. Conclusão do Desenvolvimento Temático – Menu
                                                                             Banners
                                                                             Barra – Anterior
                                                                             Barra – Posterior (UF)
      2.1.1. Inclusão Inicial de Dados
      2.2. Arcabouço Tecnológico (Ver Anexo)

     2.2.1. Ferramentas / Inclusão de Dados
     2.2.2. Interatividades – Chats
                                           Notícias
                                           Fóruns...
      2.2.3. Multimídia – Áudio   
                                    Vídeo

3-Inclusão Permanente de Dados
4-Relacionamento Humano / Interações / Conexões – trata-se da relação direta com os usuários do portal.
5-Administração do Portal
5.1. Hospedagem
5.2. Segurança
5.3. Gerenciamento

          Para compreendermos as fases colocadas acima segue a explicação de alguns termos:

  1. Concepção Estética – Se define como a alma do Portal, a maneira como se mostra o Portal. Partiremos de um modelo dado da Matriz Curricular Nacional – Para a Formação em Segurança Pública. “A Matriz Curricular Nacional é um instrumento que possibilita promover a qualidade do serviço nas instituições de Segurança Pública”, conforme definição da SENASP. A concepção estética permite também colocar banners rotativos divulgando assuntos de interesse da SENASP.

 

  1. Desenvolvimento Temático - Faremos, então, todo um trabalho de pesquisa em conjunto com a SENASP procurando identificar assuntos e o universo a ser trabalhado. Partiremos do Plano Nacional de Segurança Pública - PNSP e do planejamento estratégico da SENASP. De acordo com os temas incluiremos selos que poderão ser dados aos estados e pessoas que desenvolverem bom trabalho de acordo com as temáticas e ainda podemos destacar as experiências exitosas remetendo-as para os Estados. Ver anexo 2 – Menu de Referência.
  1. Domínio – É o endereço eletrônico (nome). Esse domínio demanda solicitação da FAPESP, instituição que gerencia os endereços para o Comitê Internet Brasil. É, na verdade, o domínio político das informações.

 

  1. Implementação dos Conteúdos – Poderá ser colocado em doc, pdf, html ou (power point) a depender do tipo de material que a SENASP fornecerá. Aqui também poderá ser criado um endereço e ser feita uma campanha onde todos que tenham interesse poderão mandar material para ser indexado ao portal: artigos, teses, monografias, dissertações, guias,manuais, estatutos, regimentos, cartilhas,históricos,etc., todos relacionados a grande temática do portal: Segurança Humana. E ainda teremos: Uma bibliografia básica sobre Segurança Pública, Filmagens ( de vídeo no formato real player) e spots (palestras no formato mp3)
  1. Gerenciamento dos conteúdos - Se dará em dois momentos: 1- material escolhido por nós (equipe que estará elaborando o portal juntamente com a SENASP); 2- material que deverá ser absorvido do público (material que chegará durante a criação do Portal). Nesse momento, poderá ser enviada uma carta para todas as instituições que trabalham com a temática e demais parceiros solicitando material que ainda não está contemplado no Portal.  A concentração do recebimento desse material deverá ser através de e-mail já em movimento que deverá ser analisado por uma equipe editorial da SENASP a qual avaliará o material e autorizará a inclusão no Portal.

 

  1. Alimentação do Portal – Os conteúdos serão fornecidos pela SENASP. A idéia é criar um conselho editorial no qual filtrará as informações a serem incluídas.