
”A
Linguagem do ensaio fotográfico"
Emídio
Luisi (organizador)
"Textos:
Henri Cartier Bresson (HCB)
e Duane
Michals (DM)
-
"As
vezes existe uma única foto cuja composição possui tanto vigor e
tanta riqueza, cujo conteúdo irradia tanta comunicação, que esta
foto em si é toda urna história. Mas isso raramente acontece. (HCB)
-
"Tudo
é assunto para fotografia, especialmente as coisas difíceis de
nossas vidas. Ansiedade, traumas de infância, mágoas, pesadelos
desejos
sexuais. As coisas que não podem ser vistas são as mais
siqnificativas. Elas não podem ser fotografadas, apenas sugeridas.
(DM)
-
"Em
fotografia, a menor coisa pode ser um grande assunto. (HCB)
-
"Fala-se
muito em ângulos de câmara; mas os únicos ângulos válidos que
existem são os ângulos da geometria da composição e não aqueles
fabricados pelo fotógrafo que se delta sobre o estômago e realiza
outros malabarismos em busca de seus efeitos. (HCB)
-
"Nenhuma
das minhas fotografias existiriam, no chamado mundo real, se eu não
as tivesse inventado. Elas não são encontros acidentais, testemunhos
nas ruas. Eu sou o responsável. Estando Bresson lá ou não, aquelas
pessoas teriam feito seu pic-nic á margem do Sena. Eles foram eventos
históricos. Não existe uma fotografia. Não há um tipo de
fotografia. O único valor de julgamento é o trabalho intrinsicamente.
Será que ele me toca, mexe, me preenche? (DM)
-
"A
composição deve ser uma das preocupações constantes, mas no
momento de fotografar ela só pode sair da intuição do fotógrafo. (HCB)
-
"comecei
a fazer sequencias porque aquilo sobre o que queria falar eu não
podia encontrar na rua; tinha que ser construído. Para min a
realidade não é o acontecimento na rua; é toda minha experiência.
Não é apenas o que eu vejo, mas o que sinto. Eu prefiro fotografar
sentimentos. Mais que fotografar uma mulher chorando, quero fotografar
a razão pela qual ela está chorando. Prefiro fotografar a dor. Mais
que fotografar um homem dormindo num divã, eu prefiro fotografar os
sonhos dele. Estou mais interessado na natureza das coisas que em sua
aparência. (DM)
-
"qualquer
que seja nossa reportagem, estaremos chegando como intrusos. É
essencial, portanto, que nos aproximemos do assunto nas pontas dos pés
- ainda que se trate de uma natureza morta. (HCB)
-
"Faço
tudo o que me passa pela cabeça. Sempre quis transcender a realidade.
Quando a foto é bem sucedida, ela transcende a realidade. Toda foto
tem que ter unta atmosfera, ainda que você não possa descrevê-la.
É como a boa poesia. Ela sugere algo. (DM)
-
"Mas
dentro do movimento existe um momento em que os elementos dinâmicos
se acham equilibrados. A fotografia
deve capturar esse momento e imobilizar seu equilíbrio. (HCB)
-
"Eu
sou um reflexo fotografando outros reflexos com seus reflexos. (DM)
"A
máquina fotográfica é um espelho dotado de memória,
porém
incapaz de pensar"
Arnold
Newman
"Jamais
deixará de existir quem leve em conta apenas a técnica em consideração
e pergunte 'como', enquanto outros de temperamento mais inquiridor,
desejarão saber 'por quê'; eu pessoalmente, sempre preferi a inspiração
à informação"
Man
Ray
Por trás de cada fotografia deveria existir um motivo suficiente
para justificá-la. Essa afirmação é mais importante do que talvez se
acredite, pois antes de tirar uma determinada foto, o fotógrafo não deve
dispensar uma compreensão integral dos motivos que o levaram a fazer esta
ou aquela fotografia. O fotógrafo deve ter consciência plena de seu ato
antes de apertar o botão. Podemos afirmar que não basta competência técnica
para a realização de boas fotografias, é imprescindível ter consciência.
Pense primeiro, fotografe depois.
Ao fotografarmos pessoas, objetos ou qualquer assunto, não estamos
necessariamente registrando a verdade sobre ele, e sim nossa opinião
sobre o assunto, nossa forma de ver o mundo. Um bom fotógrafo coloca sua
marca e seu estilo em tudo aquilo que por ele for fotografado.
A fotografia, assim como a música, a poesia, a pintura, a dança,
etc., é um meio de expressão do indivíduo; como tal, tem linguagem própria.
Seus elementos podem ser manipulados pelo estudo e pesquisa ou própria
intuição do fotógrafo. Um bom domínio dos elementos da linguagem
fotográfica, assim como das questões técnicas e do equipamento, são as
garantias que nos permitem concretizar a realização da fotografia
desejada.
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