ENSINO RELIGIOSO

 

1. Escolas Católicas:

 

a) Na Prelazia há 04 (quatro) Escolas Católicas, 02 (duas) somente primárias e 02 (duas) primárias e secundárias.

Uma delas, a que está em São Miguel do Araguaia-GO, foi doada à Prelazia de Cristalândia pelos Frades Franciscanos da Vice-Província do Santíssimo Nome com sede em Anápolis-GO; 02 (duas), a de Cristalândia-TO e a de Porangatu-GO, ainda pertencem aos Frades Franciscanas; e 01 (uma), em Paraiso do Tocantins-TO, pertence aos Padres Redentoristas. Todas elas estão sob a responsabilidade de Padres, Religiosas e Leigas católicas

 b) Religião é ensinado em todas elas, com resultados animadores.

 c) e d) Uma grande dificuldade das Escolas Católicas é que a sua sobrevivência está em perigo em todo o pais. Os planos econômicos do governo e as leis e sua interpretação estão levando muitas à falência ou, pelo menos a imenência de fecharem. As Escolas Católicas que têm convênios com o governo também sofrem discriminação e até perseguições. As perspectivas não são muito boas.

 e) Os títulos são reconhecidos pelo Estado.

 f) Existem Sindicatos dos Professores, Associações de Pais e Mestres, e de Antigos Alunos.

 g) Não tenho conhecimento de nenhuma Associação específica de alunos para fins de apostolado.

 h) Todas as escolas são mistas, sem nenhum problema por causa disso.

 

2. O Ensino Religioso:

a) O Ensino Religioso nas escolas municipais e estaduais, conforme a Constituição Federal, é matéria obrigatória para a escola ( a escola é obrigada a oferecê-lo) e facultativo para o aluno (o aluno não é obrigado a assistir às aulas de Ensino Religioso. De acordo com a Constituição, o Ensino Religioso tem que ser inter-confissional, os professores têm que ser preparados, credenciados e remunerados. O estado do Tocantins, o mais novo do Brasil, foi o último a regulamentar, a nível de Estado, as leis referentes ao Ensino Religioso-- portanto o EnsinoReligioso nas escolas públicas está apenas começando. Porém ele está desenvolvendo bem devido ao esforço dos Bispos do Tocantins, dos Educadores Católicos e, graças a Deus, porque o governador criou um Departamento de Ensino Religioso na Secretaria da Educação do Estado, e este Departamento é chefiado por um Sacerdote.

b) Há dificuldades em alguns lugares onde os Evangélicos (Protestantes, principalmente da Assembléia de Deus) desobedecem as leis e dão aulas, não de Ensino Religioso inter--confissional, mas sim, da doutrina deles, e até fazem proselitismo nas aulas.

 c) Há algumas atividades extra-escolares com o intúito de integrar tal ensino, como preparação das leituras, cantos, etc. de Missas e outras celebrações especiais.

 

3. O ensino religioso para crianças e jovens que não freqüentam as escolas é feito através da pré-catequese e da catequese das Paróquias, Quase-Paróquias e Comunidades.

 4. A Pastoral Catequética é uma das Prioridades da Prelazia. Atinge desde as crianças da pré-catequese até os adultos. Funciona no Setor Sul da Prelazia a "Escola Teológica" (Escola Bíblico-Catequética) e no Setor Norte a "Escola Catequética" (também uma Escola Bíblico-Catequética) , ambas para jovens e adultos e com a participação de aproximadamente 50 (cinqüenta) pessoas em cada Escola. O "curso" consiste de 08 (oito) etapas de 05 (cinco) dias cada, sendo realizadas duas etapas por ano -- portanto, o "curso" é de 04 (quatro) anos. Nas Paróquias e Quase-Paróquias são realizados periodicamente cursos e encontros para catequistas. Alguns catequistas também participam de cursos e encontros catequéticos (e para professores de Ensino Religioso) a nível interdiocesano e regional , os de nível regional sendo oferecidos pela coordenação da dimensão Bíblico-Catequético do Regional Centro-Oeste da CNBB. Os resultados de todas estas atividades catequéticas têm sido excelentes.

 5. Este ano (1995), sendo que o tema da Campanha da Fraternidade foi "Os Excluidos", houve um esforço especial para atingir os que andam afastados. Não há uma catequese específica para operários, turistas, ou do mundo da cultura. Porém a "inculturação" faz parte integral, tanto na formação dos catequistas quanto a dos catequisandos.

 

6. Existe, a nível dos dois Setores e a nível de Prelazia, uma Coordenação da Pastoral Catequética.

7. Nota Estatística Nº 5

a) No princípio de janeiro do primeiro ano do quinquênio (1990) havia:

1 - Duas escolas católicas primárias.

2 - Duas escolas católicas com cursos primário e secundário.

 b) No final do quinquênio havia:

3 - Duas escolas católicas primárias.

4 - Duas escolas católicas com cursos primário e secundário.

5 - Doze pessoas (quatro Religiosas e oito Leigas) diretamente aplicadas na organização e promoção nas escolas públicas e católicas, e e um Sacerdote, 25 (vinte cinco) Religiosas e inúmeros Leigos e Leigas diretamente aplicados na organização e promoção das Escolas Teológica e Catequética (a nível de Setores) e a Pastoral Catequética na Prelazia, nas Paróquias, Quase- Paróquias e Comunidades.

 

6. Pessoas que ensinam a Religião nas:

a) Escolas primárias -- 10 (dez) Religiosas e 12 (doze) Leigas.

b) Escolas secundárias - 07 (sete) Religiosas e 05 (cinco) Leigas.

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