ASSISTÊNCIA SOCIAL

 

1. A nível de Prelazia existem, por enquanto, somente a Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde , Centro de Direitos Humanos, Comissão Pastoral da Terra, Assistência à 05 (cinco) Assentamentos dos Sem Terra, Pastoral Indigenista, incentivo e orientação para a formação e a atuação de Associações e Sindicatos (com seus Estatutos, etc., sendo reconhecidos pela lei, tendo personalidade jurídica).

 2. Os centros de assistência sanitária e hospitais são do governo, mas há Religiosas e Leigos(as) comprometidos(as) que trabalham neles.

 

3. Além dos trabalhos pastorais e outro citados acima, no Nº 1, não há outras organizações paróquias, prelatícias ou interdiocesanas.

 4. Auxílios do Estrangeiro - ajuda financeira para os trabalhos do Centro de Direitos Humanos, Assistência nos Assentamentos e Pastoral Indigenista. A Comissão Pastoral da Terra a nível nacional recebe ajuda do estrangeiro.

 5. Os principais problemas são a escassez de recursos financeiros e humanos; a corrupção e injustiça, principalmente dos políticos e governantes nos órgãos do governo que têm recursos e deveriam aplicá-los na área social mas não fazem. Pior ainda, dificultam nossos trabalhos e até nos perseguem porque ajudamos os empobrecidos!

 

6. Não existe a Cáritas Prelatícia na Prelazia de Cristalândia.

 7. Em todos os trabalhos e entidades citados, há solidariedade para com os empobrecido e esforço para superar o caráter meramente assistencial dos auxílios prestados -- uma verdadeira PROMOÇÃO HUMANA.

VOLTA