Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Perly Quem Sou
 Perly Linha do Tempo
 Perly Textos e Reflexões
 Perly Banco de Dados
 Perly Áudios
 Perly Vídeos
 Perly Imagens
 ES Rede Capixaba DH
 ES Sociedade Civil
 ES Militantes
 ES Mídia
 ES Conselhos Direitos
 ES Executivo
 ES Legislativo
 ES Judiciário
 ES Ministério Público
 ES Linha do Tempo
 ES Memória Histórica
 ES Combatentes Sociais
 ES História do PT
 Rede DHnet
 Rede Brasil
 Redes Estaduais

Militantes Brasileiro(a)s dos  Direitos Humanos
Perly Cipriano

Homenagem da DHnet aos 50 anos de militância política de
Perly Cipriano e Gilney Viana

Perly Cipriano e Gilney Viana Perly Cipriano e Gilney Viana Perly Cipriano e Gilney Viana Perly Cipriano e Gilney Viana Perly Cipriano e Gilney Viana Perly Cipriano e Gilney Viana Perly Cipriano e Gilney Viana Perly Cipriano e Gilney Viana Perly Cipriano e Gilney Viana Perly Cipriano e Gilney Viana Perly Cipriano e Gilney Viana Perly Cipriano e Gilney Viana Perly Cipriano e Gilney Viana Perly Cipriano e Gilney Viana Perly Cipriano e Gilney Viana Perly Cipriano e Gilney Viana Perly Cipriano e Gilney Viana Perly Cipriano e Gilney Viana Perly Cipriano e Gilney Viana Perly Cipriano e Gilney Viana Perly Cipriano e Gilney Viana Perly Cipriano e Gilney Viana Perly Cipriano e Gilney Viana Perly Cipriano e Gilney Viana Perly Cipriano e Gilney Viana Perly Cipriano e Gilney Viana Perly Cipriano e Gilney Viana Perly Cipriano e Gilney Viana Perly Cipriano e Gilney Viana Perly Cipriano e Gilney Viana Perly Cipriano e Gilney Viana Perly Cipriano e

 

Inicial | Quem Sou | Linha do Tempo Perly | Banco de Dados | Imagens | Áudios | Vídeos | Contatos | Linha do Tempo ES | Memória Histórica Capixaba | Rede Capixaba DH | História PT ES

 

Happy Hour em Homenagem aos 50 Anos de Militância Política

Áudios

Vídeos

Filme Histórico

Exposição Fotográfica 30 anos de Luta pela Anistia no Brasil

Depoimentos

Moção de Apoio incondicional ao PNDH3

Perly e Gilney na Internet

Espalhe essa idéia, leia e passe adiante

 

 

Happy Hour em Homenagem aos 50 Anos

^ Subir

Áudios

Perly Cipriano e Educação em Direitos Humanos

^ Subir

Áudios - Poemas Engajados

A Alegria do Povo, de Carlos Marighella - Recita Thiago de Mello

O Pão de Açúcar, de Carlos Marighella - Recita Thiago de Mello

Muerte de Soledad Barret,de Mario Benedetti

^ Subir

Poesia Latino-Americana em Áudio

^ Subir

Músicas de Curtição

Othoniel Menezes – Praieira (Música Potiguar)

^ Subir

A Internacional Socialista

Pierre Degeyter e Eugéne Pottier


Versão Português I


Orquestra Coréia do Norte


Coco Briaval Jazz

^ Subir

Vídeos

Perly Cipriano 1 - 50 Anos de Militância Política Direitos Humanos

 

Perly Cipriano 3 - 50 Anos de Militância Política Direitos Humanos

 

Perly Cipriano 4 - 50 Anos de Militância Política Direitos Humanos

 

Perly Cipriano 6 - 50 Anos de Militância Política Direitos Humanos

 

Perly Cipriano 7 - 50 Anos de Militância Política Direitos Humanos

 

Perly Cipriano 8 - 50 Anos de Militância Política Direitos Humanos

^ Subir

Filme Histórico feito na prisão política

Fome de liberdade - Parte 1

 

Fome de liberdade - Parte 2

^ Subir

Exposição Fotográfica 30 anos de Luta pela Anistia no Brasil

Acessar a Exposição

^ Subir

Depoimentos

Mércia Albuquerque, Advogada pernambucana de presos políticos

Anotações Inéditas de Mércia
Perly Cipriano é um dentista de Vitória do Espírito Santo. Ele se acha preso aqui no Recife. Foi muito torturado, mas manteve o equilibrio. Perly, não recebe visita e vive só, não cria problemas e entende a situação dos presos, companheiros de cárcere. Ouve pacientemente as questões e aconselha os brigões e fica na dele, chamo-o de "eremita", pois se recolhe

^ Subir

50 anos de luta de Perly e Gilney, por José Dirceu
Publicado em 13-Abr-2010

"Em 1960 éramos jovens e sonhávamos mudar o mundo. Lutamos pelas Reformas de Base e sofremos o golpe de 1964. Na resistência à ditadura conhecemos a morte, a tortura e o cárcere de onde ouvimos os hinos da vitória no Vietnam e os gritos das ruas por Liberdade, Anistia e Abaixo a Ditadura! Liberados, retomamos a luta, empunhamos as bandeiras da CUT e do PT e elegemos Lula Presidente. Em 2010, ainda queremos mudar o mundo."

O belíssimo texto acima faz parte do convite que recebi e retransmito a todos vocês para uma justa homenagem aos 50 anos de militância política de dois importantes nomes que compõem o PT, Perly Cipriano e Gilney Viana. Não é todo dia que comemoramos meio século de luta.

Ao Perly, reconhecido pela batalha que trava pelos Direitos Humanos neste país, e ao Gilney um dos representantes pela luta em prol do meio ambiente, um grande abraço e mais 50 anos com essa disposição para mudar o mundo. A justa homenagem será feita hoje às 19h, em Brasília (Setor de Clubes Norte, Trecho 3, Conj.3, Lotes 2A/2B).

http://www.zedirceu.com.br

^ Subir

Moção de apoio de solidariedade aos 50 anos de militância do companheiro Perly Cipriano

O IV Congresso do PT – ES felicita o militante histórico Perly Cipriano pelos seus cinquenta anos de atuação política iniciada em 1960, seu enfrentamento à ditadura militar, na construção do PT e agora no governo Lula.

Manifesta também solidariedade por sua luta em defesa dos Direitos Humanos, sua importante presença na Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, sua atuação no CDDPH, a condução do Conselho Nacional do Idoso que presidiu. Sua presença na luta pela dignidade de crianças e adolescentes, mulheres, negros e negras. Tantas lutas orgulham o PT e em especial no ES.

Parabéns Perly, pelo seu exemplo a todos os socialistas e lutadores do povo.

^ Subir

Oldack Miranda

Perly Cipriano e seu saboroso livro “Vai quem quer”
Oldack Miranda

Eu esperava tudo de Perly Cipriano, atual Subsecretário da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, menos um saboroso livro de memória. Não as memórias dos tempos de chumbo da ditadura militar, mas um livro de memórias do menino, da infância vivida na pequena e rural “Vai quem Quer”, localidade da também pequena e rural Barra de São Francisco, na antiga região do Contestado, no Estado do Espírito Santo. Ao vasculhar o passado, ele encontra pegadas que nos ensinam a renascer e a compreender o presente, como ele diz, “sem o véu da esperança”. O retorno ao passado desmancha ilusões e traz tristezas, mas, também, surpresas agradáveis.

Digo que não esperava de Perly Cipriano um livro de memórias infantis porque – acho que é um preconceito meu - seria mais natural que ele escrevesse suas memórias políticas. Ex-militante do PCB, depois militante da luta armada pela ALN, em 1970 foi preso em Olinda, barbaramente torturado, acabou condenado a 94 anos de prisão.
Ficou dez anos preso e só foi libertado pela Anistia. Ainda preso, em 1979, participou dos debates para a criação do Partido dos Trabalhadores (PT). Fundador do PT, concorreu ao governo do Espírito Santo em 1982 e presidiu o partido naquele Estado por duas vezes. Foi deputado estadual, chefe de gabinete do prefeito de Vitória, Vitor Buaiz, vereador e Secretário Estadual de Justiça e Cidadania durante o Governo Vitor Buaiz.

Em 2003, a convite de Nilmário Miranda, assumiu a Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos vinculada à Presidência da República. Em 2006, foi homenageado com o título de Cidadão Honorário de Brasília, em 2007 foi agraciado com a Comenda Domingos Martins, concedida pela Assembléia Legislativa do Espírito Santo. Nilmário Miranda deixou a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, voltou para Minas Gerais, e Perly Cipriano continuou Subsecretário na atual gestão de Paulo Vanucchi.

Companheiros no passado e no presente, coube a Nilmário Miranda assinar o Prefácio da obra “Vai quem quer”. Eles se conheceram no Presídio Frei Caneca, no Rio de Janeiro, em 1978. Tornaram-se amigos. Juntos, em 1995, foram a Roma para um congresso internacional contra a pena de morte. “Lá se vão três décadas de uma sólida amizade. Perly é um militante do bem. Solidário, inquieto, humanista, amante da vida, das coisas do mundo, da História. E é um bom contador de histórias (...) lendo “Vai quem quer” vê-se que Perly sessentão é o mesmo Perly da infância”.
Eu aprendi que Perly Cipriano é um revolucionário, sensível, capaz de desvelar as suas lembranças de até os nove anos de idade e também nos fazer viajar. Como escreve Nilmário, ele nos faz viajar ao falar de suas impressões de menino sobre “o quadro do céu e do inferno, o rádio, o picolé, a magia do cinema, o primeiro encontro com o mar, o bonde, a violência, a maldade da tortura, o suicídio, os nomes das ruas de sua aldeia e até a posse da primeira caneta BIC”. Aprendi que o “Vai quem quer” sempre existiu e sempre existirá para todas as pessoas. Um tesouro no fundo do tacho.

Nem sei se o livro de Perly Cipriano está à venda nas livrarias. Foi editado pela Gráfica Editora Palloti, de Porto Alegre. Eu o encontrei em Salvador, onde veio para proferir uma palestra sobre Direitos Humanos. Poucos dias depois chegou-me o livro pelo Correio. Perly Cipriano é autor de “Pequenas Histórias de Cadeia” e “Fome de Liberdade”, ambos escritos em parceria com o ex-deputado federal Gilney Amorim (PT), também um ex-preso político condenado pela ditadura militar a uma pena a perder de vista. Daí talvez meu preconceito, de esperar do militante apenas temas políticos.

Ainda assim, o militante do bem não se livra da Política com P maiúsculo, ao dedicar seu livro “às pessoas idosas que buscam no mundo da infância lições e recordações para confirmar que valeu a pena viver” e também “às crianças, que um dia envelhecerão levando consigo suas lembranças”.

^ Subir

Nelson Rodrigues Filho

^ Subir

Perly e Gilney na Internet

^ Subir

Espalhe essa idéia
Leia e passe adiante...

Clique no panfleto ao lado, que ele abrirá no tamanho A4 e você já pode imprimir no seu computador e passar adiante!!!

Panfleto (tamanho A4)
CDR 0,74 MB

Panfleto (tamanho A4)
JPG 1,35 MB

 

Clique no cartaz ao lado, que ele abrirá no tamanho A4 e você já pode imprimir no seu computador e passar adiante!!!

Cartaz (tamanho A4)
CDR 1,73 MB

Cartaz (tamanho A4)
JPG 0,50 MB

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055-84-3221-5932 / 3211-5428 - Skype: direitoshumanos - dhnet@dhnet.org.br
Google
CEBs Capixaba Educação Popular ES
Notícias de Direitos Humanos
Áudios Perly Cipriano
Vídeos de Perly Cipriano
Bando de Dados de Perly Cipriano
Rede Capixaba de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
Memória Histórica Capixaba
Linha do Tempo Espírito Santo
Linha do Tempo Perly Cipriano
Combatentes Sociais do Espírito Santo
História do PT Espírito Santo
Livros de Perly Cipriano
Banco de Imagens Perly Cipriano
DHnet