Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Apresentação
 Trajetória de Vida
 Escritos & Reflexões
 Atuação Jurídica
 ABC Vítimas da Ditadura
 Matérias na Mídia
 Correspondências
 Processos
 Arquivos Multimedia
 Galeria Virtual
 Acervo Mércia
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Rede Brasil
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Rede Lusófona
 Rede Mercosul
Gregório Bezerra

 

Correio da Manhã – 07.09.1969

Cercado por um forte dispositivo de segurança de tropas armadas e agentes do DOPS, ao qual não escapou a Imprensa – repórteres e fotógrafos que tentaram burlar a vigilância foram detidos – embarcaram algemados, às 17h03min de ontem, no Galeão, 13 dos 15 presos políticos que ganharam a liberdade por imposição dos sequestradores do embaixador Burke Elbrick. O estudante Ricardo Vilas Boas de Sá Rêgo foi o primeiro a chegar no Galeão. Veio do DOPS, onde estava preso, numa camioneta policial. Estava algemado ao pulso do inspetor Mário Borges. Com os repórteres e fotógrafos da Imprensa brasileiras e estrangeira mantidos a uma distância superior a um quilômetro e meio, o registro da decolagem do Hércules da FAB que conduzia os presos só foi obtido com potentes teleobjetivas. O Ministério da Aeronáutica, entretanto, distribuiu a foto oficial dos treze presos. Os dois outros incluídos no resgate – Mário Roberto Galhardo Zaconato e Gregório Bezerra – foram embarcados, respectivamente, nos aeroportos de Belo Horizonte e Recife. Zaconato, entretanto, segundo informações da capital mineira, teria sido transportado em um jato da FAB, da Pampulha para Recife, onde, juntamente com Gregório Bezerra, tomou o Hércules para o asilo.

De Recife, o Hércules da FAB seguirá para Caracas, onde fará escala, e finalmente chegará à Cidade do México, às 14 horas de hoje, hora de Brasília, conforme informou o Ministério da Aeronáutica. O Ministério da Aeronáutica distribuiu nota oficial, cujo texto integral é o seguinte:

“O Serviço de Relações Públicas do Ministério da Aeronáutica divulga a fotografia do embarque, com destino ao México, dos criminosos relacionados com os últimos acontecimentos já do domínio público, através de amplo noticiário. Não figuram na foto dois elementos que embarcarão em pontos de escala. A chegada à Cidade do México está prevista para as 14h, hora local”.

No México, rígidas medidas de segurança foram adotadas ontem à noite no Aeroporto Internacional da Cidade do México para a chegada dos 15 prisioneiros políticos brasileiros, alguns dos quais, segundo versões, poderiam, posteriormente, transportar-se para Cuba. Estabeleceu-se um setor especial no Aeroporto desta capital para aterrissagem do avião Hércules da Força Aérea Brasileira que conduz os prisioneiros. Fontes governamentais e diplomáticas informaram à Reuters, ontem, que o presidente Gustavo Diaz Ordaz foi quem ordenou, pessoalmente, que se concedesse o asilo político aos 15 brasileiros. A medida foi qualificada como um ato humanitário para salvar a vida do embaixador norte-americano sequestrado. No Rio, o sr. Armando Cantu, Encarregado de Negócios do México, confirmou o asilo, dizendo que os 15 presos políticos terão seu comportamento em território mexicano regulado pela Convenção sobre Asilos Políticos. Ao embarque, nenhum representante diplomático compareceu.

As contradições marcaram ontem os últimos momentos dos elementos indicados pelos sequestradores do embaixador norte-americano para deixarem o País, rumo ao México, em transporte do Governo brasileiro. No Itamarati, onde a Imprensa se reuniu para ouvir as autoridades do Ministério das Relações Exteriores, recebeu informações que não eram de forma alguma coerentes. Inicialmente, o próprio embaixador Magalhães Pinto anunciara aos repórteres e a uma estação de rádio, em transmissão direta, que o avião já havia partido. Isso eram 15h15min. Depois, os jornalistas descobriram que o avião de transporte continuava no aeroporto. Às 16h40min, um dos assessores do ministro declarava, oficialmente, que o aparelho não subira mesmo. Os boatos aumentaram. Finalmente, às 17h05min, então, o aparelho levantou vôo, tendo de fazer dois pousos em território brasileiro, antes de atingir o México.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055-84-3221-5932 / 3211-5428 - Skype: direitoshumanos - dhnet@dhnet.org.br
Google
Notícias de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
MNDH
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Comitês de Educação em Direitos Humanos Estaduais
Rede Brasil de Direitos Humanos
Redes Estaduais de Direitos Humanos
Rede Estadual de Direitos Humanos Rio Grande do Norte
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Rede Lusófona de Direitos Humanos