Coleção Memória das Lutas Populares no RN
Coleção Memória Histórica

Dermi Azevedo - Volume II

Pela Vida, Contra a Violência
Dermi Azevedo

Compartilho com vocês este DVD que resume um pouco da minha trajetória existencial. Digo "um pouco" sem falsa modéstia. Isto porque entreguei conscientemente quase toda a vida à causa da liberdade, da justiça social e da democracia.Creio ser impossível separar o objetivo e o subjetivo quando se fala da vida de cada um. Tenho sempre presente a reflexão de Paulo Freire: " Ninguém educa ninguém. Os seres humanos educam-se entre si com a mediação da história". Desse modo, construí a minha trajetória em uma constante interação com os outros companheiros e companheiras do movimento estudantil e da ação cultural, primeiro no Rio Grande do Norte (minha querida terra natal) e depois noutras partes do Brasil e da América Latina. Participei ativamente da luta contra a ditadura e paguei o preço dessa opção.

Nesse contexto, engajei-me de corpo e alma primeiro na JUC (Juventude Universitária Católica) e depois em organizações que lutavam pela liberdade, esmagada pelo regime cruel e desumano da ditadura civil-militar.Paralelamente,participei da fundação do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) que optou, desde o início,por lutar pela vida,contra a violência.

Este DVD representa mais uma etapa da caminhada do MNDH. É mais uma etapa da contribuição qualitativa e histórica do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Natal/RN para a divulgação da luta pelos direitos humanos. Nessa caminhada, é necessário destacar o papel de todas as entidades de direitos humanos do país, simbolizadas pela Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) e na pessoa de Enilson Souza, seu secretário já falecido. Essas organizações sociais sempre foram animadas (receberam sua alma) de personalidades como d.Tomás Balduíno. Ele agora pilota no céu, ajudando o Criador a encontrar o melhor espaço possível para aqueles homens e para aquelas mulheres que, nesta vida, esforçaram-se para que haja menos violência, menos desamor e mais paz e mais amor.

9 de maio de 2014

Dermi Azevedo