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Estratégias de Mídia e Comunicação em Direitos Humanos

Inserindo Direitos Humanos na Mídia

Quem é Quem na Imprensa

O que é notícia?

Principais Veículos de Mídia

 

 

 

Estratégias de Mídia e Comunicação em Direitos Humanos 

Inserindo Direitos Humanos na Mídia 

-     As ONGs devem ter uma política de comunicação, produzir uma marca e inserir seu conteúdo nos meios de comunicação. 

-     Deve haver uma profissionalização na maneira pela qual passamos a informação aos jornalistas. E isso não se resume somente a um release bem feito. Mas, principalmente, municiando a mídia com informações objetivas, colocando o jornalista em contato com as fontes, auxiliando na produção das matérias.

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Quem é Quem na Imprensa

Editor: É o jornalista responsável por garantir a linha editorial do jornal na seção/editoria pela qual responde. O editor planeja e coordena o trabalho da equipe. É a pessoa que define a edição da matéria ou do programa, é quem define o que vai ser publicado ou veiculado, e, principalmente o enfoque que será dado. 

Produtor: Este profissional atual em rádio e televisão e tem também a tarefa de coordenar/auxiliar o trabalho dos repórteres. É responsável por levantar dados que vão sustentar a matéria, agendar entrevistas indicando o tom que a pauta deve seguir.

Pauteiro: É o jornalista que propõe os temas a serem abordados na edição e distribui as pautas para a equipe de reportagem. O pauteiro, em geral, segue um roteiro básico:

1)     Escreve algumas linhas com um breve histórico do assunto

2)     Levanta questões essenciais que a reportagem deve responder

3)     Sugere que se aborde os aspectos diferentes ainda não explorados sobre o tema

4)     Indica contato de fontes que devem ser procuradas

O pauteiro geralmente é a primeira pessoa a ter contato com o que queremos divulgar.

Repórter:– É o jornalista que vai a campo, faz as entrevistas, apura dos fatos, escreve as matérias. É fundamental um contato mais pessoal com o repórter.

Fotógrafo: Faz a cobertura fotográfica dos assuntos da pauta

Apresentador:

No rádio: é pessoa que dá verbalmente o enfoque às notícias levadas ao ar. Para manter a atenção do ouvinte deve dosar com bom senso estes recursos pessoais, além dos recursos técnicos (vinhetas, música etc)

Na TV: além dos cuidados com a narrativa das notícias, o apresentador(a) conta com a imagem. Sua expressão também embute a versão opinião sobre os fatos apresentados de maneira sutil.

O que é um Press Release?

Press Release: expressão de língua inglesa (press= imprensa, release= soltar) que designa o texto de sugestão de pauta que as assessorias de imprensa enviam às redações e produções, por fax ou e-mail. Deve ser conciso e direto.

Estrutura:

Título do Release: deve ser informativo, conciso e preciso. Deve expressar o que de mais importante vai ser informado no texto.

Olho: Recurso utilizado logo abaixo do título com a finalidade de chamar a atenção para uma informação relevante. Deve ter no máximo duas linhas.

Lead: palavra de origem inglesa (to lead = liderar, abrir frente), que caracteriza o início do texto jornalístico, em geral, o primeiro parágrafo. O lead noticioso deve responder a questões básicas: quem, o quê, quando, onde e por quê, sem exceder cinco linhas.

Corpo: é o desenvolvimento do lead, uma informação mais completa.

Fonte: nome, data, endereço, horário, telefone, e-mail. Enfim elementos para que a imprensa possa localizar ou obter mais informações a respeito do que está sendo divulgado.

Distribuição do Press Release

Mailing List: é uma relação dos veículos de comunicação que interessam à assessoria de imprensa e instituições. Os dados contidos no mailing vão orientar o trabalho junto à imprensa, permitindo que se identifique a quem se deve dirigir o release.

O mailing deve conter informações básicas sobre os diferentes órgãos de imprensa: nome, endereço, telefones, endereços eletrônicos, fax, nomes de editores, pauteiros, editores, repórteres etc.

O processo de distribuição
Com base no mailing list, selecionamos os veículos e jornalistas que devem receber o release. Além do cuidado em enviar os materiais para as pessoas certas é preciso identificar as datas e horários mais adequados para isso:

1)     A imprensa é dividida em editoriais, devemos sempre saber a qual editoria nosso assunto interessa.

2)     Sempre observar os prazos. Enviar o release, sempre que possível, com um ou dois dias de antecedência, mas sempre confirmar na véspera.

3)     Nunca deixar para falar com a imprensa no fim da tarde, o melhor horário é no fim da manhã e início da tarde.

4)     O envio de um release deve ser sucedido de contato telefônico, para que se possa chamar a atenção do jornalista para o material e destacar a importância do fato.

5)     Os melhores dias para envio de releases são terças, quartas e quintas-feiras

6)     Sempre que possível, falar pessoalmente com repórteres e produtores e fornecer o maior número de informações.

7)    Jamais leia o release por telefone para o jornalista. O contato por telefone serve para detalhar o assunto que está sendo discutido

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O que é notícia?

Nem sempre o que é importante para uma entidade é de interesse da imprensa. Portanto, a decisão de procurar a imprensa para divulgar um determinado fato deve observar alguns critérios:

1)          Ser interessante: a notícia é uma mercadoria, é necessário torná-la interessante para ser consumida. A imprensa quer fundamentalmente vender um produto.

2)          A informação tem que ser nova, atual.

3)          Abrangência: temas que interessam o maior contingente de pessoas.

4)          A informação tem que ser dinâmica e eficaz.

5)          Denúncias

6)          Sistematizar o que será divulgado: Atos isolados de violação dos direitos humanos são muitos e não despertam o interesse dos pauteiros se desacompanhados de dados que sustentem uma matéria. Devemos driblar o "varejo da violência". Podemos reunir várias histórias do varejo e criar uma grande história, criar um fato político.

7)          Denunciar nas esferas internacionais e para a imprensa internacional: Muitas vezes a imprensa só dá atenção para uma denúncia, para um relatório depois que ele foi entregue à instituições como a ONU e OEA ou divulgado pela imprensa internacional.

8)          Estatísticas, relatórios de pesquisas são sempre bem aceitos.

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Principais Veículos de Mídia

Jornais: As informações são destacadas de forma objetiva e ampla. Os jornais têm tido sua reputação e influência como mídia de registro. São clipados e arquivados e muitas vezes servem como fonte de pesquisa para acadêmicos e ONGs. Os jornais também estabelecem a pauta de notícias para o rádio e a televisão.

Rádio: Comunicação instantânea, constituindo-se no meio de comunicação mais democrático, popular e pluralista da mídia brasileira.

Televisão: Representa um importante meio de difusão e divulgação de informação, com uma audiência muito alta. No entanto, há a necessidade da informação ser complementada com o recurso de imagem que ilustre o tema em pauta. Isso significa que som e imagem, necessariamente devem estar presentes nesse meio sob pela de sua função desqualificar-se.

Internet: A internet como o rádio, é uma comunicação instantânea, mas não tão popular em um país como o Brasil em que o acesso a computadores ainda não atinge a maior parte da população.

Comunicação Popular

As pessoas que mais têm seus direitos humanos violados estão nas periferias, são pessoas de baixa escolaridade e que não são consumidores potenciais de mídia impressa. A abordagem desse público pode ser feita através das rádios comunitárias, jornais de bairro, jornais de ONGs, sindicatos etc.

A idéia de que o que não está na grande imprensa não está no mundo é uma idéia falsa.

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