Estratégias
de Mídia e Comunicação em Direitos Humanos
Inserindo
Direitos Humanos na Mídia
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As ONGs devem ter uma política de comunicação, produzir uma marca e inserir
seu conteúdo nos meios de comunicação.
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Deve haver uma profissionalização na maneira pela qual passamos a informação
aos jornalistas. E isso não se resume somente a um release bem feito.
Mas, principalmente, municiando a mídia com informações objetivas, colocando
o jornalista em contato com as fontes, auxiliando na produção das matérias.
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Quem
é Quem na Imprensa
Editor: É o
jornalista responsável por garantir a linha editorial do jornal na seção/editoria
pela qual responde. O editor planeja e coordena o trabalho da equipe.
É a pessoa que define a edição da matéria ou do programa, é quem define
o que vai ser publicado ou veiculado, e, principalmente o enfoque que
será dado.
Produtor: Este
profissional atual em rádio e televisão e tem também a tarefa de coordenar/auxiliar
o trabalho dos repórteres. É responsável por levantar dados que vão sustentar
a matéria, agendar entrevistas indicando o tom que a pauta deve seguir.
Pauteiro:
É o jornalista que propõe os temas a serem abordados na edição e distribui
as pautas para a equipe de reportagem. O pauteiro, em geral, segue um
roteiro básico:
1)
Escreve algumas linhas com um breve histórico do assunto
2)
Levanta questões essenciais que a reportagem deve responder
3)
Sugere que se aborde os aspectos diferentes ainda não explorados sobre
o tema
4)
Indica contato de fontes que devem ser procuradas
O
pauteiro geralmente é a primeira pessoa a ter contato com o que queremos
divulgar.
Repórter:–
É o jornalista que vai a campo, faz as entrevistas, apura dos fatos, escreve
as matérias. É fundamental um contato mais pessoal com o repórter.
Fotógrafo:
Faz a cobertura fotográfica dos assuntos da pauta
Apresentador:
No rádio: é
pessoa que dá verbalmente o enfoque às notícias levadas ao ar. Para manter
a atenção do ouvinte deve dosar com bom senso estes recursos pessoais,
além dos recursos técnicos (vinhetas, música etc)
Na TV: além
dos cuidados com a narrativa das notícias, o apresentador(a) conta com
a imagem. Sua expressão também embute a versão opinião sobre os fatos
apresentados de maneira sutil.
O que é um Press
Release?
Press Release: expressão
de língua inglesa (press= imprensa, release= soltar) que designa o texto
de sugestão de pauta que as assessorias de imprensa enviam às redações
e produções, por fax ou e-mail. Deve ser conciso e direto.
Estrutura:
Título do Release:
deve ser informativo, conciso e preciso. Deve expressar o que de mais
importante vai ser informado no texto.
Olho: Recurso
utilizado logo abaixo do título com a finalidade de chamar a atenção para
uma informação relevante. Deve ter no máximo duas linhas.
Lead: palavra
de origem inglesa (to lead = liderar, abrir frente), que caracteriza o
início do texto jornalístico, em geral, o primeiro parágrafo. O lead noticioso
deve responder a questões básicas: quem, o quê, quando, onde e por quê,
sem exceder cinco linhas.
Corpo: é o
desenvolvimento do lead, uma informação mais completa.
Fonte: nome,
data, endereço, horário, telefone, e-mail. Enfim elementos para que a
imprensa possa localizar ou obter mais informações a respeito do que está
sendo divulgado.
Distribuição
do Press Release
Mailing List: é
uma relação dos veículos de comunicação que interessam à assessoria de
imprensa e instituições. Os dados contidos no mailing vão orientar o trabalho
junto à imprensa, permitindo que se identifique a quem se deve dirigir
o release.
O mailing deve conter
informações básicas sobre os diferentes órgãos de imprensa: nome, endereço,
telefones, endereços eletrônicos, fax, nomes de editores, pauteiros, editores,
repórteres etc.
O processo de distribuição
Com
base no mailing list, selecionamos os veículos e jornalistas que devem
receber o release. Além do cuidado em enviar os materiais para as pessoas
certas é preciso identificar as datas e horários mais adequados para isso:
1)
A imprensa é dividida em editoriais, devemos sempre saber a qual editoria
nosso assunto interessa.
2)
Sempre observar os prazos. Enviar o release, sempre que possível, com
um ou dois dias de antecedência, mas sempre confirmar na véspera.
3)
Nunca deixar para falar com a imprensa no fim da tarde, o melhor horário
é no fim da manhã e início da tarde.
4)
O envio de um release deve ser sucedido de contato telefônico, para que
se possa chamar a atenção do jornalista para o material e destacar a importância
do fato.
5)
Os melhores dias para envio de releases são terças, quartas e quintas-feiras
6)
Sempre que possível, falar pessoalmente com repórteres e produtores e
fornecer o maior número de informações.
7)
Jamais leia o release por telefone para o jornalista. O contato por telefone
serve para detalhar o assunto que está sendo discutido
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O
que é notícia?
Nem sempre o que é
importante para uma entidade é de interesse da imprensa. Portanto, a decisão
de procurar a imprensa para divulgar um determinado fato deve observar
alguns critérios:
1)
Ser interessante: a notícia é uma mercadoria, é necessário torná-la interessante
para ser consumida. A imprensa quer fundamentalmente vender um produto.
2)
A informação tem que ser nova, atual.
3)
Abrangência: temas que interessam o maior contingente de pessoas.
4)
A informação tem que ser dinâmica e eficaz.
5)
Denúncias
6)
Sistematizar o que será divulgado: Atos isolados de violação dos direitos
humanos são muitos e não despertam o interesse dos pauteiros se desacompanhados
de dados que sustentem uma matéria. Devemos driblar o "varejo da
violência". Podemos reunir várias histórias do varejo e criar uma
grande história, criar um fato político.
7)
Denunciar nas esferas internacionais e para a imprensa internacional:
Muitas vezes a imprensa só dá atenção para uma denúncia, para um relatório
depois que ele foi entregue à instituições como a ONU e OEA ou divulgado
pela imprensa internacional.
8)
Estatísticas, relatórios de pesquisas são sempre bem aceitos.
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Principais
Veículos de Mídia
Jornais: As informações
são destacadas de forma objetiva e ampla. Os jornais têm tido sua reputação
e influência como mídia de registro. São clipados e arquivados e muitas
vezes servem como fonte de pesquisa para acadêmicos e ONGs. Os jornais
também estabelecem a pauta de notícias para o rádio e a televisão.
Rádio: Comunicação
instantânea, constituindo-se no meio de comunicação mais democrático,
popular e pluralista da mídia brasileira.
Televisão: Representa
um importante meio de difusão e divulgação de informação, com uma audiência
muito alta. No entanto, há a necessidade da informação ser complementada
com o recurso de imagem que ilustre o tema em pauta. Isso significa
que som e imagem, necessariamente devem estar presentes nesse meio sob
pela de sua função desqualificar-se.
Internet: A
internet como o rádio, é uma comunicação instantânea, mas não tão popular
em um país como o Brasil em que o acesso a computadores ainda não atinge
a maior parte da população.
Comunicação Popular
As pessoas que mais
têm seus direitos humanos violados estão nas periferias, são pessoas de
baixa escolaridade e que não são consumidores potenciais de mídia impressa.
A abordagem desse público pode ser feita através das rádios comunitárias,
jornais de bairro, jornais de ONGs, sindicatos etc.
A idéia de que o que
não está na grande imprensa não está no mundo é uma idéia falsa.
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