Dicas para a Relação com a Imprensa: O que saber e fazer para ser Notícia

 Gabriel Priolli* .

Notícia tem que ser algo novo;não deixar passar o tempo da divulgação do fato é fundamental para obter espaço na mídia. .Nem sempre a importância da notícia é suficiente para gerar interesse.

Ela tem que ter um apelo que justifique estar na edição. .Quanto mais abrangente for uma notícia,maior a chance de ser levada ao conhecimento público. .Na TV,imagem é fundamental.“Se o assunto é fraco e a imagem é boa,mostre;se o assunto é bom,mas a imagem fraca,conte e não mostre.” .

Em uma entrevista,a fonte não deve esperar que o jornalista aja como ela pensa que ele deve agir,pois há inúmeros fatores que vão influenciar este momento:a simpatia que a fonte desperta,o conhecimento que o jornalista tem do assunto,seu momento no veículo em que trabalha etc. 

Jornalista tem o papel de decifrar a “fonte-esfinge ”.Isto é, vai apertar a fonte,fazer perguntas irritantes,mas é esse o seu papel:ser chato.Bom humor,simpatia,franqueza e calma são indispensáveis para os dois lados..Manual de Mídia e Direitos Humanos 58 .Jornalista é um guardião do interesse público.Prudência, desconfiança e ceticismo são instrumentos normais de seu trabalho. . 

A fonte nunca deve voltar atrás e “desdeclarar ”ou mudar o sentido de algo que já afirmou.“Falou, tá falado.”Mas o jornalista lhe será grato se for procurado para complemento de informações ou correção de dados. .Intimidade entre fonte e jornalista atrapalha.Amigos, amigos.Notícias à parte.Nunca apoiar a amizade na possibilidade de cavar notícias. .A fonte de imprensa tem poder.Se quiser ter vida longa na mídia como uma referência,tem que demonstrar conhecimento,ponderação e poder. .Frieza e neutralidade ao se tratar o jornalista são aconselháveis. . Se a fonte aceita dar entrevista,não pode aparecer com respostas do tipo “sem comentários ”a cada pergunta do repórter. . 

A fonte não deve perder a esportiva,principalmente em assuntos delicados.Este é o prato cheio que todo jornalista espera para colocar na edição. .É favorável à fonte,mesmo que tenha cometido uma enorme besteira,ter humildade para admitir o erro ou nível de participação em algo grave.O jornalista vai ser mais indulgente com ela do que seria com um cínico mentiroso. .Toda entrevista deve ser marcada com cuidado,sabendo-se qual a sua finalidade e a pauta de assuntos.É uma obrigação do repórter esclarecer os temas que quer tratar com a fonte (não as perguntas,isso é problema exclusivo dele). Se o repórter começa a entrar em assuntos diferentes dos estabelecidos,a fonte tem o direito de se negar a responder...O repórter tem o direito de fazer perguntas óbvias.Faz parte do trabalho deles.

Assim,paciência com perguntas tolas. .A grande mídia trabalha em esquema industrial.Respeitar os períodos de produção das matérias é fundamental. Lembrando que:pauteiros,um dia antes;repórteres até o meio da tarde;editores,idem. 

 *Gabriel Priolli é diretor-geral da TVPUC e diretor do programa Vitrine da TV Cultura.

 

 

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado

www.dhnet.org.br