Apresentação


 Esta publicação reúne todos os momentos do Projeto Direi- tos Humanos e Mídia,realizado no ano de 2001 a partir de uma parceria entre o Consórcio Universitário pelos Direitos Humanos e a Fundação Friedrich Ebert-ILDES,com apoio da Secretaria Nacional de Direitos Humanos e da UNESCO. Além da sistematização de quatro debates sobre o tema,o texto traz ainda contribuições do Grupo de Trabalho de Mídia do I Colóquio Anual de Direitos Humanos de São Paulo e arti- gos que aprofundam alguns dos pontos que mais despertaram interesse ou polêmica no decorrer do projeto.

O conteúdo apresentado aqui é dirigido a profissionais da mídia,ativistas pelos direitos humanos,autoridades e interessados no tema em geral,e deverá servir de subsídio para as ações da Secreta- ria Nacional de Direitos Humanos,mas não necessariamente expressa suas opiniões ou as da UNESCO. A primeira etapa do projeto,com os debates,foi realizada em 24 e 27 de abril,e 4 e 7 de maio,na Fundação Friedrich Ebert, em São Paulo,reunindo trinta e dois convidados,entre jorna- listas,ativistas do movimento pelos direitos humanos,autori- dades e operadores do direito.

As conversas objetivaram abrir novas possibilidades para o tratamento do tema dos direitos humanos na mídia em geral,estimulando o debate da questão no dia-a-dia das empresas jornalísticas,e também no movi- mento pelos direitos humanos e nas instituições públicas.Esti- veram representados os jornais Folha de S.Paulo,O Estado de S.Paulo e Diário Popular,a revista Istoé,as televisões Globo e Cultura,a rádio CBN,o Instituto Latino Americano das Nações Unidas (ILANUD),o Instituto Pólis,o Instituto Sou.da Paz,o Centro de Justiça Global,o Tver,o Centro de Direitos Humanos da USP,o Movimento pelo Ministério Público Democrático,o Ministério Público Federal,o Tribunal de Alçada Criminal,a Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo e a Secretaria do Estado da Administração Penitenci- ária.

Não confirmaram presença as televisões Record e SBT,a Revista Veja e a Rádio Jovem Pan. A segunda etapa do projeto,no I Colóquio Anual de Direitos Humanos de São Paulo,aconteceu entre 13 e 25 de maio,na PUC-SP,com a participação de 24 ativistas,em sua maioria jovens,vindos de diferentes estados do Brasil,além da Guiné- Bissau,Moçambique,Colômbia e Timor Leste e que dedica- ram parte de seu tempo durante o evento para as discussões do grupo de trabalho de mídia.Dos debates,ficou nítida a necessi- dade que ativistas,de um lado,e jornalistas,do outro,têm de familiarizar-se com alguns termos freqüentemente usados no dia-a-dia das coberturas de temas ligados aos direitos humanos. Esta publicação propõe-se a contribuir com isso de maneira prática,oferecendo um glossário básico em suas últimas páginas. Além disso,a terceira parte da publicação traz quatro artigos escritos por especialistas no tema aqui debatido.Nossos agrade- cimentos vão para os autores José Arbex Jr.,Emir Sader,Luis Felipe Miguel e Oscar Vilhena Vieira,que colaboraram com o projeto cedendo os textos.Agradecemos a jornalista Mônica Teixeira,que participou do colóquio e contribuiu com o projeto participando de um dos debates da fase inicial e acompa- nhando a sistematização dos textos. 

Fernanda Papa 
Liane Faccio 

Coordenadoras

 

 

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado

www.dhnet.org.br