Coleção Memória das Lutas Populares no RN
Aldemir Lemos

Textos sobre Aldemir Lemos

Aldemir Lemos
Geraldo Guedes

Sei que hoje pensamos politicamente diferente. Estamos aí deveras distantes, mas não como humanos que somos, acredito. Guardo lembranças da solidariedade vivida naquele tempo de grande esforço para se construir um partido. Os dois Lemos e eu compartilhamos momentos inesquecíveis.

Quando materialmente não se tinha quase nada para nos movimentarmos, cada um dava do seu o que podia, um emprestava o carro, outro um pouco de dinheiro.

Eu tinha uma Honda CG 125, corria prá lá e prá cá com ela, como secretário geral estadual, resolvendo burocracias junto aos cartórios, buscando filiações. Uma noite, deixe-a na sede provisória - não era ainda na Praça João Maria, era uma casa simples, em Lagoa Nova(?).

No outro dia falei: Aldemir, roubaram minha moto, e foi aquele cabra de Ceará Mirim, presente na reunião de ontem, quem a levou, soube que está fazendo farra com ela por lá, com uma mulher na garupa. "Vamos lá!" disse Aldemir - e seguimos num fusca não me lembro de quem.

Chegamos e disseram "ele foi por essa estrada ai, já jogou a moto na água, já fez a maior zoeira por aqui". E lá fomos atrás dele pela estrada de terra. Tempo depois lá vem o sujeito, ainda meio pingaiado, sozinho, todo alegre na moto.

Aldemir dirigia, e já cruzou o fusca na frente, não me lembro se estávamos armados, acho que não, mas já dissemos "vai na frente devagar, nós vamos te seguindo, foge não se não vai se dar mal, vamos prá delegacia" "Escoltamos" o sujeito até lá e o entregamos ao delegado, tendo eu minha moto de volta. Já ele preso, dispensei fazer o BO. Quando saímos ele gritou lá das grades: "Deputado - éramos candidatos - me tire daqui, vou votar no senhor!".

Saímos aos risos, contentes pelo êxito de nossa jornada. Resumindo: fiquei com uma baita admiração pela coragem e solidariedade daquele companheiro.

E do outro Lemos, o Rubens, poderia falar de muitas das suas atitudes de gentileza comigo, um diferencial no PT de então. Porém o post é Aldemir.