Coleção Memória das Lutas Populares no RN
Aldemir Lemos

Textos sobre Aldemir Lemos

Um guerreiro de várias gerações
Rodrigo Bico

Um militante político tem como sua principal característica o desejo incansável de nunca parar de lutar. O tempo passa e a chama da luta por uma sociedade mais justa mantém-se acesa e intensa. Um militante político é forjado na caldeira das batalhas sociais. E como disse o dramaturgo alemão, Bertolt Brecht, existem aqueles militantes imprescindíveis, são aqueles que lutam a vida toda.

Como um guerreiro medieval oriundo de algum romance de literatura fantástica, Aldemir Lemos, atravessou gerações e disputas políticas das mais diversas, mas sempre permeado pelo sonho de uma sociedade democrática e aberta para o livre pensamento com pitadas generosas de socialismo e de um sentimento humanitário que só cabem em homens e mulheres que amam, que lutam e que amam a luta.

O “Véio” como é popularmente conhecido talvez tenha esse nome por seu aspecto de homem sóbrio e inteligente e também por ter atravessados períodos inteiros de disputas políticas sem nunca ter se ausentado delas.

Primeiro veio a luta pelo fim da Ditadura Militar, depois a luta pela redemocratização do Brasil, nesse meio tempo contribuía para fundação do Partido dos Trabalhadores, e como se já não bastasse lutou com todas as forças para eleger o primeiro operário Presidente da República do Brasil e ainda a primeira mulher também Presidenta.

Agora continua na luta para que não tenhamos um avanço das forças conservadoras no país, que pregam uma derrubada da Presidenta Dilma, eleita democraticamente e legalmente pelo povo brasileiro para presidir nosso país por mais quatro anos. Essas mesmas forças conservadoras são as que pregam o fortalecimento de políticas liberais como a terceirização e a redução da idade penal. Essas pautas nos provam que não adianta relaxarmos em nossas casas e causas e acharmos que o simples fato de termos um Partido de esquerda no poder nos conduzirá de forma tranquila para uma sociedade mais justa, igualitária e socialista.

O modo intenso de Aldemir Lemos de nunca se afastar da luta deve inspirar as novas gerações para que possamos continuar sonhando com dias melhores, sonhar com um mundo de mais poesia e mais humanidade.

Aldemir Lemos, sempre! Que continues a nos inspirar e que, principalmente, continues a lutar!

Rodrigo Bico é Militante do Partido dos Trabalhadores e Diretor da Fundação José Augusto