Coleção Memória das Lutas Populares no RN
Aldemir Lemos

Textos sobre Aldemir Lemos

Minha convivência com o companheiro e grande guerreiro, Aldemir Lemos
Aluizio Matias dos Santos

Parte da trajetória do mestre militante Aldemir Lemos, se confunde com a História do PT. Conheci esse bravo companheiro nos primórdios da fundação do Partido, onde, já sob o comando dele, exerci diversas tarefas, naquela difícil e penosa construção partidária. Sem telefone, sem carro, sem internet, a vida militante se desdobrava em mil, e o “velho” Aldemir estava sempre por perto, nos guiando com sua experiência e dedicação. Foi assim nas nossas viagens pelo interior, junto com o saudoso companheiro Rubens Lemos, naquela famosa Kombi velha, onde íamos fundar as Comissões Provisórias.

Para contextualizar, na época, fui eleito o primeiro Coordenador do Núcleo Secundarista do PT, quando naquele tempo se organizávamos em Núcleos, que hoje funcionam como Setoriais. Nós, estudantes, sempre ficávamos impressionados com a garra e a liderança de Aldemir, e é tanto que quando ele nos destinava uma tarefa, a moçada corria logo prá executar, respeitando aquele dirigente que tinha bastante influência no Partido.

Mas quero aqui registrar, nessa passagem de homenagens ao nosso “Velho” Aldemir, o momento que convivi com ela na Direção Executiva Estadual do PT. Sempre no PT, fomos de Tendência diferente, mas mesmo assim, nesse período que estive na Executiva com ele, tive uma convivência de parceria e grande companheirismo. Enquanto eu admirava a experiência e o grande espírito executivo de Aldemir, ele gostava do meu jeito de estar sempre presente nas atividades, nas representações, nas viagens pra Grande Natal, e que estava sempre disponível para as tarefas partidárias. O meu trabalho foi tão bem reconhecido, que quando terminou o meu Mandato, Aldemir chegou a cogitar a falar com os dirigentes da minha Tendência, para que eu continuasse na Executiva.

Esse é o Aldemir que conheci e que conheço. Forte, duro, dedicado, e ao mesmo tempo, fiel, generoso e disposto a dar toda as suas energias por uma grande luta. Parabéns, “Velho” Aldemir, grande parte de sua militância e dos seus ensinamentos, serviram e servirão para contar uma História de sonhos, de lutas e de grandes desafios para o tempo que virá!!!

Aluízio Matias dos Santos é Secretário Estadual de Cultura do PT/RN.