Coleção Memória das Lutas Populares no RN
Coleção Memória Histórica

Aldemir Lemos

Mais um Passo Histórico - O que é a Coleção

A edição e a publicação de DVDs com o perfil das lideranças nascidas em solo potiguar na luta contra a ditadura civil-militar de 1964 é mais um passo histórico do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular e a DHnet, que se tornou a principal referência midiática para a luta em favor dos direitos humanos no Brasil.

São centenas os militantes e entidades dessa área que se alimentam, por assim dizer, nas fontes disponibilizadas pelo CDHMP.

Do seu acervo, construído com muito sacrifício e dedicação, constam documentos como o “Brasil nunca mais”, a ação coletiva no campo jurídico, idealizada pelo cardeal Arns e pelo pastor Jaime Wright, que se transformou no mais importante instrumento de denúncia contra os crimes do regime ditatorial.

Agora, um resumo dessas lutas pela liberdade é apresentado em DVD e certamente vai contribuir para um maior conhecimento tanto do contexto, quanto dos seus personagens no campo da resistência. Cada um desses líderes coloca-se em público, ou seja, mostra-se, ao mesmo tempo como dirigentes políticos e como pessoas humanas. Querem indicar que a luta contra a ditadura representa o principal momento de seu histórico existencial e que a sua inserção ocorreu dentro de características coletivas.